Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Despesas: saiba como começar o ano no azul! Despesas: saiba como começar o ano no azul!

Despesas: saiba como começar o ano no azul!

Os últimos anos têm sido desafiadores para todo e qualquer cidadão brasileiro e se manter com as finanças organizadas passou a ser um grande desafio. Fugir da inadimplência e começar mais um ano no azul exige muita organização financeira.

Saber qual o melhor caminho para começar o ano no azul é importantíssimo. Por isso, é tão importante buscar construir um ciclo de educação financeira constante. Entender onde e como investir, fazer uso de ferramentas que te ajudem a economizar, controlar os gastos, tudo isso unido a uma boa disciplina vai te ajudar a garantir uma excelente saúde financeira.

Para te ajudar a começar o ano com tudo, confira esse conteúdo que vai te orientar a como ter o controle sobre suas despesas e construir uma boa saúde financeira. Vem com a gente!

O que são despesas?

Para começar é muito importante entender o que significa alguns conceitos de expressões comuns no nosso dia a dia. As despesas são consideradas por profissionais da contabilidade como custos que todo o mês entram na sua listinha financeira. Como, por exemplo, a mensalidade da universidade, a conta da luz, a conta da internet, a conta da água, a fatura do celular, entre outros.

Dentro das despesas existem classificações diferentes e são sobre elas que vamos conversar agora.

Quais são os tipos de despesas?

Despesas fixas e variáveis são tipos diferentes de custos que devem ser contabilizados no seu orçamento pessoal. Os dois tipos de despesas compõem o total de gastos que você tem todo mês, o que gera uma diminuição da sua renda mensal.

Vamos entender melhor sobre esses dois tipos de despesas!

Despesas fixas

Sabe aqueles gastos que não variam ou sofrem uma variação muito pequena de um mês para o outro? Podem ser considerados como despesas fixas a mensalidade do colégio, impostos mensais, aluguel, taxa de condomínio, entre outros.

Despesas variáveis

Já as despesas variáveis são aquelas que estão ali todos os meses, mas como o próprio nome já diz, elas variam de acordo com a frequência e a intensidade do uso. São exemplos de despesas variáveis: contas de água e luz, combustível, alimentação, gastos com passagem de transporte público, compras extras e entre outras.

Diferença entre custo e despesa

Talvez uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é saúde financeira, seja a diferença entre custo e despesa. E é isso que vamos descobrir agora!

A diferença básica entre custos e despesa é que o custo está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já a despesa tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio. Já as despesas podem ser administradas, a fim de serem reduzidas ou eliminadas.

Dicas de como calcular as despesas

Calcular as despesas de casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas é essencial para manter suas finanças em ordem. Para calcular as despesas, você pode seguir bons costumes como:

Tenha consciência do seu orçamento doméstico

Para a manutenção de uma vida financeira saudável é muito importante que tenhamos muito bem definido tudo o que entra e tudo o que sai quando o assunto é dinheiro. Desenvolver um orçamento doméstico ajuda a deixar mais claro tudo isso.

Esse orçamento vai te ajudar a ter um balanço mensal de quanto você ganha e quanto você gasta, para que você tenha noção se ao final do mês está faltando ou sobrando dinheiro.

Orçamento doméstico é a organização das despesas e gastos da casa. Se você mora sozinho ou em república, então fica mais complicado, pois parece que o dinheiro vai embora e você nem percebe com o que gastou. Mas, apesar de uma dura missão, o controle no orçamento doméstico é necessário para conseguirmos alcançar nossos objetivos e deve ser feito à risca.

Liste todas as suas despesas fixas e anote despesas variáveis

Para conseguir organizar e colocar em prática tudo o que já mostramos até aqui, vamos citar algumas ferramentas que vão te ajudar a listar todas as suas despesas fixas e variáveis.

  • Anotar em um bloco de notas e guardar as notinhas do cartão de crédito vão te ajudar a ter um maior controle sobre esses gastos;
  • Usar programas de planilhas, como o Excel, da Microsoft ou o Calc, da LIbreOffice vão te ajudar a visualizar todas essas informações de maneira mais profissional;
  • Os aplicativos de finanças vão de ajudar a ter todas as informações sobre seus gastos na palma da sua mão.

Ter o controle e saber lidar com o próprio dinheiro é, além de fundamental para uma vida tranquila, libertador. Pensando nisso, utilize a planilha de controle de gastos que preparamos para você!


 

Nem os mais altos salários se sustentam sem uma educação financeira, uma vez que podem ser incompatíveis com o estilo de vida que uma pessoa quer levar. O pior cenário, porém, é de pessoas que não possuem uma remuneração tão boa e, além disso, gastam bem mais do que podem.

Com tudo que já falamos, sem dúvidas, você aprendeu o tanto que é importante desenvolver uma boa qualidade de vida financeira. Com isso, é possível perceber a importância da economia para chegar a conquistar metas, sonhos e objetivos de vida.

Vale diminuir o consumo daquelas despesas variáveis, como: luz, água, feira do mês, despesas extras. Talvez, utilizar o transporte público com mais frequência, ao invés do carro próprio para diminuir os gastos com gasolina, usar menos o chuveiro elétrico, passar menos tempo com o ar-condicionado ligado, entre outras táticas.

E se você é estudante de uma universidade privada, vale buscar possibilidades para diminuir o valor da mensalidade, por exemplo. Uma saída é contar com uma bolsa de estudos! Além do Prouni (Programa Universidade para Todos) do governo federal, o Amigo Edu tem parcerias com diversas universidades e oferece bolsas de até 80% e você não precisa da nota do Enem – é para todo mundo!

Veja também: 5 dicas de como fazer controle de gastos mensais para a faculdade!

O financiamento estudantil também pode ser uma boa opção para você estudar pagando menos e conseguir economizar uma grana no final do mês. As possibilidades mais conhecidas são o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) oferecido pelo governo em parceria com o MEC (Ministério da Educação e o Pravaler, que te ajuda a continuar no curso pagando a metade do valor, num maior espaço de tempo, com as menores taxas de juros do mercado.

Conheça as universidades parcerias e faça uma simulação do seu curso agora mesmo!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x
< class="main-title dsprv-font-header-textset-2 dsprv-color-secondary-textcolor-1"> Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter