Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Zootecnia e Medicina Veterinária: como escolher o melhor curso? Zootecnia e Medicina Veterinária: como escolher o melhor curso?

Zootecnia e Medicina Veterinária: como escolher o melhor curso?

Se você é apaixonado por animais, e, em algum momento, já pensou em fazer uma graduação voltada a isso, as faculdades de Zootecnia e Medicina Veterinária podem ser uma ótima opção. Mas calma, embora as duas profissões sejam ligadas ao bem-estar dos bichinhos, elas possuem suas particularidades e diferenças na prática.

Ficou confuso? Não se preocupe. No texto a seguir vamos falar um pouco sobre cada uma das carreiras e a principal diferença entre Zootecnia e Veterinária. Boa leitura!

Como é a área de Zootecnia?

Sabe a carne e entre outros alimentos de origem animal que chegam até a mesa da sua casa em boas condições? O responsável por isso é o zootecnista, você sabia? Esse profissional tem como finalidade se preocupar com a qualidade do leite da vaca, da carne do boi, do bacon, entre outros. Além disso, ele também trabalha com o melhoramento genético, a saúde e o bem-estar dos animais.

A área de Zootecnia também é conhecida como Engenharia de Produção Animal, derivada da Agronomia com o objetivo de manter todas as espécies da cadeia animal de produção de alimentos saudáveis.

O que o zootecnista pode fazer?

Assim como na Medicina Veterinária e em diversas outras áreas de destaque, na Zootecnia há diversas possibilidades de segmento, além de boas oportunidades no mercado de trabalho. Em resumo, o zootecnista é responsável por cuidar e manter a produção de alimento derivado do animal com boa qualidade e conservação, além de claro, cuidar dos animais. No entanto, a profissão não se resume apenas a isso.

O zootecnista é o profissional que liga os animais com o meio ambiente e o consumidor final. Ele pode trabalhar em diversos setores da indústria animal, desde o contato direto com os animais, em fazendas, por exemplo, ou em escritórios gerenciando e formulando a produção de ração, cuidando da parte econômica da agropecuária, e entre muitos outros segmentos.

A seguir, listamos algumas áreas de atuação de um profissional formado em Zootecnia, confira.

  • Agronegócio e cadeia produtiva;
  • Comércio;
  • Conservação dos recursos animais e ambientais;
  • Gestão das propriedades rurais;
  • Melhoramento genético;
  • Nutrição animal;
  • Pesquisa;
  • Produção de eventos agropecuários;
  • Planejamento e administração rural, entre muitos outros.

Vale a pena ressaltar que, a rotina de um zootecnista é bem dinâmica, independente da área de sua escolha, dificilmente ficará entediado. E para se tornar este profissional e ingressar no mercado de trabalho, é necessário fazer a faculdade de Zootecnia que tem a duração de cinco anos (10 semestres).

Qual é o salário de um zootecnista?

O ganho salarial de um zootecnista pode ser bem atrativo aos que se interessam pela área, mas que por algum motivo, ainda estão confusos. Isso porque, o iniciante na profissão possui um ganho salarial na média de R $3.527,47. Há ainda regiões do país que pagam mais, devido à alta demanda.

Como é a área de Veterinária?

Diferente da Zootecnia, a área de Veterinária tem como finalidade cuidar do bem-estar e da saúde dos animais a partir de um atendimento clínico, deste modo, seu principal campo de atuação é em clínicas veterinárias e hospitais. Além disso, o médico veterinário é também responsável por diagnosticar possíveis doenças, realizar procedimentos para tratamento, prescrever medicações, manter o controle de vírus, bactérias e fungos, realizar inspeção de produtos de origem animal e realizar pesquisas e ensinos voltados aos animais.

Podemos notar que a Veterinária é uma profissão bastante promissora e ampla, pois se trata de uma ramificação da saúde. Embora sua maior finalidade seja a saúde dos animais, esse cuidado também é ligado aos seres humanos, ou seja, é uma carreira de extrema importância.

600x158 Veterinaria

O que o médico veterinário pode fazer?

Como mencionamos acima, o médico veterinário possui bastante oportunidades no mercado de trabalho devido às diversas possibilidades que a profissão proporciona. Assim como o zootecnista, esse profissional dificilmente ficará parado.

A seguir, separamos algumas áreas de atuação de Veterinária.

  • Agronegócio e Produção Animal;
  • Anestesia;
  • Clínica e Cirúrgica;
  • Cuidado com Animais Silvestres;
  • Farmácia Veterinária;
  • Fisioterapia Veterinária;
  • Laboratorial;
  • Oftalmologia Veterinária;
  • Pesquisa;
  • Responsável Técnico em Zoológico;
  • Vigilância e Inspeção.

Os principais campos de atuação de um médico veterinário são em clínicas especializadas, fazendas, zoológicos, hípicas, setor público, instituições de preservação e proteção de espécies, entre outros.

Veja também: Conheça as melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil!

Para se tornar um profissional de Veterinária, sobretudo, é necessário gostar de animais, além de ter um bom domínio e jogo de cintura com os bichinhos, e realizar a graduação de cinco anos no tipo bacharelado.

Qual é o salário de um médico veterinário?

A média salarial de um médico veterinário pode variar de acordo com a região em que trabalha, instituição ou empresa, são diversos fatores que devem ser levados em consideração. No entanto, o teto salarial do profissional de Veterinária pode chegar até R $8.477,25, e a média nacional é de R $3.606,45.

Afinal, qual a diferença entre Zootecnia e Medicina Veterinária?

Zootecnia e Veterinária são duas profissões que vem ganhando bastante expansão no mercado de trabalho, com previsão de maior crescimento para os próximos anos, o que garante boas oportunidades para os profissionais da área.

Como vimos até aqui, embora as duas carreiras tenham algumas semelhanças, o propósito de cada uma é completamente diferente. Em resumo, o profissional de Veterinária cuida de tudo que envolve a saúde dos animais, enquanto em Zootecnia, a principal função é gerenciar os processos que ligam a cadeia de produção animal, mas também, preocupado com o bem-estar dos bichinhos.

Além disso, a rotina e as atividades de ambas as profissões também são distintas, enquanto o médico veterinário tem o maior contato com os pacientes e os animais, o zootecnista atua com frequência na produção e indústrias.

É muito importante estar atento a essas diferenças entre as profissões na hora escolher a sua graduação, afinal, a sua decisão determina o seu futuro profissional. Independente da sua escolha, não deixe de se dedicar inteiramente aos estudos, isso fará muita diferença no seu currículo profissional, combinado?

Agora que você já sabe a diferença entre Zootecnia e Veterinária, não perca tempo e comece já a estudar! Até a próxima!

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter