Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Conheça os países que falam espanhol Conheça os países que falam espanhol

Conheça os países que falam espanhol

Está pensando em viajar ou precisa se mudar para algum país que fala Espanhol? Preparamos esse artigo para você!

Apesar da proximidade geográfica, falar Espanhol pode ser um desafio. Felizmente, uma gama de opções se apresenta para quem deseja estudar o idioma e visitar ou se mudar para os países que falam Espanhol. Nesse artigo, você vai conhecer alguns desses países, além de dicas de estudo sobre o idioma.

Vem com a gente? Boa leitura!

Quais são os países que falam Espanhol?

A língua espanhola é um dos idiomas que vêm do Latim, e surgiu no reino de Castilla na Idade Média.

Nos dias de hoje, os países reconhecidos por falar Espanhol são aqueles que foram colonizados pela Espanha, como os países da América Latina, com exceção do Brasil, e mais nações que passaram pelo processo de colonização de culturas acontecido nos séculos passados. Confira alguns países onde a maioria da população fala Espanhol:

  • Argentina
  • Colômbia
  • Chile
  • Peru
  • Venezuela
  • Bolívia
  • Espanha
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Cuba
  • México

Sendo uma língua rica e em constante movimento, o Espanhol é de suma importância para quem está em formação ou deseja alcançar novas oportunidades.

É difícil aprender Espanhol?

Aprender um novo idioma pode ser desafiador, considerando que as regras de linguagem, flexão verbal e regionalismos tendem a ser muito diferentes do idioma nativo, o que coloca alguns obstáculos na aprendizagem.

Quem mora no Brasil possui vantagens no aprendizado do Espanhol. Como duas línguas latinas, o Português e o Espanhol possuem diversas semelhanças entre palavras e entonação. Além disso, os brasileiros tendem a entender com maior facilidade o que está escrito ou é falado em Espanhol.

Mas, afinal, como aprender o idioma?

Como aprender Espanhol?

Antigamente, já se pensou que para aprender um idioma era necessário investir em meios formais e burocráticos, mas hoje, no mundo globalizado, já se sabe que o aprendizado de uma nova língua pode ser mais acessível para todos.

O aprendizado de um novo idioma pode acontecer a partir da matrícula em cursos tradicionais, que oferecem o curso de Espanhol. Para isso, é indicado realizar testes de nivelamento que vão auxiliar no momento da matrícula.

Veja também: melhores opções de tradutor espanhol

Outra forma divertida de entrar em contato com o universo cultural da língua Espanhola é pelo consumo de músicas, filmes, jogos e telenovelas. Assim, os contextos se apresentam de modo mais natural e intuitivo. O ideal é começar consumindo conteúdos com o auxílio de legendas, e, aos poucos, tentar ouvir no idioma original.

Por fim, o uso de aplicativos de estudo é cada vez mais indicado, pelo uso de estratégias de ensino como a Gamificação, que auxiliam na aprendizagem, fixação e memorização dos termos por meio de jogos, cards, treino de pronúncia, dentre outras funcionalidades.

Qual a diferença entre o Espanhol e o Castelhano?

Afinal, qual é a grande diferença entre o Espanhol e o Castelhano?

Se você nunca viu grandes disparidades entre os idiomas, você está certo. Na prática, as distinções entre os idiomas são mínimas ou inexistentes, pois todo o vocabulário, grafia, regras e convenções são idênticas em ambos os idiomas.

O uso do Castelhano no lugar do Espanhol é uma mera escolha política, remontando ao reino de Castella, influente durante a Idade Média.

Como o termo “Espanhol” carrega memórias do colonialismo, muitas populações tendem a evitar o uso desse termo, preferindo se referir ao idioma como Castelhano em extensões da América do Sul, como na Argentina e na Colômbia.

Melhores países para fazer intercâmbio que falam Espanhol

Com as proximidades culturais, fazer intercâmbio num país que fala Espanhol é uma ótima oportunidade de enriquecer o currículo e conhecer novos lugares.

Vamos conhecer as melhores opções de intercâmbio para países que falam Espanhol?

Espanha

A Espanha é uma opção de intercâmbio indicada para quem deseja embarcar no ambiente Europeu, com proximidade entre todos os outros países da Europa, e há oferta de cursos nas mais variadas áreas do Conhecimento.

O Espanhol que é falado na Espanha pode ter algumas variações ao que é falado na América Latina, e segue uma forma mais tradicional do idioma.

México

O México é uma opção mais próxima do Brasil, sendo um país com patrimônio cultural impressionante, belas paisagens e grande produção de conhecimento em áreas como a Indústria e a Educação.

Além disso, a infraestrutura mexicana é preparada para receber estudantes, com incentivos governamentais para o desenvolvimento de pesquisas. Nesse país, assim como na Espanha, o idioma Espanhol é trabalhado numa forma mais próxima do tradicional, com conservação das regras mais antigas.

Colômbia

A Colômbia apresenta uma trajetória única de ensino de qualidade, com cursos atrativos para estrangeiros nas principais universidades do país. Ela se torna um destino muito procurado por quem não fala Espanhol há muito tempo, pois o sotaque parece soar de maneira mais fácil.

Uma vantagem para os brasileiros que querem estudar na Colômbia é que há a oferta de cursos intensivos de idioma, além de uma fala menos acelerada que em outros países da América Latina que facilitam o entendimento do Espanhol.

Cuba

A educação Cubana é conhecida pelos grandes investimentos em áreas da saúde e a Medicina, com enfoque na atenção primária, prevenção e desenvolvimento de medicamentos para doenças negligenciadas.

Além disso, Cuba conta com belas paisagens que remontam aos anos 1950, em construções, carros e praias.

Argentina

A Argentina é um dos países integrantes do Mercosul que apresenta uma série de facilidades para brasileiros, desde o ingresso até o câmbio de moedas. Além disso, o peso argentino é menos valorizado em comparação com o Real, o que torna a cotação favorável para quem é do nosso país.

O Espanhol Argentino é mais fácil de entender em algumas regiões, e a Educação apresenta uma grande trajetória de excelência, tendo cursos altamente atrativos como Medicina, aberta para o estudo gratuito para estudantes de diversas nacionalidades.

E aí, deu pra aprender um pouco mais sobre os países que falam Espanhol? Não deixe de começar a estudar esse idioma. Comece com exemplos fáceis, e exercícios de prática para melhorar a compreensão.

Obrigado pela leitura, até a próxima!

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter