Pravaler
Imagem do blog
Educação FinanceiraPra saber
31 de Outubro, 2023Por Prasaber

Saiba como a reserva de emergência pode te ajudar

Fato é que imprevistos acontecem e ninguém gosta de ser pego de surpresa, principalmente quando o assunto se refere às finanças, não é mesmo? É nesse cenário que a reserva de emergência se faz importante.

No Brasil, a educação financeira não é uma das áreas mais exploradas, prova disso é que mais da metade dos brasileiros não tem uma reserva, e milhares de brasileiros pagam suas contas no aperto, recorrendo, quase sempre, a créditos, empréstimos, financiamentos e cartão para quitar suas dívidas.

Se você ainda não tem uma reserva de emergência ou não sabe como começar a criar uma, esse conteúdo é para você. Entenda por que a ausência dessa ferramenta pode ser um erro fatal para sua vida financeira. Boa leitura!

O que é reserva de emergência?

A reserva de emergência é nada mais nada menos que um fundo de dinheiro economizado, mantido para ser usado em casos emergenciais. Essa ferramenta atua como segurança financeira, que permite ter tranquilidade em tempos de crise.

Ela é, portanto, projetada para cobrir despesas inesperadas, como gastos médicos, desemprego, carro quebrado, entre muitos outros eventos não planejados que podem afetar suas finanças.

Uma das características da reserva de emergência é a sua liquidez. Seus fundos devem estar facilmente acessíveis e disponíveis quando necessário. Isso significa que você deve manter esse dinheiro em contas bancárias, conta poupança ou conta corrente.

É possível que neste momento você se pergunte “quanto deve ser a reserva de emergência?”. A verdade é que esse fundo varia de pessoa para pessoa, pois depende de diversas circunstâncias individuais. No entanto, é recomendado que essa reserva seja o equivalente a três a seis meses de despesas básicas. Ou seja, esse valor deve ser capaz de cobrir todas as despesas essenciais que você teria ao longo desse período, caso perca sua principal fonte de renda.

Apesar de ser um dinheiro seu em que você pode, sobretudo, gastá-lo como bem entende, é importante destacar que a reserva de emergência existe, única e exclusivamente para casos emergenciais, e não para gastos regulares ou despesas já planejadas.

Vale lembrar que uma vez utilizado parte ou a totalidade dessa reserva, você deve reabastecê-la assim que possível.