Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Dinheiro na conta: aprenda como juntar dinheiro Dinheiro na conta: aprenda como juntar dinheiro

Dinheiro na conta: aprenda como juntar dinheiro

Há quem diga que fechar o mês no azul é o sonho de qualquer pessoa. E não, isso não é algo impossível e muito menos lenda urbana! Economizar dinheiro ou ter uma reserva de emergência pode te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável e tranquila.

Mas afinal, como juntar dinheiro? Na real, o segredo está na organização. Ter o controle das suas finanças é crucial. Olhar de forma estratégica para a sua renda e despesas é o primeiro passo para ter uma jornada mais consciente. Para te ajudar nesse processo, preparamos um conteúdo completo, com dicas e estratégias essenciais. Vamos nessa?! Boa leitura!

A importância de começar a juntar dinheiro

Juntar dinheiro é uma prática financeira fundamental que oferece diversas vantagens e benefícios. Algumas delas são a reserva de emergência que serve, justamente, para te salvar em casos de despesas inesperadas, como gastos médicos, reparos domésticos ou até perda de emprego. Essa é uma forma de você não recorrer aos créditos oferecidos pelos bancos e instituições financeiras.

A economia do dinheiro também pode ser essencial para que você alcance aquelas metas específicas, seja comprar uma casa ou fazer uma viagem dos sonhos. 

Segurança e tranquilidade são duas coisas que somente com suas finanças em dia você poderá ter. Juntar dinheiro reduz o estresse associado à incerteza financeira, e entre muitos outros benefícios.

A verdade é que, ao economizar dinheiro, você começa a desenvolver hábitos financeiros saudáveis, ou seja, você passa a ter um controle maior sobre seus gastos. Mesmo juntando pequenas quantias regularmente, você construirá um alicerce financeiro sólido a longo prazo.

Como começar a juntar dinheiro?

Com um planejamento adequado e muita disciplina, juntar dinheiro não é tão complicado assim como parece. Existem algumas etapas que auxiliam durante esse processo, e você confere a seguir algumas dicas que separamos.

Estabeleça objetivos e metas financeiras

Antes de começar a juntar dinheiro, inicie conhecendo sua realidade financeira. Responda perguntas como: renda; quais são suas necessidades financeiras; qual a média dos seus gastos mensais; entre outras.

Em seguida, você irá definir suas metas financeiras, e isso pode incluir economizar para uma reserva de emergência, pagar uma dívida específica, comprar uma viagem, uma casa, carro, enfim. Tenha objetivos claros, dessa forma, você conseguirá manter o foco e a motivação em dia.

Crie um orçamento

O próximo passo é ter o controle financeiro. Elabore um orçamento detalhado que liste todas suas fontes de renda e despesas por mês. Esse acompanhamento pode ser feito por aplicativo, planilha, caderno etc. O importante é que você anote todos os seus gastos, pois é somente assim que você começará entender para onde o seu dinheiro está indo e identificar as áreas onde é possível economizar.

Nesse orçamento, você deve dividir suas despesas entre fixas e variáveis, isto é, gastos que não alteram no valor, como aluguel, convênio médico, entre outros. Já as variáveis é tudo aquilo que pode alterar a quantia mês a mês, como por exemplo conta de energia, água, alimentação etc.

Acabe com as despesas supérfluas

Uma vez feito esse orçamento, você consegue identificar onde estão as despesas desnecessárias e gastos supérfluos. É necessário que você se questione se essas coisas podem ser reduzidas e eliminadas totalmente da sua vida.

Reduza dívidas altas

Outra forma de juntar dinheiro, é priorizando o pagamento de dívidas mais altas, como por exemplo o cartão de crédito. Você sabia que reduzir o montante de juros é uma forma eficaz de economizar dinheiro?

Mantenha-se disciplinado

Disciplina é a chave para juntar dinheiro. Manter o foco em suas metas é primordial, sempre se pergunte se aquela despesa que está prestes a fazer é realmente necessária. É claro que ter uma boa grana guardada requer tempo e esforço contínuo, e isso não significa deixar de viver, pelo contrário, você passará a tomar decisões mais inteligentes e conscientes.

Como juntar dinheiro ganhando pouco?

Juntar dinheiro quando se tem uma renda limitada pode ser desafiador, mas não impossível. Com planejamento financeiro você consegue alcançar tudo que almeja, e aqui vão algumas dicas específicas que poderão te ajudar a economizar dinheiro mesmo ganhando pouco.

Priorize despesas essenciais

Identifique quais são suas despesas essenciais, que inclui moradia, alimentação, transporte e serviços, como água, luz, internet, entre outros. Esses gastos devem ser priorizados e mantidos em limites razoáveis.

Faça compras inteligentes

Faça compras com sabedoria. Busque por descontos e ofertas sempre que possível, e planeje suas compras com antecedência. Crie uma lista e detalhe tudo o que você precisa comprar, seja em uma ida ao supermercado ou loja. Evite comprar compulsivamente coisas que não são necessárias.

Automatize suas economias

Configurar transferências automáticas para uma conta sempre que receber o seu salário pode te ajudar bastante, mesmo que seja pequenos valores economizados.

Aumente sua renda

Busque recursos que ajudem a aumentar a sua renda, seja com trabalhos extras, freelancer ou atividades autônomas. Essas pequenas fontes de renda podem ajudar a ampliar suas economias.

Controle suas despesas com alimentação

Sabemos que comer fora pode ser um hábito difícil de deixar, mas evitar gastar com comida na rua poderá te ajudar a economizar um bom dinheiro. Comece preparando suas refeições em casa, e leve o almoço para o trabalho. 

Sabemos também que o final de semana ou uma sexta-feira à noite pede fast food, mas procure evitar sempre que conseguir.

Aproveite programas de assistência

Veja se você é elegível para programas assistenciais do governo ou de organizações sem fins lucrativos, algumas delas oferecem ajudas em áreas como moradia, alimentação, transporte, entre outros.

Estude sobre educação financeira

Sabemos que a educação financeira é defasada em nosso país, infelizmente, não estudamos sobre o tema durante o ensino escolar. Entretanto, procure investir tempo para aprender sobre planejamento financeiro. Isso irá ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes e informadas sobre o seu dinheiro.

Lembre-se que juntar dinheiro é uma jornada gradual, e não há um valor exato para começar, pois cada realidade é uma, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O importante é que você crie um plano adequado o quanto antes e siga-o disciplinadamente, mesmo que sua renda seja limitada.

Agora que você já sabe como guardar dinheiro, que tal começar o quanto antes? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil! 

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter