Qual a importância de um segundo idioma na carreira?

O mundo globalizado exige cada vez mais que possamos interagir com pessoas e culturas das mais diversas partes do globo. Neste sentido, aprender um novo idioma é essencial e pode fazer toda a diferença para a colocação do profissional no mercado de trabalho.
A presença de multinacionais no Brasil e as parcerias empresariais com instituições estrangeiras fazem com que o segundo idioma como o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e mandarim sejam cada vez mais valorizados, podendo ser fator determinante em um processo de seleção para uma vaga disputada. Confira outros motivos pelos quais é importante aprender um segundo idioma:
Experiências internacionais
Conhecer um segundo idioma permite ao profissional abrir novas oportunidades e grandes experiências, agregando valor não somente ao seu currículo, mas à sua vida no geral. Dentre estas experiências, pode-se citar a realização de um intercâmbio ou de uma formação profissional no exterior, bem como viagens de negócios. Estas são excelentes formas de ampliar sua rede de contatos profissionais e abrir novas oportunidades de carreira através destes.
Melhores salários
As parcerias entre empresas nacionais e internacionais – bem como a presença de muitas destas últimas no Brasil – faz com que tenha crescido nos últimos anos a necessidade de profissionais capazes de entender e interagir com clientes, parceiros e equipes de outras partes do mundo. A valorização destes profissionais vai desde a etapa de seleção, quando um segundo idioma pode significar um enorme diferencial para o candidato, e continua após a contratação: pesquisas indicam que profissionais que falam um segundo idioma apresentam salários maiores.
Novas culturas
O aprendizado de uma nova língua envolve não somente o idioma em si, mas a possibilidade de se entender diferenças culturais e lidar de forma mais sensível e preparada com estas questões. Permite, ainda, tomar maior consciência do mundo ao seu redor, garantindo maior acesso a informações e a possibilidade de ler e discutir sobre artigos, publicações e notícias em outras línguas.
Como aprender um novo idioma?
A forma como se decide aprender um segundo idioma varia muito, de acordo com o indivíduo. A tecnologia oferece sites e aplicativos, através dos quais é possível se aprender uma nova língua de forma independente. Para muitos, porém, as escolas de idiomas são a melhor opção para o aprendizado, contribuindo para incentivar o aluno através da utilização de uma metodologia de ensino bem fundamentada, além de material e mídia de qualidade.
Costuma-se sugerir que as pessoas aprendam um idioma de cada vez, de forma a evitar comparações e maximizar a capacidade de retenção. Mas esta característica também varia de indivíduo para indivíduo. De qualquer forma, aprender um novo idioma requer dedicação por parte do aluno e contribui para a capacidade de reconhecer, adquirir e acumular informações, beneficiando a memória. Investir em idiomas menos convencionais, como mandarim e russo, por exemplo, pode ser uma ótima opção, dependendo da sua área de atuação: o domínio destes contribui para que o profissional seja mais requisitado.

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.