Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Dicionário do concurseiro: principais termos que aparecem nos editais Dicionário do concurseiro: principais termos que aparecem nos editais

Dicionário do concurseiro: principais termos que aparecem nos editais

Escolher por começar uma carreira em concurso público pode parecer, mas não é tarefa nada fácil. O candidato precisa estar disposto a passar por diversas etapas antes de finalmente conquistar um cargo público. Além disso, o mundo de concursos conta com uma linguagem diferenciada, com termos que não são comuns em nosso dia a dia, e isso pode dificultar ainda mais no momento de participar de um processo seletivo.

Certame, heteroidentificação, sindicância da vida pregressa e muitas outras expressões que você já deve ter ouvido falar – ou não, mas não tem ideia do seu significado. E para te ajudar com isso e não ser pego de surpresa, preparamos um guia especial com os principais termos e seus conceitos.

Mas, antes de entender o dicionário dos concurseiros, é importante que o candidato se prepare para todas as etapas de um concurso público. Se você não sabe quais são, a gente detalha tudo por aqui também! Continue a leitura!

Dicionário do concurseiro

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as etapas de um concurso, vamos te explicar sobre termos que você poderá encontrar no período de inscrição, editais e em alguma fase de um concurso público. Confira:

A

Ampla concorrência

Alguns editais garantem vagas para grupos específicos, como pretos, indígenas pessoas de baixa renda e deficientes. A ampla concorrência significa as vagas que NÃO são reservadas a esses públicos.

Sinônimo de ampla concorrência: disputa abrangente.

Autodeclaração

A autodeclaração em concurso público refere-se à afirmação que o candidato dá a si mesmo. Geralmente, é utilizado para quem deve atender aos requisitos de cor ou raça para participação em uma vaga.

Sinônimo de autodeclaração: autoafirmação.

Autorização

É a primeira etapa de um concurso público. Quando a entidade responsável pela abertura das vagas solicita ao titular da pasta ou ao ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão a abertura e realização do concurso.

Sinônimo de autorização: aprovação; concessão.

Avaliação médica

A inspeção técnica feita por um médico para validar a participação do candidato no processo seletivo, através da análise de aptidão física e mental. A avaliação médica pode acontecer em exames clínicos ou laboratoriais.

Sinônimo de avaliação médica: exame médico.

Avaliação psicológica

Etapa de cunho eliminatório em alguns concursos, como os direcionados à segurança pública. A partir do exame aplicado por um profissional, a fim de confirmar se apresenta habilidades e características de personalidade específicas, o candidato será ou não recomendado a atuar na vaga do concurso.

Sinônimo de avaliação psicológica: exame psicológico.

B

Banca Examinadora

Uma comissão formada por especialistas nas disciplinas exigidas no concurso, contratados pela organização e entidade, que analisam e definem os processos de correção, bem como os recursos solicitados.

Sinônimo de banca examinadora: comissão examinadora.

Bibliografia

O conjunto de material de apoio que alguns editais disponibilizam para o candidato estudar. Na lista, se encontram obras, livros e pesquisas com temas que cairão na prova objetiva.

Sinônimo de bibliografia: lista de obras para consulta.

C

Cadastro de reserva

É uma modalidade de concurso que é aberto para oportunidades futuras, ou seja, o candidato não prevê o número de aprovados que serão chamados e nem quando a chamada pode acontecer, levando em consideração o prazo de validade do concurso.

Sinônimo de cadastro de reserva: lista de espera.

CadÚnico

Sigla para Cadastro Único, dedicado à participação de família de baixa renda em programas do Governo Federal. Muitos concursos públicos possibilitam o uso do CadÚnico para a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Sinônimo de CadÚnico: programa Cadastro Único para pessoas de baixa renda.

Caráter classificatório

Algumas etapas de boa parte dos concursos públicos são de caráter classificatório, ou seja, as notas obtidas pelo candidato determinarão a sua posição. A maioria das avaliações classificatórias são também eliminatórias, onde os candidatos que não atingiram uma pontuação mínima são descartados.

Sinônimo de caráter classificatório: etapa de classificação.

Caráter eliminatório

Ao contrário do classificatório, o eliminatório não precisa de um ranking para determinar a posição do candidato. A partir de testes – em sua maioria, físicos, os concursos analisam se o candidato é ou não é apto para o cargo. Caso o resultado seja negativo, é eliminado do processo seletivo.

Sinônimo de caráter eliminatório: etapa de eliminação.

Cartão de confirmação de inscrição

Documento fornecido próximo a data da realização da prova que contém os dados pessoais, bem como as informações de data, local e horário da avaliação. O cartão é fundamental para que o candidato se atualize das informações sobre o concurso.

Cartão-resposta

É o documento oficial com as respostas do candidato. É nele que se deve transcrever as opções escolhidas no momento da prova objetiva. É a partir do cartão-resposta que a banca examinadora corrige as respostas de todos os candidatos do concurso público.

Certame

Nada mais é do que outro termo utilizado para denominar concurso público.

Sinônimo de certame: concurso público.

Classificação Geral

A lista oficial que determina a posição dos candidatos no concurso público. Com a classificação, é possível confirmar a aprovação, e posterior convocação, bem como a reprovação.

Classificação Preliminar

Uma listagem divulgada antes da classificação geral, com os possíveis aprovados. Ao contrário da geral, a classificação preliminar pode sofrer alterações a partir de questionamento e revisão das correções.

Conteúdo programático

É a lista de assuntos de cada matéria que podem cair na avaliação objetiva. Esses conteúdos costumam ser divulgados no edital de cada concurso.

Sinônimo de conteúdo programático: listagem de conteúdos abordados.

Convocação

É o momento em que o nome do candidato aprovado é divulgado no Diário Oficial da União para que ele tome posse do cargo escolhido.

Sinônimo de convocação: chamada.

Curso de formação

Etapa em que o candidato aprovado em fases anteriores se submete a uma espécie de treinamento para atividades específicas antes de tomar posse da função indicada no concurso.

Sinônimo de curso de formação: treinamento de especialização.

D

Documentos Comprobatórios

É uma comprovação que o candidato deve fazer em algumas situações, com a apresentação de um documento específico. Na maioria dos casos, os documentos comprobatórios são solicitados para confirmar a escolaridade.

Sinônimo de documentos comprobatórios: documentos de comprovação.

E

Edital

Documento oficial de qualquer concurso público, o edital é o material que consta todas as informações do certame. Nele, consta os cargos, seus benefícios, as previsões de datas para cada etapa, o conteúdo para estudo, os formatos de avaliação, além da quantidade de vagas disponíveis, as regiões contempladas etc.

Estabilidade

Assim que toma posse de seu cargo, o candidato que atender aos pré-requisitos estabelecidos em edital adquiri a garantia de permanência no trabalho, sem correr o risco de demissões por intervenções políticas, por exemplo. Esse ato conta com a ressalva de situações previstas na CF/88.

Estágio Probatório

Um período determinado onde o candidato que assumiu uma função através de concurso público é avaliado para confirmar se possui, efetivamente, as aptidões necessárias para o cargo. A duração varia de acordo com o órgão, no entanto, a média de estágio é de 36 meses.

Exercício

O ato de começar a desempenhar as funções determinadas para o cargo do concurso em questão. O prazo para que o candidato entre em exercício é estabelecido pelo estatuto do servidor que corresponde ao órgão do certame.

F

Fator de Correção

É o índice estabelecido pela organização para mapear o peso de cada questão em etapas classificatórias, uma vez que, em algumas situações, a resposta pode ser considerada subjetiva.

Sinônimo de fator de correção: critérios para classificação.

G

Gabarito

É o documento que possui todas as repostas corretas da prova objetiva. A comissão organizadora divulga o gabarito preliminar e, após a análise de possíveis questionamentos levantados pelos candidatos, apresenta o gabarito final.

Gratificação de Risco

É uma remuneração adicional que é incluída mensalmente na folha de pagamento do servidor público que estiver em cargo que ofereça risco à saúde e vida.

H

Heteroidentificação

Procedimento validado pela Lei n° 12.288 que tem como propósito averiguar se os candidatos que se autoafirmaram como pretos, de fato se enquadram nesse grupo. O objetivo é que as vagas destinadas a esse público não sofram com fraudes e sejam ocupados por pessoas pretas.

Homologação

É o ato em que, após passar por correção e levantamento de recursos, o resultado do concurso público é aprovado pelo órgão competente responsável pelo processo seletivo. Com a homologação efetivada, a relação dos aprovados é divulgada em ordem classificatória.

I

Inscrição

Primeira etapa do processo seletivo em que o candidato tem atuação fundamental. Na inscrição, é preciso preencher informações referente ao candidato. É nessa etapa que o prazo para pagamento de taxa ou abertura de recurso para isenção também acontece.

Investigação social

Uma pesquisa que pode ser aplicada pela comissão examinadora sobre o candidato, para confirmar a inexistência de riscos para o exercício da função pública. Na investigação, familiares e pessoas próximas podem ser entrevistadas e questionadas sobre a conduta e relacionamentos do candidato.

Isenção

É o direito que alguns públicos possuem, a fim de dispensar o pagamento obrigatório de taxa de inscrição para participar do processo seletivo. Ou seja, o candidato que comprovar fazer parte de um grupo de baixa renda, por exemplo, pode solicitar isenção do pagamento da taxa e se inscrever gratuitamente no concurso.

L

Lotação

A definição oficial da região, local ou repartição em que desenvolverá as atividades atribuídas ao seu cargo.

N

Nível de escolaridade

É o grau de estudos em que o candidato se encontra. Para cada cargo, é estipulado um nível de complexidade que exigem escolaridades específicas, essas que deverão ser comprovadas antes da posse do servidor. De modo geral, se o candidato se candidatar para vaga que exige nível médio, deverá apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio, já para os concursos que precisarem de ensino superior completo, os candidatos deverão apresentar o diploma da graduação.

Nomeação

O ato formal realizado pelo poder público para atribuir o cargo ao servidor público. Com a publicação dos nomes aprovados no Diário Oficial da União, o candidato preenche o cargo, mas ainda não é um servidor que executa a função, essa etapa acontece apenas na posse.

Nome social

Uma lei recente possibilitou que pessoas trans e travestis utilizem seu nome social para se inscrever em um concurso público.

P

PCD

É a sigla para Pessoa Com Deficiência. Com ela, os concursos públicos garantem igualdade de condições para candidatos com dificuldades motoras ou mentais, caso as atribuições sejam compatíveis com a deficiência.

Posse

É o ato oficial em que o candidato aprovado se torna servidos público e poderá exercer suas atividades. É nessa etapa que ele deverá apresentar os documentos comprobatórios para confirmar sua aptidão para o cargo.

Prazo de validade

É o período em que o candidato que for aprovado no concurso pode ser nomeado para a função. O prazo inicial poderá ser prorrogado, no entanto, caso a data limite não seja respeitada, um novo concurso público deverá ser realizado.

Sinônimo de prazo de validade: validade para nomeação.

Processo seletivo simplificado

Um processo seletivo para servidores públicos que consiste em etapas mais aceleradas ou reduzidas. O recurso é utilizado para vagas emergenciais ou temporárias.

Prova de títulos

Uma etapa para vagas que exigem nível superior, a prova de títulos classifica o candidato a partir da apresentação de seus títulos, como diplomas, artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado etc.

Prova discursiva

Avaliação com o desenvolvimento de um texto específico, em estilo determinado no edital do concurso. Uma prova discursiva pode ser aplicada por redação, estudo de caso ou justificativa de uma ou mais questões. Não são todos os concursos públicos que contam com essa etapa na avaliação, geralmente, são aplicadas para cargos específicos.

Prova objetiva

Etapa mais comum em todos os concursos públicos, a prova objetiva conta com questões de múltiplas escolhas. O resultado da prova é determinado a partir das questões assinaladas no cartão-resposta.

Prova oral

Aplicada, em sua maioria, para concursos públicos na área jurídica, a prova oral é uma determinação pública, para que o candidato participe de uma sessão pública simulada junto da banca organizadora. A avaliação é gravada para que seja registrada e o resultado efetivado.

Prova prática

Avaliação que analisa as capacidades técnicas de um candidato que serão executadas durante seu exercício de cargo público. No edital, o candidato encontra os instrumentos, aparelhos, técnicas e metodologias exigidas na prova.

Provimento

É o ato de preencher um cargo público por meio do concurso público.

Sinônimo de provimento: designação.

R

Recursos

Ação que valida o candidato a questionar o resultado do gabarito oficial da prova. Para abrir um recurso, é preciso ter uma argumentação clara e fundamentada na legislação ou bibliografia reconhecida. Com os questionamentos em mãos, a banca examinadora analisa o recurso apresentado e altera, ou não, o gabarito oficial, alteração essa considerada para todos os candidatos.

Regime Jurídico

O conjunto de legislações vigente com os direitos, deveres e formas de conduta que regem o exercício do servidor público.

Requisitos

São as exigências mínimas do perfil do candidato para estar apto ao concurso. Basicamente, os requisitos mínimos para a aprovação são a nacionalidade brasileira, conclusão das obrigações militares e eleitorais, idade mínima de 18 anos, nível de escolaridade compatível ao concurso, aptidão física ou mental etc.

Reserva De Vagas

Contemplado na Constituição Federal, a reserva de vagas é uma ação que garante um número específico de vagas para deficientes e pessoas pretas. As reservas variam de acordo com o certame e legislação de cada esfera, mas a média é de 20% a 30% das vagas disponíveis.

S

Sindicância da vida pregressa

A verificação de antecedentes e credibilidade do candidato. Nessa etapa, é preciso apresentar documentos que comprovem os ofícios desenvolvidos e as cidades pela qual o candidato já residiu nos últimos 5 anos, abrangendo feitos civis e criminais em todas elas.

T

TAF

Sigla para Teste de Aptidão Física, é uma etapa que avalia as condições físicas do candidato para atuar na função disponibilizada. Tal teste é aplicado, em sua maioria, para cargos em carreiras policiais e militares.

Taxa de inscrição

Valor determinado pela comissão organizadora que o candidato deve pagar para participar efetivamente do processo seletivo. O valor varia de acordo com o concurso e nível de escolaridade exigida e, ainda, alguns grupos sociais podem solicitar a isenção da taxa.

Títulos

São considerados candidatos com títulos aqueles que possuem diploma de mestrado, doutorado ou pós-graduação. Além disso, em algumas situações, também são considerados profissionais com títulos pessoas com experiências específicas e autores de artigos científicos.

V

Vagas Remanescentes

Quantidade de vagas que foram publicadas no edital, mas não foram preenchidas ou, ainda, surgiram no decorrer do processo seletivo.

Agora que você sabe tudo sobre o dicionário do concurseiro, leia também sobre:

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ConcursosPra saber
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade da faculdade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter