Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Botânica: o que é, áreas de estudo, importância e mais!  Botânica: o que é, áreas de estudo, importância e mais! 

Botânica: o que é, áreas de estudo, importância e mais! 

Você sabia que Botânica vem do grego “botánē”, palavra a qual significa planta? Pois é, essa matéria tão conhecida dos estudantes que participam das aulas de Biologia tem uma origem de séculos atrás e é um estudo dedicado integralmente às plantas, assim como acontece quando é estudado os demais seres vivos.

Assim como existe a anatomia humana para a análise do nosso organismo, a parte da Botânica busca entender como é o funcionamento dos diferentes tipos de espécies de plantas existentes ao nosso redor. Vamos juntos saber mais sobre esse assunto tão recorrente dos vestibulares? Siga a leitura do artigo abaixo e descubra!

O que se estuda na Botânica?

Dentro dos campos de estudo das Ciências Biológicas existem áreas dedicadas aos assuntos relacionados com o corpo humano e outras que focam nos demais seres vivos, como acontece com a Botânica. Esse nicho de experimentos e pesquisas se debruça sobre os seres vivos autotróficos, multicelulares e eucariontes, isto é, as plantas.

Ter um grande número de profissionais da Biologia que buscam entender como é o ciclo de vida das plantas e seu comportamento deve ser visto como uma ação indispensável, já que essas espécies são fundamentais para o nosso planeta, para a sobrevivência humana e dos demais animais, além de ter um papel econômico na sociedade.

As plantas são categorizadas em quatro grupos, sendo: angiospermas, briófitas, gimnospermas e pteridófitas. Cada um desses tipos apresenta características específicas, assim como aparências distintas. Mas não se preocupe porque iremos explicar em mais detalhes na sequência deste conteúdo.

Quais são as áreas de estudo da Botânica?

Afirmar que a Botânica faz o estudo de plantas pode ser visto como algo bastante abrangente, não é? Afinal, são tantas espécies diferentes que é necessário olhá-las com mais dedicação. E é por isso que esse campo da Biologia foi separado a fim de que cada subdivisão possa ser analisada com mais atenção por botânicos especializados no organismo em questão.

Veja a seguir as áreas de estudo da Botânica, que são anatomia vegetal, fisiologia vegetal, morfologia vegetal, taxonomia e sistemática vegetal, etnobotânica, ecologia vegetal e paleobotânica. Entenda mais:

Anatomia vegetal

A anatomia vegetal faz o estudo de como é a forma estrutural das plantas, observando como são os tecidos vegetais, suas interligações, alterações de acordo com o habitat natural da espécie e outros pontos em relação ao corpo desses seres.

Fisiologia vegetal

Já a fisiologia vegetal busca compreender a fundo como é o modo de funcionamento das milhares de espécies de plantas. Essa área tem a função de estudar sobre o processo de fotossíntese, a respiração, a nutrição e os tropismos de cada tipo de planta.

Morfologia vegetal

O campo de pesquisa da morfologia vegetal está diretamente ligado à forma das plantas, assim como a sua estrutura. Os detalhes importam de modo integral para os botânicos desta área, já que analisam as raízes, as variações dos tipos de caules e dos modelos de folhas.

Estudar essas partes das espécies faz com que nós, seres humanos, possamos compreender melhor sobre como esses outros organismos vivos sobrevivem, por exemplo. Além disso, conhecer as diferenças é ideal para realizar a caracterização das plantas existentes em todo o mundo.

Taxonomia e sistemática vegetal

Esse subgrupo é reconhecido por ser o responsável por executar a classificação das espécies de vegetais e a sua respectiva identificação. Assim, a área de taxonomia e sistemática vegetal mapeia a diversidade biológica a partir da evolução das plantas, além de dar os nomes científicos para cada uma delas.

Etnobotânica

Você tem interesse em saber como é a relação do homem com as espécies botânicas ao seu redor? Esse é o objeto de pesquisa e de estudo da etnobotânica: é uma ciência que analisa as interações entre os humanos e as plantas, entendendo como são usadas na sociedade em que estão inseridas, por exemplo para uso medicinal ou na gastronomia local.

Ecologia vegetal

Pelo fato de as plantas estarem inseridas no ecossistema existente no planeta, há uma área dedicada a descobrir como é a convivência dos vegetais com o meio externo e entre si. A ecologia vegetal procura compreender como são os diversos níveis de organização entre os organismos biológicos, e como as respectivas espécies participam deste processo.

Paleobotânica

A área da paleobotânica tem o papel de entender o passado. Isto é, assim como a paleontologia, esse campo de estudo de botânica busca os organismos vegetais que habitaram anteriormente os solos no passado, o que possibilita uma maior compreensão de como as plantas evoluíram, já que há como fazer um levantamento de milhares de anos atrás.

Qual a importância das plantas?

As espécies botânicas são essenciais para a manutenção da vida neste planeta. Isso acontece porque os seres humanos e outros animais não conseguem viver sem o gás oxigênio produzido pelas plantas. Dessa forma, elas têm uma relevante participação em toda a existência como a que conhecemos atualmente.

Além disso, quanto mais plantas, melhor, visto que elas são responsáveis por também serem fontes de alimentos para outras diversas espécies de seres vivos e por participar do controle climático. Ou seja, quando há um menor espaço de vegetal por território, mais quente ficará o local em questão por falta de cobertura ou abrigo vegetal, o que é um problema nas grandes cidades.

Outro ponto que representa a sua importância é o fato de serem utilizadas de forma diversa na economia: seja com a produção de papel ou roupas quanto com a presença na composição de medicamentos, ou até mesmo na decoração de casas e demais ambientes. Já em relação ao solo, as plantas ainda possibilitam a estabilização da terra, diminuindo o risco de erosão.

Principais partes de uma planta

Os botânicos estudam as partes de uma planta. Afinal, cada pedaço que forma os organismos vegetais cumpre uma função em sua estrutura como um todo. As principais partes são: raiz, caule, folhas, sementes, flor e fruto.

As raízes permitem que a espécie fique presa no solo em que está plantada e que obtenha os nutrientes necessários, e a água, para a sua sobrevivência diretamente da terra. Em seguida, o caule garante a sustentação das plantas e a condução de tais nutrientes para as demais partes de seu formato.

Com o papel de realizar a fotossíntese, estão as folhas. Elas também proporcionam a proteção da espécie e o armazenamento de alimentos. Já as sementes só estão presentes nas estruturas de dois grupos de plantas: em angiospermas e em gimnospermas, e são formadas após a fecundação.

As flores existem apenas nas espécies que são classificadas como angiospermas e têm uma atuação fundamental no processo de polinização. Por fim, os frutos também estão somente neste grupo de plantas e protegem a semente.

Principais grupos de plantas

Como falamos em um tópico acima deste artigo, há quatro classificações de grupos de plantas, sendo eles: angiospermas, briófitas, gimnospermas e pteridófitas. O que diferencia essas subdivisões é o fato de algumas espécies de plantas não terem flores e frutos, enquanto outras não possuem os vasos que conduzem a seiva, por exemplo.

Além disso, os seus ciclos de vida são diferentes. Por exemplo, para as pteridófitas, o ciclo dominante é o chamado esporófito, enquanto nas briófitas, é o gametófito.

A maioria das espécies conhecidas pelo homem são as angiospermas, as quais representam por volta de 90% dos organismos botânicos por terem flores e frutos, e por não precisarem de água para se reproduzirem.

Questões de Botânica que caem no vestibular

Ficou curioso para saber como a matéria de Botânica é solicitada nas perguntas dos vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Por ser um assunto que marca presença nos processos seletivos de múltipla escolha, é ideal que você se prepare corretamente para ter as respostas na ponta da língua e acertar a questão. Confira alguns exemplos:  

1. (Enem PPL 2020) As plantas, em sua fase de crescimento, necessitam de grande quantidade de carbono, sequestrado pela fotossíntese, para a produção de biomassa.

O sequestro de carbono pelas plantas é aumentado

    A) Reciclando papel
    B) Mantendo intactas as florestas nativas
    C) Fazendo o replantio das áreas degradadas
    D) Evitando a queima de madeira e de áreas de floresta
    E) Substituindo a madeira de bens duráveis por materiais alternativos

2. (Enem 2020) Plantas pioneiras são as que iniciam o processo natural de cicatrização de uma área desprovida de vegetação. Em geral, têm pequeno porte e crescem muito rápido, desenvolvem-se a pleno sol e são pouco exigentes quanto às condições do solo. Produzem grande quantidade de sementes e possuem ciclo de vida curto.
(BLUM, C. T. Lista preliminar de espécies vegetais pioneiras nativas do Paraná – versão 2005. Disponível em: www.chaua.org.br. Acesso em: 10 fev. 2015.)

Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no solo,

    A) Aumento da incidência de luz solar
    B) Diminuição da absorção de água
    C) Estabilização da umidade
    D) Elevação de temperatura
    E) Liberação de oxigênio

3. (Uece) Quando falamos de uma planta que apresenta tecido vascular, não possui ovário, não produz sementes e tem como geração dominante a esporofítica, estamos nos referindo a uma

    A) briófita
    B) angiosperma
    C) gimnosperma
    D) pteridófita

4. (UERJ) Uma fruta podre no cesto pode estragar todo o resto. O dito popular baseia-se no fundamento biológico de que a liberação de um hormônio volátil pelo fruto mais maduro estimula a maturação dos demais frutos. Esse hormônio é denominado de:

    A) etileno
    B) auxina
    C) citocinina
    D) giberelina

5. (FUVEST) Um organismo multicelular, fotossintetizante, que possui sistema vascular e não possui frutos ou sementes é uma

    A) alga
    B) briófita
    C) pteridófita
    D) gimnosperma
    E) angiosperma

GABARITO
1. C
2. C
3. D
4. A
5. C

E se você quer continuar praticando as matérias que caem nos principais processos seletivos, é só acessar esse link!

Continue acompanhando o blog Prasaber para continuar acompanhando os principais temas de vestibulares, de faculdades e tudo o que acontece no mundo universitário. Bons estudos e vamos juntos conquistar o seu diploma!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter