Pravaler
Imagem do blog
Ensino SuperiorPra saber
18 de Junho, 2023Por Pravaler

Como funciona o programa de estágio nas empresas?

Entre as maiores preocupações de quem financia ou pensa em financiar um curso superior está a viabilidade do estágio. E isso faz todo o sentido: sabendo que é possível conseguir oportunidades profissionais ainda na graduação, fica muito mais fácil se dedicar aos estudos e entrar num projeto de longo prazo.

É por isso que tantos estudantes pesquisam a respeito dos estágios. Mas você sabe realmente como é o estágio nas empresas? Sendo assim, nada melhor do que saber mais sobre o assunto. Confira.

Como é o estágio nas empresas?

Na prática, o estágio é um programa a ser desenvolvido por estudantes dentro de empresas como complemento de sua aprendizagem. A ideia é aperfeiçoar os conteúdos aprendidos na sala de aula com vivências no mundo do trabalho. Dessa forma, é possível gerar maior integração entre aluno e sociedade, dando a ele um conhecimento que vai além do oferecido no ambiente acadêmico.

Justamente por ser um complemento do aprendizado do estudante, o estágio não é um emprego. De acordo com a Lei do Estágio, sendo obrigatório ou não, o estágio pode ser realizado em cursos de nível médio, técnico ou superior, sendo necessário um termo de compromisso ou contrato celebrado entre estudante e a empresa ou instituição interessada, com a interveniência da instituição de ensino.

Por não ter vínculo empregatício, o estagiário não é protegido pela CLT. Nesse caso, a formalização da negociação entre empresa e faculdade é realizada mediante contrato. Este, precisa ser assinado pelas 3 partes envolvidas, ou seja, o contratante, o contratado e a instituição de ensino que se responsabilizará por garantir que as atividades realizadas na empresa não atrapalhem a vida acadêmica do aluno.

Entender que o estágio não caracteriza relação de emprego é importante porque, nessa atividade, não são devidos encargos de natureza social, trabalhista ou previdenciária. Resumindo, o estágio é um ato educativo escolar realizado sob supervisão. Ele pode ser feito no ambiente de uma empresa, mas não é um emprego formal, pois está mais voltado para a formação do estudante.