10 dicas para você se dar bem no vestibular

Por useradmin

10 dicas para você se dar bem no vestibular

O vestibular é uma etapa decisiva para a carreira profissional e acadêmica. Embora seja apenas uma prova, as oportunidades que esse momento reserva podem mudar o rumo de sua vida.

Isso significa que prestar o vestibular é uma grande responsabilidade. Mas, não se desespere! Se você chegar bem preparado ao dia da prova, certamente fará o teste com segurança.

Preparamos este artigo pensando em ajudar você a se dar bem no vestibular. Para isso, reunimos aqui 10 dicas essenciais para a sua preparação. Confira!

Como estudar para o vestibular

A preparação para o vestibular é tão importante quanto o dia da prova. Por isso, as primeiras 5 dicas são para ajudar você a estudar para esse momento.

1. Monte um cronograma de estudos

Defina horários e divida as matérias para que todo o conteúdo seja estudado até o dia da prova. Feito isso, é importante que você mantenha o foco, a disciplina e não se sabote.

2. Pratique com provas passadas

Se você já escolheu o curso e a universidade, pode acessar online as provas anteriores. O ideal é que tente resolver as questões no mesmo período de tempo que terá no dia do exame. Faça isso sem distrações e sem consultar livros, internet ou calculadora.

3. Utilize a internet a seu favor

Deixe um pouco de lado as redes sociais e utilize a internet para aprimorar seus estudos para o vestibular. No YouTube, por exemplo, é possível encontrar videoaulas gratuitas. Além disso, há inúmeros materiais disponíveis, assim como testes, resumos e dicas de estudo.

4. Mantenha-se atualizado

O vestibular avalia se o estudante está atualizado sobre o que acontece no mundo. Portanto, assista aos telejornais, leia sobre os assuntos mais relevantes e busque ouvir opiniões, mesmo aquelas contrárias às suas.

5. Respeite seus limites

Estudar é importante, mas descansar também é essencial. Por isso, nada de virar a noite ou passar o dia todo estudando sem intervalos. Afinal, se seu corpo estiver cansado, chega uma hora que você não consegue mais absorver o conteúdo das disciplinas. Faça pausas durante os estudos e procure dormir bem à noite.

Como se preparar para o dia da prova

O dia do vestibular é cercado de muita ansiedade e expectativa. Mas você não pode deixar que nada disso atrapalhe seu desempenho. Por isso, aqui vão 5 dicas para a véspera ou para o dia da prova.

6. Descanse no dia anterior

Evite dormir tarde na véspera do vestibular. O ideal é que você descanse e chegue com muita disposição para fazer a prova. Evite sair para a balada, ficar até tarde na televisão ou no computador. Estudar na véspera do exame também não vai ajudar e pode até atrapalhar seu rendimento.

7. Confira seu material e documentos

No dia anterior ao vestibular, reúna tudo que o você precisa levar. Lembre-se de verificar no edital quais documentos são aceitos e se há alguma exigência quanto ao material. Atente-se para isso e não deixe que uma distração o impeça de fazer a prova.

8. Chegue cedo ao local

O vestibular é sempre muito rigoroso com os horários marcados. Isso significa que, se você se atrasar, pode não conseguir entrar no local da prova. Sendo assim, procure chegar cedo. O ideal é se programar para chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência.

9. Leve água e algo para comer

As provas de vestibular normalmente são extensas e você pode sentir fome ou sede. Por isso, lembre-se de levar uma garrafa de água e um lanchinho. Mas evite alimentos barulhentos, com cheiro forte ou que façam sujeira. Isso pode atrapalhar você e os outros candidatos.

10. Mantenha a calma e administre seu tempo

O vestibular costuma durar de 4 a 5 horas. Mas você precisa administrar bem esse tempo para conseguir fazer toda a prova. Por isso, mantenha a calma e evite distrações. Separe as questões em blocos e, entre um e outro, faça uma pequena pausa de 5 minutos. Alongue as pernas, beba água e volte a responder as questões.

Compartilhar
Categoria: Vestibular

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.