Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Qual a diferença entre Terapeuta e Psicólogo? Qual a diferença entre Terapeuta e Psicólogo?

Qual a diferença entre Terapeuta e Psicólogo?

Os cuidados com a saúde mental e com o bem-estar estão em alta, sendo cada vez mais procurados. Para isso, você pode contar com profissionais diferentes e é essencial entender quais são os papéis que cada um exerce para que você possa fazer uma boa escolha de qual, ou quais, irá te acompanhar, como sabendo optar entre terapeuta ou psicólogo.

Há quem tenha dúvidas e curiosidades para saber mais sobre o que é melhor, se psicólogo ou terapeuta, mesmo que sejam carreiras bem diferentes. Caso você seja uma dessas pessoas e queira entender qual a função desses importantes profissionais, não tire o olho do conteúdo a seguir. Vamos nessa?!

O que o Psicólogo faz?

Por mais que gere uma confusão por ter quem pense que terapeuta e psicólogo são sinônimos, a realidade é que há diferença entre psicólogo e terapeuta holístico, como o primeiro ter completado uma graduação.

Sendo uma área que está há tempos consolidada no mercado e na sociedade, o psicólogo tem um papel fundamental no atendimento de pessoas de diferentes classes sociais, gêneros e idades a fim de ajudá-las a compreenderem questões internas, problemas pessoais e outros assuntos que precisam do acompanhamento de um profissional preparado.

Veja também: Pós-graduação em Psicologia – Tudo que você precisa saber!

Para poder trabalhar como psicólogo, é preciso que a pessoa tenha feito e concluído os cinco anos do curso de Psicologia. Em seguida, tem diferentes caminhos de carreira que podem ser escolhidos, da atuação em clínicas ao trabalho em instituições e setores de empresas, como em Recursos Humanos e orientação profissional.

O seu sonho é estudar Psicologia e ajudar as pessoas? Então, saiba que é possível fazer uma faculdade de excelência pagando menos todos os meses. Para isso, conte com o financiamento estudantil do Pravaler. Simule como seria o seu contrato agora mesmo:

CTA Curso de Psicologia

Tipos de Psicólogos

Você pode encontrar os mais variados caminhos dentro da Psicologia, o que faz com que possam existir diversos tipos de psicólogos para atender a sociedade. Veja alguns dos principais:

  • Psicólogo do Trabalho
  • Psicólogo Clínico
  • Psicólogo Hospitalar
  • Psicólogo Educacional
  • Psicólogo da Saúde
  • Psicólogo do Trânsito
  • Psicólogo Social
  • Psicólogo Jurídico

O que o Terapeuta faz?

Bom, então se psicólogo e terapeuta não são a mesma coisa, você deve estar querendo saber o que o terapeuta faz, certo? Esse profissional também auxilia as pessoas a lidarem com as suas emoções e a terem mais bem-estar, mas utilizando o que é chamado de terapias alternativas.

Terapeuta é uma profissão que pode ter formação com base em cursos técnicos, não sendo necessariamente alguém com bacharel em Ciências Humanas, como no caso da graduação em Psicologia, ou na área da saúde.

Para entender o que faz o terapeuta saiba que ele pode juntar variadas especialidades, como acupuntura e aromaterapia, com o objetivo de trabalhar e aplicar os efeitos destas práticas na pessoa que buscou essa terapia em questão.

Quem pode ser chamado de Terapeuta?

Saiba que quem pode ser chamado de terapeuta são os profissionais que exercem as diversas terapias alternativas e holísticas existentes. Não há uma graduação para formar esse profissional no ensino superior, como acontece na Psicologia por exemplo.

Os cursos técnicos e profissionalizantes de cada uma das possibilidades de terapias, as quais vamos apresentar abaixo, estão se popularizando e está com uma oferta cada vez maior de instituições renomadas que auxiliam nessas carreiras.

Mas é possível obter certificados pela Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos (ABRATH). Dessa forma, há como se profissionalizar com um alto nível de credibilidade e passar esse reconhecimento ao longo de seus trabalhos.

O que se faz em uma terapia?

O que acontece em uma sessão ou atendimento depende de qual prática terapêutica está sendo utilizada com o paciente. Ou seja, enquanto nas consultas realizadas por psicólogos as questões do indivíduo são trabalhadas por meio de conversas, nas terapias alternativas é comum que haja toque físico, como ocorre na quiropraxia e em massagens.

Em outros casos acaba sendo mais similar a uma consulta médica, como acontece com a homeopatia, já que o terapeuta irá fazer perguntas para o paciente a fim de entender qual o melhor diagnóstico, tratamento e quais os medicamentos receitar.

Tipos de Terapeutas

Atualmente podemos encontrar mais de 20 terapias e práticas alternativas reconhecidas pelos órgãos regulamentadores do Brasil. Todos os tipos de terapeutas têm como foco melhorar o estado do paciente, mas atuam de maneiras diversas e com técnicas diferentes. Conheça algumas das que são mais comuns e procuradas:

  • Aromaterapia
  • Arteterapia
  • Acupuntura
  • Ayurveda
  • Aplicação de Reiki
  • Terapia bioenergética
  • Cromoterapia
  • Homeopatia
  • Imposição de mãos
  • Massagens terapêuticas
  • Meditação
  • Musicoterapia
  • Quiropraxia
  • Reflexoterapia
  • Terapia com o uso de florais
  • Yoga

Com tantas possibilidades de terapias, os profissionais podem se especializar em apenas uma para realizar os seus atendimentos ou misturar diferentes práticas para proporcionar uma experiência ainda mais completa para quem busca a sua ajuda para problemas emocionais, dores no corpo, entre outras questões particulares.

Diferença entre Terapeuta e Psicólogo

Ambos profissionais têm como papel e responsabilidade ajudar os seus pacientes a alcançarem o pleno bem-estar e um determinado tratamento emocional. No caso do psicólogo pode ocorrer de ser mais a longo prazo, como por anos ou meses, já que as sessões costumam ser semanais.

Já quando se trata dos terapeutas, os seus procedimentos têm a possibilidade de serem pontuais dependendo de qual é a necessidade do paciente, ou de tratamento contínuo, mas por conta própria, como a terapia natural de aromaterapia que é possível fazer em casa.

Seja para ter o auxílio de um psicólogo ou terapeuta, é essencial buscar profissionais que sejam de confiança, deem a sensação de conforto e de segurança. Afinal, eles estarão com a função de cuidar da sua saúde mental e emocional. Por isso, não deixe de conferir todas as informações sobre essa pessoa e escolher com consciência.

Esperamos que tenha ficado mais clara qual é a diferença entre terapeuta e psicólogo, e que possa ter ajudado você a saber um pouco melhor qual profissional procurar quando precisar.

Continue acompanhando os nossos conteúdos para saber ainda mais sobre centenas de profissões e carreiras. Não perca os artigos do nosso blog Prasaber!

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter