Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba quais são as melhores faculdades privadas do Brasil Saiba quais são as melhores faculdades privadas do Brasil

Saiba quais são as melhores faculdades privadas do Brasil

Por todo o território nacional existem centenas de instituições de ensino superior particulares. Com isso, diversos estudantes na fase de vestibular podem ter dificuldade para conseguir escolher onde estudar. Para ajudar você que está nesse importante período de decisão, trouxemos indicações de quais são as melhores faculdades privadas do país.

Aproveite para conhecer o ranking das melhores faculdades privadas do Brasil e use essas informações a seu favor para avaliar as opções do seu interesse e decidir onde irá se matricular para fazer o seu curso de graduação. Acomode-se e continue acompanhando!

Como o MEC avalia as faculdades privadas?

Sendo o responsável pelo ensino nas instituições brasileiras, o MEC (Ministério da Educação) é o órgão do governo federal que fiscaliza e avalia as faculdades a fim de garantir a sua qualidade e sua credibilidade. Dessa forma, saber quais são as melhores faculdades privadas do Brasil está relacionado com acompanhar a avaliação realizada pelo MEC.

Assim, a qualificação é feita seguindo alguns critérios para análise, como a qualidade do ensino e da infraestrutura da faculdade, a composição do corpo docente, o apoio à pesquisa e iniciações científicas, entre outras características que formam tanto a graduação quanto a instituição de ensino.

Para fazer a avaliação, o MEC utiliza diferentes métodos, como ter o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a aplicação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), sendo ferramentas que apontam pontos fortes e de melhorias que as faculdades privadas precisam rever.

Quais são as melhores faculdades particulares do Brasil?

Chegou o momento de consultar os respectivos nomes das instituições de ensino superior privadas que alcançaram boas notas na avaliação do MEC, sendo recomendadas para ingressar e começar os seus estudos. Confira algumas das 10 melhores faculdades privadas do Brasil por região e muito mais.

Melhores faculdades particulares do Sudeste

Melhores faculdades particulares do Sul

Melhores faculdades particulares do Centro-Oeste

Melhores faculdades particulares do Nordeste

Melhores faculdades particulares do Norte

Quais são os cursos em destaque das melhores faculdades?

O mais comum é que os cursos considerados como tradicionais sejam os destaques destas melhores faculdades listadas acima, como as graduações de Direito, Administração, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Medicina, Engenharia, Economia e alguns outros.

Por exemplo, entre as melhores faculdades privadas de Direito do Brasil estão as seguintes instituições: Escola de Direito de São Paulo (FGV-SP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), entre outras.

Já quando se trata da relação das melhores faculdades privadas de Medicina do Brasil, são elas: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP), Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Santa Casa-ES) e outras.

As faculdades privadas do Brasil oferecem bolsa de estudo?

Oferecer bolsa de estudos é um hábito presente na maioria das faculdades privadas do país. No entanto, pode ter variação entre elas de algumas características, como a porcentagem de desconto no valor da mensalidade, o número de vagas disponíveis, a maneira de como conseguir a bolsa e as regras para mantê-la ao longo da graduação.

Vale conferir na universidade que você tem interesse em estudar e saber mais sobre esse benefício!

Como financiar os estudos em uma faculdade particular?

Agora que você viu quais são as melhores faculdades privadas do Brasil, chegou o momento de descobrir em qual você vai estudar. Para financiar os estudos nessas instituições de ensino superior você tem à sua disposição os créditos estudantis, também conhecido como financiamento estudantil.

Essa modalidade financeira funciona como um empréstimo concedido por empresas privadas, por exemplo, com algumas condições facilitadas para os jovens estudantes que estão na universidade, seja a taxa de juros menor do que no mercado em geral ou as alternativas de dividir os pagamentos.

Se você está procurando um financiamento estudantil que não tem burocracia e onde você encontra a solução perfeita para as suas necessidades, confira as opções que temos para você no Pravaler. A contratação é 100% online, sem precisar apresentar a nota do Enem para contratar e sem vagas limitadas.

Queremos estar com você em cada momento da jornada acadêmica e temos financiamento para calouros ou veteranos, sendo possível contratar em qualquer época do ano. E o melhor: as parcelas do seu contrato não se acumulam! Incrível, né? Faça já a sua simulação e descubra quanto pagará por mês!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter