Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
7 dicas de como fazer controle de gastos mensais para a faculdade 7 dicas de como fazer controle de gastos mensais para a faculdade

7 dicas de como fazer controle de gastos mensais para a faculdade

A época da faculdade é marcada por muitos eventos: tanto os de aprendizado por causa das disciplinas vistas em sala de aula quanto com as experiências sociais vividas com as pessoas que se conhece nesse período. Com isso, as despesas são várias e é preciso fazer um controle de gastos mensais eficiente.

Ter um bom cuidado com a sua vida financeira, conciliar os gastos com a faculdade e as demais despesas não será tão complicado como parece. Quer descobrir como montar o seu orçamento em algumas dicas práticas? Então, aproveite a leitura deste artigo e fique por dentro!

Por que o controle de gastos mensais é importante?

Para muitos estudantes o momento de começar a cursar o ensino superior também é o início da vida adulta. Afinal, com o ingresso na faculdade, as responsabilidades aumentam, aparecem os primeiros empregos e seus respectivos salários, além de surgirem despesas que antes talvez não tivesse, como pagar a mensalidade, comprar livros e por aí vai.

Também há quem precise ir morar mais perto do campus da instituição de ensino, tendo que se bancar com o salário recebido no estágio. Esses são alguns exemplos bastante comuns e que têm algo que os deixa semelhantes: a necessidade de entender como lidar bem com o dinheiro para não ter problemas financeiros.

Assim, fazer o controle de gastos mensais é importantíssimo. Isso porque poderá ajudar você a desenvolver uma melhor relação com o próprio dinheiro ao ter na ponta do lápis, ou nas linhas do Excel, qual é a sua renda, quais são as despesas fixas, as contas para pagar e como cuidar de todos esses valores da melhor maneira.

Além disso, a experiência de ter um controle de gastos é ideal para aumentar o senso de disciplina e até mesmo para definir estratégias para o seu futuro, como ver quanto precisa guardar seja para a aposentadoria ou para um sonho a ser realizado.

Quais são os gastos mais comuns na faculdade?

Quem é estudante universitário está familiarizado com constantemente ter algum gasto. Do lanche entre as aulas às páginas impressas no xerox, dependendo do curso de graduação as despesas podem ser maiores ou menores, já que alguns exigem mais materiais e livros.

De qualquer forma, o que costuma ser o pacote básico de gastos mais comuns na faculdade inclui a mensalidade do curso (para quem estuda em faculdade particular), os livros e as apostilas de cada disciplina, uma quantia para alimentação e transporte, xerox e material escolar, impressão de trabalhos ou outros equipamentos que podem ser necessários para o dia a dia de aula.

Qual é a melhor forma de organizar os gastos mensais?

Existem diversas maneiras de controlar os gastos mensais durante os anos de faculdade, como planilha no Excel, aplicativos de organização financeira, tabelas, recursos do aplicativo do banco, entre outros. Inclusive, preparamos para você uma planilha de controle de gastos da faculdade pronta para você baixar e preencher!


 

O mais importante é que seja um jeito prático, simples e relativamente tranquilo de fazer a atualização das despesas e das entradas de dinheiro, de mexer no cotidiano e de se organizar de um modo geral. Para encontrar o melhor recurso para você, é ideal testá-los e perceber com qual você se adapta com mais facilidade e qual atende ao que você procura.

Dicas de como fazer um controle de gastos mensais na faculdade

Fazer um controle de gastos mensais durante a faculdade é essencial para manter suas finanças sob controle e garantir que você possa arcar com todas as despesas sem passar por apertos financeiros. Com alguns hábitos adicionados à sua rotina, você poderá ter um orçamento eficiente e bem definido para gerenciar a sua vida financeira desde cedo.

Veja algumas dicas para ajudá-lo a criar e manter um controle eficiente de seus gastos:

Anote as rendas e as despesas fixas

O primeiro passo é ter registrado tudo o que não é variável. Ou seja, as contas que você paga todos os meses, como ao valor da mensalidade da faculdade, o quanto você gasta em alimentação, de transporte e outras despesas fixas. Anote também quais são as suas entradas, como salário ou rendas extras. Assim, você já consegue visualizar um balanço entre o que entra na sua conta bancária e o que sai, sendo o básico do seu controle de gastos mensais.

Crie um orçamento

Agora que você já tem listado todas as suas fontes de renda e gastos mensais fixos e variáveis, use uma planilha de excel ou um aplicativo de controle financeiro para registrar suas receitas e despesas. Isso ajudará a visualizar seus gastos de forma organizada e facilitará o acompanhamento mês a mês.

Defina quais gastos são essenciais e quais são supérfluos. Priorize o pagamento das despesas mais importantes, como mensalidade da faculdade e aluguel, antes de considerar gastos com lazer e entretenimento.

À medida que as despesas e receitas mudam, reveja seu orçamento periodicamente e ajuste-o conforme necessário. Isso garantirá que você esteja sempre atualizado em relação às suas finanças pessoais.

Estipule limites para gastos variáveis

Estabeleça um limite de gastos para atividades de lazer e entretenimento, como sair para comer fora ou ir ao cinema. Isso ajudará a controlar gastos desnecessários.

É normal que alguma despesa possa ser tirada, ajudando a diminuir os custos mensais e a fazer com que sobre dinheiro no fim do mês. Por isso, se estiver com o orçamento apertado ou nem tanto assim, experimente cortar itens que não sejam indispensáveis para você, como um streaming a mais ou uma das saídas do final de semana.

Inclusive, antes de fazer uma compra, reflita sobre sua real necessidade e se ela se encaixa em seu orçamento. Evite compras impulsivas e aprenda a diferenciar desejos de necessidades. Essa é uma maneira de conseguir estabelecer quais são as prioridades do uso do seu dinheiro e o que pode ser deixado para outra hora.

Tenha uma reserva de emergência

Percebeu que sobrou um dinheirinho? Então, opte por guardá-lo ou investi-lo. Dessa forma, você começará a montar a sua reserva de emergência e terá um valor para imprevistos, para a realização de sonhos ou até mesmo para usar em um momento em que tenha mais despesas, como no começo do ano.

Assim, você estará preparado para lidar com imprevistos sem comprometer o seu orçamento mensal.

Aproveite descontos e benefícios

Verifique se a faculdade oferece descontos em livros, transporte ou outras despesas. Além disso, utilize programas de descontos para estudantes em lojas e estabelecimentos parceiros. Uma dica muito boa é participar também de programas de indicação! Aqui, temos o Indica Pravaler, onde é possível fazer uma graninha extra ao indicar um amigo para contratar o nosso financiamento estudantil privado.

Evite gastos impulsivos

Não tem segredos, né? Ninguém quer ficar com pagamentos pendentes e muito menos com o nome sujo no Serasa. Tente ao máximo não fazer dívidas com empresas, instituições financeiras e lojas para que você possa ficar tranquilo com o seu controle de gastos.

Mas, caso já tenha alguma dívida em seu nome, inclua o valor das parcelas a serem pagas no orçamento como uma despesa fixa.

Encontre um bom financiamento estudantil

Já comentamos que as mensalidades são um gasto fixo do seu controle mensal, mas e se tivesse como diminuir esses valores? Isso é possível com o financiamento estudantil do Pravaler. Temos diversas opções de crédito para você encontrar soluções com as menores parcelas possíveis para pagar todos os meses até o fim do seu curso de graduação.

Ao encontrar o melhor financiamento para pagar a faculdade, você terá como controlar ainda mais os seus gastos neste período, com parcelas que nunca se acumulam. Não é ótimo? Faça a sua simulação agora mesmo e descubra o que temos para você! Conte com a gente e vamos juntos conquistar o seu diploma.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter