Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Lifelong learning: entenda este conceito de educação continuada Lifelong learning: entenda este conceito de educação continuada

Lifelong learning: entenda este conceito de educação continuada

Atualmente, qualquer carreira exige que os profissionais estejam atualizados e, sobretudo, abertos para constantes mudanças na área profissional.

Fato é que para ser um profissional diferenciado, é preciso estar disposto a aprender e se aprimorar diante da crescente evolução, por exemplo, no setor tecnológico. Um dos conceitos que denomina essa prática é o lifelong learning, que funciona basicamente como um modelo de aprendizagem contínua.

Nesse sentido, você precisa saber que o termo se sustenta em quatro pilares: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Mas, como isso pode te ajudar no dia a dia da prática profissional?

Preparamos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o conceito de lifelong learning, sua importância e como praticá-lo. Vem com a gente!

O que é lifelong learning?

A prática surgiu na década de 1970 na Europa e começou a ganhar força em 1990. Traduzido para o português, o termo lifelong learning significa “aprendizagem contínua”. O conceito pressupõe que sempre é possível aprender coisas novas, e que toda a atividade de aprendizagem, seja ela formal ou informal, pode ser realizada em diferentes lugares e a qualquer momento.

Na prática, o conceito diz que ter uma educação constante, se aperfeiçoar e agregar conhecimentos tanto para o âmbito profissional quanto pessoal, ajuda a desenvolver hábitos saudáveis e prazerosos. Diante disso, a busca pelo conhecimento deve ser encarada como um processo que não tem fim. Nesse sentido, não é apenas um diploma de faculdade que deve encerrar a sua jornada e desenvolvimento. Adotar essa postura e esse conceito pode trazer inúmeras vantagens.

Além do campo da educação, o termo já tem sido usado no ambiente corporativo, a fim de fortalecer uma cultura organizacional que, sobretudo, valoriza o processo de aprendizagem dos colaboradores. Fato é que o mercado de trabalho é competitivo, dito isso, adotar para si o processo de formação contínua o torna um profissional diferenciado e de destaque entre os demais.

No âmbito educacional, as instituições de ensino superior investem no conceito lifelong learning e criam estratégias de estímulo voluntário, proativo e permanente para o desenvolvimento e crescimento dos seus alunos nas mais diversas áreas de conhecimento.

O conceito se sustenta em quatro pilares fundamentais:

  • Aprender a conhecer
  • Aprender a fazer
  • Aprender a conviver
  • Aprender a ser

Prv Seo Infográfico Pilares Lifelong Learning

Quem criou o lifelong learning?

Embora na tradução literal de lifelong learning signifique “aprendendo ao longo da vida”, na literatura científica o termo pode ser interpretado como uma série de movimentos ligados à transformação do ensino em busca do desenvolvimento do ser humano nas mais diversas estratégias de ensino.

Lifelong learning teve seu início nos anos 70, do século 20, como mencionamos, mas ganhou força e reconhecimento global com o Relatório da Educação no século 21 criado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), lançado junto à Conferência Ministerial da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômica).

Jacques Delors da UNESCO acrescenta ao relatório e resume que o lifelong learning’ elimina a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente.

Qual a importância do lifelong learning?

No âmbito educacional, a educação continuada ou o lifelong learning é importante pois é por meio dela que é possível recuperar as lacunas de aprendizagem que, por algum momento, possam ter se perdido ao longo das fases de ensino. Nesse sentido, o conceito retoma conteúdos mal aproveitados e qualifica o aprendizado.

Mas, sobretudo, o termo ajuda e contribui para o futuro de alunos que buscam se manterem atualizados dentro da sua área de atuação.

Já no ambiente profissional, o lifelong learning é aplicado dentro das empresas como uma técnica, até mesmo para contratação, visto que recrutadores têm buscado por profissionais que estejam se atualizando conforme as mudanças. Ou seja, no processo seletivo, são selecionados – em boa parte dos casos – profissionais que saibam lidar com assuntos inovadores.

Quais são as vantagens do lifelong learning?

As vantagens de ter um estilo de vida lifelong learning no ambiente profissional, pessoal ou educacional agrega pontos positivos em todas essas áreas. Dentre elas:

  • Incentivar novas habilidades
  • Estimular a criatividade
  • Aumentar as perspectivas de crescimento
  • Melhorar a capacidade para tomada de decisões
  • Rápida adaptação no mercado de trabalho

Vale ressaltar que o conceito lifelong learning é relevante em diversos contextos da vida. Por isso, é possível tirar proveito das experiências em todos os setores, e viver em constante aprendizado.

Como praticar lifelong learning?

Agora que você já sabe o que é lifelong learning, como surgiu e quais são suas vantagens para sua evolução profissional e pessoal, é hora de descobrir como praticar e aplicar o conceito no seu dia a dia. Incluir alguns hábitos essenciais e simples na sua rotina pode te tornar um verdadeiro “lifelong learner”.

Mantenha o hábito da leitura

Leia jornais, livros, revistas, artigos… pesquise por assuntos e temas aos quais você deseja saber mais. Todavia, seja curioso, o importante é mergulhar profundamente em algum tópico por meio da leitura regular.

Faça cursos rápidos

Embora as formações e especializações mais longas como MBA e pós-graduação ainda sejam a forma mais valiosa de garantir o conhecimento, os cursos mais rápidos e dinâmicos vêm ganhando força por conta do seu dinamismo, como os cursos livres e cursos profissionalizantes. Não somente eles, mas como workshops presenciais e online.

Veja também: Conheça sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado!

Os cursos rápidos têm um impacto significativo na capacitação e atualização profissional, oferecendo uma forma ágil e eficaz de adquirir novos conhecimentos e habilidades. Esses cursos são projetados para fornecer treinamento específico em áreas temáticas, permitindo que os profissionais se mantenham atualizados e adquiram competências relevantes de forma ágil.

Estabeleça metas

O principal pilar do lifelong learning é continuar a aprendizagem, então nunca pare de buscar conhecimento. Estabeleça metas de temas e conteúdos que queira aprender e esteja sempre à frente. Evite procrastinar e opte por assuntos que agregam valores e maiores recompensas, sejam eles em termos de carreira ou satisfação profissional.

Procure grupos de discussão e compartilhe o aprendizado

Seja ativo em fóruns e grupos de discussão sobre o assunto. É muito importante para a prática do lifelong learning que você compartilhe e troque ideias com outras pessoas. O LinkedIn pode ser um excelente lugar pra começar. Vale lembrar que essas conversas podem te agregar insights valiosos, além de alimentar a sua motivação em continuar.

Agora que você já sabe como aplicá-lo em sua rotina, não adie mais esse processo e torne-se um lifelong learner.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter