Redação ENEM 2020 – possíveis temas para você se preparar Redação ENEM 2020 – possíveis temas para você se preparar

Redação ENEM 2020 – possíveis temas para você se preparar

Os estudantes que se preparam para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficam ansiosos para saber qual será o tema da redação, já que ela conta boa parte dos pontos na nota final. Como não dá para adivinhar, vamos tentar te ajudar com isso. Siga a leitura!

Como é a redação do Enem

Ela é composta por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira. Diferente de alguns vestibulares, a proposta da redação do Enem vem acompanhada por textos de apoio – pesquisas científicas, notícias, quadrinhos e outras ilustrações – e cobra uma única estrutura de texto, em formato de dissertação-argumentativa.

Importância da redação para sua nota do Enem

A nota da redação do Enem é importante para a participação em diversos processos seletivos, portanto, quem zerar a redação, não consegue participar do Sisu, ProUni e do Fies. A redação é, ainda, o primeiro critério de desempate na disputa por bolsas de estudo em faculdades particulares e vagas em instituições públicas.

Estrutura da redação do Enem

Vamos direto ao ponto: a estrutura é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução é aquele parágrafo inicial e deve conter cerca de cinco linhas com o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que será discutido ao longo do texto dissertativo. Na estrutura da redação, os próximos dois ou três parágrafos devem ser dedicados ao desenvolvimento, que são aqueles em que você apresenta os argumentos que defendem sua tese com o objetivo de convencer o leitor a respeito do seu posicionamento.

Por fim, a conclusão é o parágrafo que finaliza a estrutura da redação e deve conter, aproximadamente, cinco linhas. Evite abordar novos argumentos, mas sim relacionar com sua tese aqueles que já foram expostos e propor soluções para os problemas abordados ao logo do texto de forma a concluir o pensamento.

Critérios para a correção

A redação é a única do Enem que vai de zero a mil. O texto é avaliado por cinco competências, e em cada uma delas, o estudante pode receber uma nota que varia de 0 a 200. Então, a soma dos cinco itens pode fazer com que o texto receba a nota máxima de mil pontos. Vale informar que são dois corretores para cada redação, por isso, a nota final é o resultado da média das notas atribuídas por ambos.

Possíveis temas para a redação do Enem 2020

O tema nunca será totalmente desconhecido, pois a redação do Enem sempre aborda assuntos da atualidade e que afetam a sociedade em geral. O Enem também não costuma abordar temas muito polêmicos ou recentes, já que geralmente a discussão ainda está em curso. Mas, mesmo assim, fique de olho nos noticiários!

É importante estudar o maior número possível de assuntos para ganhar repertório de conhecimento e praticar a escrita com temas diferentes. Assim, há menos chances de ser pego de surpresa no dia da prova. Para te ajudar nessa missão, listamos alguns possíveis temas de redação para o Enem 2020.

Saúde

Saúde mental

Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens

Os jovens entre 14 e 24 anos representam 90% dos usuários de redes sociais no mundo. Como é comum postar a sua melhor versão na internet, o risco de se comparar com outras pessoas e se cobrar demais podem gerar frustrações, ansiedade e depressão. Por isso, abordar os impactos psicológicos neste contexto tão comum ao estudante brasileiro é uma boa proposta de redação para o Enem 2020. 

Preservação da saúde mental no mundo globalizado

Com o crescimento de casos de suicídio, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater doenças como bipolaridade, depressão, crises de ansiedade, entre outros transtornos que afligem a mente humana e assim preservar a saúde mental como um todo.

Cuidados com a saúde mental no Brasil

Doenças como a depressão e transtornos de ansiedade ou humor são potencializadas pelo estilo de vida contemporâneo no Brasil. É preciso abordar a necessidade de se cuidar, deixar o preconceito de lado e buscar ajuda profissional quando for necessário. Ao mesmo tempo, é necessário que o acesso à saúde pública seja facilitado para que não haja exclusão no tratamento das classes que não tenham acesso.

Automedicação e cibercondria na sociedade brasileira

Essa é uma prática perigosa e que pode se intensificar com o fácil acesso às informações sobre medicamentos pela internet, assim como a compra facilitada de remédios que não exigem receita. Como promover uma conscientização e facilitar o acesso da população aos médicos se cerca de 70% da população do Brasil não tem plano de saúde, por exemplo? Este é um problema que pode ser abordado na redação do Enem 2020.

Efeitos da depressão entre os brasileiros

Estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros, por motivos adversos, passam diariamente por esse mal.

A sociedade brasileira contribui para o aumento da depressão entre os jovens, devido a significativa pressão social que exerce sobre eles. Este pode ser um tema a ser discutido na redação.

Inserção do deficiente intelectual no mercado de trabalho brasileiro

No Brasil, existe a Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) que estabelece a obrigatoriedade de que as empresas com 100 ou mais empregados preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com algum tipo de deficiência. Porém, independente da obrigatoriedade, este processo de inclusão tem uma série de impactos tanto do ponto de vista social quanto econômico.

Alimentação

Saúde nutricional no Brasil em debate

Este é um assunto bastante debatido na sociedade atual. Podemos observar um interesse maior da população por uma alimentação saudável, porém, os preços de alimentos naturais – principalmente os orgânicos – ainda são muito altos e se contrapõem ao barateamento e facilidade de compra e consumo das refeições prontas. Neste caso, o debate deve girar em torno da qualidade nutricional da alimentação atual no Brasil e as soluções que podem ser encontradas para que o consumo de comidas saudáveis seja facilitado para as diferentes camadas sociais.

Brasil acima do peso: o que fazer?

Pesquisas apontam que a obesidade não para de crescer no Brasil. O tema permite abordar as causas da obesidade e do sobrepeso e propor soluções para que as pessoas possam reduzir seu peso e melhorar a qualidade de vida.

A alimentação na rede pública de ensino

O Brasil possui o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que define parâmetros para uma alimentação saudável em escolas públicas. É importante ter em mente que muitos alunos da rede pública têm como única refeição o que comem na escola, o que também tem estado em discussão em decorrência da suspensão das aulas, já que mesmo sem aulas devido ao isolamento social, estes estudantes não podem ficar sem a refeição escolar.

Saúde pública

Movimento antivacina e ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil

Existem vários fatores que podem contribuir para o reaparecimento de doenças. Em regiões onde não há saneamento básico, por exemplo, o problema está nos hospedeiros onde vírus e bactérias procriam. Por isso, movimentos antivacinas podem gerar polêmicas e ser um assunto abordado no Enem.

Doenças virais e casos de saúde pública

Não são raros os casos de epidemias de doenças virais pelo mundo. Há épocas em que no Brasil são detectados surtos de raiva, dengue, febre amarela, catapora e covid-19. Tópicos que envolvem casos de saúde pública são realmente possíveis temas do Enem 2020.

Debate sobre a saúde pública no Brasil

Ainda que apresente falhas de investimento, é por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) que várias pessoas têm acesso a vacinas, remédios, cirurgias e tratamentos gratuitos, o que não acontece em outros países. Porém, muitos veem esse sistema como deficitário e precário. Esse é um tema pertinente e pode cair sim na redação do Enem, já que está diretamente atrelado à pandemia do coronavírus que afeta a sociedade brasileira e mundial.

Valorização do SUS

Em 2020, o SUS ficou em evidência pela sua importância nos atendimentos e ações durante a pandemia de covid-19. Tradicionalmente lembrado pela demora no atendimento e falta de equipamentos médicos e recursos humanos, a mídia tem destacado o quanto o SUS é importante para a saúde pública.

Epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva

As transformações que a crise proporciona à sociedade é um tema muito produtivo, principalmente em tempos de pandemia. Afinal, toda a situação de desespero trazida por uma pandemia pode causar uma espécie de histeria coletiva. É provável que as crises de ansiedade tenham aumentado, em decorrência do confinamento e isolamento social. Portanto, pesquise sobre estes assuntos e busque se inteirar sobre o eixo de crises.

Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Quem está por dentro das questões debatidas atualmente, inclusive nas redes sociais, já está sabendo sobre a vacinação. Com a queda dos números relacionados à vacinação no país, principalmente em crianças com menos de cinco anos, o Ministério da Saúde passou a destinar mais recursos para a área e a disseminar informações sobre o assunto. Por isso, esteja atento às discussões relacionadas à vacinação e procure se aprofundar também no assunto para esse possível tema.

Ecossistema e Desenvolvimento Sustentável

Meio Ambiente

Os efeitos dos desastres ambientais no Brasil

Na redação do Enem 2019, o Ministério da Educação (MEC) trouxe um tema com menor visão política, evitando discussões consideradas ideológicas. A temática é atual devido a acontecimentos recentes como Brumadinho e Mariana, além das queimadas na Amazônia. O estudante pode abordar o assunto do ponto de vista social e propor soluções com base nos casos que ocorreram no Brasil. 

A importância da preservação do meio ambiente

Problemas ambientais sempre é um assunto atual e pertinente para cair no Enem. A nossa sociedade consumista gera toneladas de lixo que causam danos ao meio ambiente, principalmente quando descartados de forma incorreta. Além do fato que a falta de preservação do meio ambiente gera várias consequências, como as chuvas ácidas, aquecimento global, efeito estufa e a extinção de várias espécies da flora e da fauna.

Então, pensando sobre o meio ambiente, há diversas formas desse assunto ser cobrado. Fique ligado sobre esse tema e procure mais informações que possam te ajudar a argumentar sobre.

Soluções para evitar tragédias ambientais

Nos últimos tempos, algumas cidades do Brasil foram expostas a tragédias ambientais. Isso foi consequência de má administração, de ações devastadoras de homens e até mesmo de infraestrutura, de modo que a discussão tem cada vez mais se levantado para proporcionar pensamentos e soluções para evitar tais tragédias ambientais.

A qualidade da água no Brasil

Aqui, pense em desigualdade social e saneamento básico para se nortear sobre este tema. Muitas pessoas no Brasil ainda não possuem acesso à água de qualidade potável. Então, vale a reflexão: como essas pessoas têm lavado as mãos (uma das principais medidas de prevenção do coronavírus)? Pensar sobre essas questões é fundamental.

O perigo da crise hídrica no Brasil

É importante entender causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.

Sustentabilidade

Mobilidade urbana sustentável

Dentro deste tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que podem contribuir ainda mais para problemas como o congestionamento. Também é preciso pensar em alternativas para minimizar os impactos causados pelos veículos ao meio ambiente, como a emissão de gases, por exemplo.

Sociedade e Informação

Segurança e Violência

A disseminação da violência urbana no Brasil

Diante de um contexto de crise econômica global e da perspectiva de aumento de desemprego no Brasil, é importante refletir sobre caminhos para controlar a disseminação da violência nas cidades brasileiras.

Caminhos para combater a violência nas escolas

Nos dias de hoje, são diversos os tipos de violência nas escolas e o aprendizado não é a única preocupação dos pais e professores. E essa violência não consiste apenas nos episódios de brigas entre os alunos, os empurrões na cantina e as agressões físicas. Existem também casos de violência simbólica que ocorrem o tempo todo, como o bullying, que deve ser combatido como qualquer outra briga.

Desafios para combater a violência doméstica

Neste tema, seria interessante pensar de modo ainda mais amplo, porque não necessariamente seja a violência contra a mulher. Há também a violência contra crianças e idosos, que em tempos de confinamento podem ter tido um aumento. Outra questão a ser entendida e aprofundada é que existem diversos tipos de violência, a física, a psicológica, a emocional.

Pode ser o que o Enem desse ano vá por um outro caminho, como a violência causada pela grande quantidade de informações sobre a pandemia. Há que se pensar: até que ponto isso é saudável? 

Persistência de práticas de escravidão moderna

A expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Esse ainda é um tema muito discutido e que pode ser abordado na redação.

Intolerância e discurso de ódio contra minorias

Se você é conectado e atendo às redes sociais, provavelmente já leu alguns comentários maldosos ou viu publicações com discursos de ódio. Mas, também, são nas mídias sociais que cada vez mais esses assuntos são debatidos por estudantes, pesquisadores, ativistas, professores, entre outros. Inclusive, o tema da redação do Enem 2016 foi sobre a intolerância religiosa.

Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções

A questão de como fazer para prevenir prisões durante a pandemia estamparam várias manchetes de notícias e pode ser um dos temas desse eixo. Há outros que podem aparecer, como violência carcerária e a falta de um olhar mais humanizado para estas pessoas.

Avanço do encarceramento feminino no Brasil

Segundo pesquisas, o número de mulheres mantidas em prisões aumenta a cada ano, ultrapassando a média da população masculina. Em geral, o público feminino em cárcere é de jovens, têm filhos, são as responsáveis pela provisão do sustento familiar, possuem baixa escolaridade, são de classes sociais desfavorecidas economicamente e exerciam atividades de trabalho informal em período anterior ao aprisionamento.

Segurança na internet

A internet está cada dia mais presente na vida das pessoas e imaginar viver sem ela é impossível. Porém, ao mesmo tempo que ela possibilita experiências positivas, há muitas coisas negativas que podem ocorrer no ambiente virtual. Na web, é possível passar por situações de fraude, espionagem e roubo de senhas e informações pessoais que colocam em xeque questões sobre a segurança na e a segurança da informação.

Alternativas para a ressocialização do menor infrator

Este é o caso de adolescentes que estão cumprindo medidas de regime fechado ou semiliberdade. Segundo o Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase), crimes contra a vida são minoria entre as infrações cometidas por adolescentes internados. Os crimes mais graves são minoria entre os adolescentes presos. Se a redução passar a valer, milhares de jovens não violentos seriam deslocados para presídios de adultos. Esse é um debate que é um possível tema de redação.

Os impactos das fake news na sociedade brasileira

Com o grande uso das redes sociais e aplicativos de mensagens, ficou mais fácil de propagar as famosas fake news. O combate a essas notícias falsas é um dos grandes desafios da atualidade, pois geram “desinformação” e prejudicam, por exemplo, medidas de prevenção contra o coronavírus. O conteúdo falso publicado em favor próprio ou para prejuízo do adversário saiu da esfera pessoal, tomando o cenário político e chegando até a investigações policiais. Aqui, o estudante deve focar na abordagem dos impactos que as fake news podem causar na sociedade brasileira. 

Economia

Desafios para enfrentar a crise econômic

Em função do isolamento social, o Brasil e outros países do mundo estão enfrentando uma grande crise econômica. É importante acompanhar as discussões entre economia x isolamento, entender todos os pontos de vista e ter seu próprio posicionamento quanto a isso.  Pois, para todos os temas, você deve se informar e se inteirar sobre o tema e pensar e buscar por soluções que minimizem as problemáticas. Afinal, o Enem exige que você apresente uma proposta de intervenção detalhada e aplicável.

Economia circular e obsolescência programada: desafios e soluções

A preocupação com a economia cresceu por causa da pandemia do coronavírus e seus efeitos. A obsolescência programada, ou seja, lançar um produto no mercado que se torna inutilizável ou obsoleto por um período relativamente curto de forma proposital – as empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente – é tentadora e visa empregos, mas em contrapartida cobrará um preço alto por isso. Neste tema, o estudante deve elencar os desafios sobre os direitos trabalhistas inclusos nesse cenário e propor soluções para empasses.

A importância e os desafios da oferta de educação financeira nas escolas do Brasil

A pandemia de covid-19 colocou em evidência a falta de planejamento financeiro que a população brasileira tem (o que pode ocorrer pelos mais diversos motivos e realidades). Muitos preferiram “furar” o isolamento social por necessidade de manter alguma renda para sobrevivência familiar. Por isso, abordar a importância da escola na educação financeira e como isso pode ajudar em futuros períodos de dificuldade é uma boa proposta para o tema da redação do Enem 2020.

Sistema previdenciário brasileiro

Não é mais novidade que houve uma reforma no sistema previdenciário brasileiro que afeta desde os mais jovens, que estão entrando no mercado de trabalho, até os mais velhos, com seu plano de aposentadoria. O fato é que a justificativa maior para essa reforma é economizar mais dinheiro para os cofres públicos e porque a população brasileira está envelhecendo com mais qualidade de vida, em contrapartida o índice de natalidade diminui drasticamente.

Esses dados geram muitas dificuldades ao sistema previdenciário e a política brasileira decidiu mudar algumas regras. Toda essa mudança gera um grande debate por políticos e a população em geral e, portanto, não pode ser descartado como um dos possíveis temas de redação para o Enem 2020.

Educação

A evasão escolar em questão no Brasil

Pesquisas apontam que ainda há dois milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, falta de condições econômicas dos alunos, problemas de integração como o bullying, entre outros.

Homeschooling – vantagens e desvantagens da educação à distância para a formação básica

Este é o modelo de educação em que os pais ensinam seus filhos em casa e não os matriculam na escola. Com a pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento social, as escolas de todo o Brasil foram fechadas e isso se tornou realidade para muitos pais, pois as aulas estão sendo realizadas pela internet. Esse novo modelo de ensino – com os estudantes e professores em casa – aproximou os pais do ensino de seus filhos e deu a eles uma mostra das vantagens e desvantagens do homeschooling.

Ideologia nas escolas e universidades

Não é nenhuma surpresa encontrarmos “escolas sem partido” e, por mais que esse assunto já venha sendo abordado e debatido há algum tempo, esse tema ainda é atual e traz contornos interessantes, pois divide opiniões. Pensar sobre ideologias e doutrinações em escolas e universidades é algo amplo e cheio de conotações, tanto quando falamos de questões políticas, sociais, religiosas e até de gênero. Por isso esse tema não pode ser deixado de lado e se torna um dos mais fortes temas de redação para o Enem 2020.

Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil

A pandemia do coronavírus trouxe uma série de mudanças à nossa realidade, inclusive quando falamos de educação. O ensino a distância já vem sido discutido há algum tempo, porém com o isolamento social, o EAD passou a ser uma necessidade para manter os alunos de todos os níveis estudando e assim minimizar o impacto da quarentena, sobretudo para aqueles que irão prestar o vestibular este ano.

Mas como nem tudo são flores, o EAD ainda é uma proposta bem recente e têm apresentado diversos desafios para pais, alunos e professores. E será que se mantém mesmo após a pandemia? Fica o questionamento. Já vai pesquisando sobre este tema, porque ele pode cair na sua redação deste ano.

O desafio de tornar o Brasil um país de leitores

Por que o brasileiro lê tão pouco? Os principais motivos são: a distribuição desigual de renda, o analfabetismo, a falta de estímulo em casa e na escola, a carência de pontos de venda e de bibliotecas públicas, entre outros. São muitos os brasileiros, adultos, crianças e adolescentes, que, antes da oportunidade da leitura, lutam pela sobrevivência e, talvez por isso, ainda seja um desafio tornar o Brasil um país de leitores.

Analfabetismo total e funcional

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler o próprio nome. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população brasileira é analfabeta funcional, ou seja, não conseguem interpretar textos básicos nem operações numéricas. Esses dados demonstram que o Brasil precisa melhorar as condições de ensino público e a oferta de trabalho.

Comportamento e Desenvolvimento Social

Os desafios do necessário isolamento social no Brasil em casos de pandemia

Faz mais de 100 anos que a humanidade passou por um caso de pandemia. A Gripe Espanhola foi descoberta em 1918 e, por isso, a pandemia do coronavírus pela qual estamos passando é relativamente nova para nossa geração e deve ser estudada e pesquisada com bastante atenção. Procure se informar sobre como as autoridades políticas da época agiram para minimizar os impactos do isolamento social, quais países se saíram melhor e quais atitudes estes países tiveram, como eles conseguiram sair da crise econômica ocorrida deste isolamento, entre outros pontos.

O acesso à informação na sociedade brasileira

Hoje é mais fácil ter acesso a informações, mas devemos nos questionar se isso significa que a informação é melhor. Este tema dá ao estudante a possibilidade de abordar a qualidade do que se consome nos veículos de comunicação e na internet. O aumento do acesso à informação trouxe também a facilidade em acessar e compartilhar conteúdos falsos, pois as pessoas estão compartilhando textos, imagens e vídeos sem verificar a autenticidade e sem uma avaliação crítica do conteúdo. 

A importância da democracia para o desenvolvimento da nação

Este tema está relacionado à Constituição de 1988, que, junto com o retorno da democracia após o fim da ditadura militar — apresentado no artigo 14, que estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” —, também trouxe diversos direitos trabalhistas e sociais para os cidadãos brasileiros. Mas, além disso, a constituição também teve um papel econômico muito importante para o Brasil. Isso porque os constituintes fortaleceram a estrutura do Estado e estabeleceram alguns monopólios, como o das comunicações e dos recursos hídricos.

O envelhecimento e os direitos da população idosa no Brasil

Com o surgimento do covid-19, os idosos ganharam mais destaque por serem do grupo de risco de morte pela doença e estarem entre as principais pessoas que necessitam de isolamento social. É possível discutir a qualidade de vida e o atendimento às necessidades desta parcela da sociedade levando em consideração ações como a Reforma da Previdência, o Estatuto do Idoso ou mesmo o projeto de lei que garante incentivos fiscais a empresários que contratarem pessoas com mais de 60 anos, aprovado no Senado Federal em fevereiro de 2020.

A valorização do idoso chegou a ser definida como tema da redação do Enem 2009, mas um vazamento na gráfica fez com as provas fossem reformuladas e a temática foi trocada para “O indivíduo frente à ética nacional”. Então, fique de olho, quem sabe esse não seja o tema de 2020.

O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens

Cada vez mais as pessoas se aventuram pelas redes sociais, principalmente no Instagram, e se tornam influenciadores digitais, dando dicas sobre várias áreas, inclusive a educacional. Relacionado a este tema, há também a produção de uma literatura on-line que atinge os mais jovens de maneira direta e pode, claro, influenciar na maneira como os adolescentes e mesmo crianças leem atualmente, produzindo e modificando a cultura. Portanto, pesquise sobre este tema, já que eles podem sim cair em sua redação.

Para concluir essa parte e você memorizar com mais facilidade, aperte o play e confira o vídeo com possíveis temas de redação para o Enem 2020!

Prepare-se para escrever!

Antes da prova

Mantenha-se atualizado e preparado

Para se dar bem na redação é super importante conhecer bem o assunto proposto. É comum o Enem dar ênfase a temas atuais. Por isso, é fundamental estar atento às principais notícias e atualidades para entender alguns assuntos que podem cair nas provas, inclusive na redação.

Lembre-se que ao final, você terá que apresentar uma solução para o problema. Por isso, dedique um tempo para pesquisar os principais assuntos da atualidade, suas raízes históricas, os diversos pontos de vista, as saídas possíveis etc. Um bom texto exige que o candidato se livre de preconceitos e lugares-comuns.

Treine com as provas dos anos anteriores

Além de estudar atualidades, também é preciso treinar bastante o formato solicitado (dissertativo-argumentativo). No dia da prova, você só terá uma hora para organizar as ideias, escrever, revisar e passar tudo a limpo. Por isso é tão importante treinar antes da prova cronometrando seu tempo e já chegar com essa estrutura bem resolvida na cabeça.

Temas dos anos anteriores

  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
  • 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2016 1ª aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2016 2ª aplicação: Caminhos para combater o racismo no Brasil
  • 2017: Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Na hora da prova

Organize o tempo

No dia da redação também são aplicadas as provas de Linguagens e Matemática, com duração total de cinco horas e meia. Ou seja, o candidato terá, mais ou menos, uma hora para escrever a redação. Organize seu tempo para que na hora de escrever a redação o tempo não esteja curto e você não tenha que fazer correndo.

Faça uma leitura cuidadosa da prova

Veja o tema da redação e faça uma leitura cuidadosa da prova, pois é isso que vai influenciar todo o seu desempenho. Dê uma lida também nas questões da prova, pois pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Essa etapa é fundamental para que você não fuja do tema!

Elabore o projeto de texto e escolha seu argumento

Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender suas ideias. É importante fazer um rascunho antes e depois passar a limpo. Dica: siga por um caminho que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

Faça a primeira versão do texto

Enquanto separa as ideias no rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma, pois é fundamental selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista na redação do Enem.

Fique atento se suas ideias estão fazendo sentido e estão ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

Revise o texto

Essa é a hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra palavra ou expressão. Preste atenção se tem alguma frase sem sentido ou perdida no texto e avalie se há coerência entre as ideias.

Cuidado com a argumentação

Essa também é a hora de conferir se seu texto é dissertativo-argumentativo. Certifique-se de que ele está de acordo com o tema sugerido e que apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, com seu ponto de vista.

Cuidados para não zerar a redação

Para que a sua redação não seja zerada de cara, fique atento e siga o tema proposto, obedeça à estrutura dissertativo-argumentativa, atente-se a quantidade de linhas, respeite os direitos humanos, não escreva a lápis e passe a redação a limpo na folha apropriada.

Passe a limpo o texto

Essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações da área de correção.

Mas afinal, como ficará o Enem 2020? Nós preparamos um artigo para você entender tudo o que está programado pelo Inep e pelo MEC. Se você é um estudante – treineiro ou não – do Enem 2020, não deixe de conferir!

Categoria: ENEMPRASABER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.