Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Bolsa de estudos Uniedu para o ensino superior Bolsa de estudos Uniedu para o ensino superior

Bolsa de estudos Uniedu para o ensino superior

É fato que entrar na faculdade não é uma das tarefas mais fáceis. Diversos fatores podem tornar essa trajetória ainda mais complicada, e uma delas é a questão financeira. Sabemos que cursos de nível superior requerem um bom investimento, principalmente na área da saúde, engenharia, arquitetura e outras.

A boa notícia é que hoje existem inúmeros métodos e processos que facilitam o ingresso à universidade, e um deles é a bolsa de estudos. Você sabia que com esse benefício é possível entrar no ensino superior pagando pouco ou até mesmo nada? O governo estadual junto ao Ministério da Educação (MEC) dispõe de alguns programas de bolsas, como o Uniedu, agora chamado Universidade Gratuita, voltado para os moradores do estado de Santa Catarina.

O Uniedu oferece bolsas de estudo com até 100% de desconto no valor da mensalidade para estudantes engajados em projetos sociais e de pesquisa. Quer saber mais como funciona o programa? Vem com a gente!

Como funciona a bolsa do Uniedu?

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), que teve seu nome alterado recentemente para Universidade Gratuita, é um programa de bolsas de estudo destinado para estudantes de graduação e pós-graduação que residem no estado catarinense.

Esse projeto surgiu com a ideia de ampliar significativamente o acesso de jovens ao ensino superior. Essa foi uma forma de viabilizar a continuidade dos estudos para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras para investir na faculdade.

Nesse sentido, o Uniedu disponibiliza bolsas de estudos que variam de 25% a 100% de desconto no valor da mensalidade, de acordo com a avaliação da carência indicada pelo estudante durante sua inscrição no processo seletivo.

Diferente de outros programas governamentais, a exemplo do Prouni (Programa Universidade para Todos), o Uniedu se destaca por renovar o auxílio de forma semestral. Em outras palavras, o estudante deve, a cada seis meses, participar novamente do processo seletivo para garantir a bolsa.

Veja tambémVeja o ranking das profissões mais bem pagas do mercado!

Atualmente, o Uniedu oferece diferentes tipos de bolsa, que incluem:

  1. Bolsa de estudo (artigo 171): essa modalidade oferece bolsas de estudo com desconto parcial ou total de acordo com o índice de carência de cada candidato, limitado a dois salários-mínimos vigentes.
  2. Bolsa de estudo (artigo 170): o desconto desse benefício é concedido sobre o valor da mensalidade de acordo com o índice de carência (que varia entre 25% e 100%). Além disso, o estudante deve realizar 20 horas semestrais de atividades em programas e projetos sociais.
  3. Bolsa de desenvolvimento (PROESDE): desconto integral na mensalidade do curso de graduação. Benefício limitado a dois salários-mínimos e concedido ao estudante em um prazo de um ano. Nessa modalidade, o aluno deverá participar de Projeto de Intervenção orientado pela instituição de ensino.
  4. Bolsa de pesquisa e extensão (artigo 171): essa modalidade oferece um auxílio no valor de um salário-mínimo vigente. O benefício é concedido ao aluno selecionado pelo prazo mínimo de duração do projeto de pesquisa ou de extensão.
  5. Bolsa de licenciatura: o valor do benefício nessa modalidade é definido pela instituição de ensino, que deve avaliar o índice de carência do aluno.

Como se inscrever no Uniedu?

Pode participar do processo seletivo aquele estudante que estiver devidamente matriculado em um curso de graduação em uma instituição de ensino superior cadastrada na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).

Além disso, o estudante não pode:

  • Ter diploma de nível superior, com exceção de formação em licenciatura;
  • Receber nenhum tipo de bolsa de estudo ou auxílio educacional concedido por entidades públicas;
  • Deve morar há pelo menos dois anos em Santa Catarina.

É importante ficar atento aos requisitos do programa e identificar a bolsa para a qual deseja se candidatar. Muitas vezes, um critério comum para se inscrever no benefício é ter concluído o ensino médio em uma escola pública ou privada como bolsista integral.

Veja tambémVeja quais são as melhores faculdades em Santa Catarina!

Além de todos os requisitos, o candidato também tem algumas obrigações que devem ser seguidas, como:

  • Concordar com os termos do Contrato de Auxílio Financeiro Estudantil
  • Registrar a assinatura mensal no comprovante da bolsa
  • Efetuar o pagamento da diferença na mensalidade (no caso de bolsas inferiores a 100%)
  • Cumprir as regras da instituição de ensino

Tratando-se do processo seletivo, é necessário que o interessado realize o cadastro no próprio sistema da Uniedu. Vale lembrar que a instituição escolhida deverá participar da seleção daquele semestre – isso pode ser consultado no edital divulgado pelas faculdades.

No caso do processo seletivo para as bolsas de pós-graduação, o candidato deve realizar o seu cadastro pelo site da Uniedu de acordo com as Chamadas Públicas divulgadas no portal. A seleção acontece em três etapas: apresentação de documentos, classificação e comprovação de mérito.

Cronograma do Uniedu

O cronograma do Uniedu varia de um semestre para o outro, portanto, o ideal é que você o consulte no ano e período em que está participando.

É extremamente importante ficar atento aos prazos estipulados, uma vez que o deslize pode acarretar o rompimento do benefício. Nesse documento você encontra o período para renovação de bolsas e inclusão de documentos comprobatórios das bolsas concedidas no semestre anterior, além de datas para consultas, ajustes, análises de cadastro e confirmação.

Comprovante de inscrição

O comprovante de inscrição é gerado após o processo de inscrição online. Ele pode ser obtido no próprio sistema durante ou após a conclusão da participação, apresentando o CPF e a senha cadastrada durante o processo no site do Uniedu. 

Nesse documento constam todas as informações do candidato, como nome, número de inscrição, dados do curso e outros dados.

Resultado do Uniedu

A divulgação do resultado do Uniedu, assim como de qualquer outro programa similar, ocorre por meio de canais oficiais, que inclui o site do programa, boletins informativos da própria instituição e outros meios de comunicação.

Normalmente, a seleção é realizada pelo sistema do Uniedu, e algumas faculdades ficam responsáveis por divulgar através de seus canais. Mas vale ficar atento ao edital e todas as informações fornecidas durante a sua inscrição no processo. Lá você encontra esse e mais dados relevantes para a sua participação.

O que pode fazer o aluno perder a bolsa do Uniedu?

Cada faculdade devidamente credenciada e habilitada pelo MEC para participar do programa estadual possui seus critérios específicos tanto para concessão quanto para a manutenção da bolsa de estudo. Portanto, o ideal é que você consulte a instituição.

Mas, no geral, alguns motivos comuns podem levar a perda da bolsa do Uniedu, e incluem:

  • Fraude ou fornecimento de informações e documentos falsos no ato da inscrição e renovação do benefício;
  • Um desempenho acadêmico insatisfatório (bolsista do Uniedu deve ter, pelo menos, aprovação de 75% nas disciplinas matriculadas no semestre)
  • Participação em trotes contra novos estudantes da IES.
  • Faltas nas aulas

Não consegui a bolsa do Uniedu, e agora?

Felizmente, o Uniedu não é a única alternativa para conquistar o tão sonhado diploma de nível superior. Como já mencionamos, atualmente existem inúmeros programas governamentais e instituições financeiras que facilitam o ingresso na faculdade.

Entre as opções oferecidas pelo Governo Federal, se destacam o Prouni – que concede bolsas parciais e integrais em inúmeras faculdades privadas pelo país; o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) – destinado a estudantes de baixa renda; e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada)  – voltado para ingresso de jovens e adultos em universidades federais com concessão de bolsas integrais.

Para se inscrever em um desses programas do governo, é necessário que o estudante participe do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), garanta uma boa nota, além de não zerar na redação.

Mas, para além das alternativas governamentais, você também pode contar com plataformas como o Amigo Edu, que concede bolsas com até 80% de desconto nas melhores faculdades privadas do país. E não para por aí! No quesito financiamento estudantil privado, o Pravaler se destaca como um dos principais programas de crédito universitário do Brasil, e é uma ótima opção para aqueles que não conseguiram a bolsa do Uniedu.

Entre os benefícios e vantagens de financiar os seus estudos com o Pravaler, estão:

  • Acesso facilitado à educação superior: o Pravaler possibilita que você financie seus estudos em instituições de ensino superior de qualidade.
  • Processo de contratação simplificado: a contratação do crédito estudantil do Pravaler é fácil e totalmente digital.
  • Flexibilidade nos pagamentos: o financiamento do Pravaler oferece prazos estendidos para pagamento.
  • Menores taxas de juros: essas costumam ser mais baixas em comparação aos empréstimos convencionais de instituições financeiras.
  • Infinidade de opções: o Pravaler possui parceria com mais de 500 instituições privadas em todo o país.

Nunca foi tão fácil planejar o ingresso ao ensino superior, não é mesmo? Que tal contar com o Pravaler para ser a sua solução financeira e tornar, de uma vez por todas, o seu sonho em realidade? Não perca mais tempo e faça agora mesmo a simulação do seu financiamento estudantil!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter