Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Matrícula na faculdade: veja os 8 documentos necessários Matrícula na faculdade: veja os 8 documentos necessários

Matrícula na faculdade: veja os 8 documentos necessários

Depois de anos se preparando, estudando e fazendo simulados aos finais de semana, chegou a tão sonhada aprovação: você conquistou a sua vaga em uma, ou mais, faculdade dentre todas as instituições de ensino superior nas quais prestou o vestibular.

São muitas emoções misturadas ao viver esse momento, não é mesmo? Mas, junto com as comemorações, essa nova jornada acadêmica vem acompanhada de algumas simples burocracias, como a matrícula na faculdade.

Se você estiver em busca de mais informações sobre esse processo, confira o conteúdo a seguir com as explicações sobre quais documentos são necessários para dar entrada em seu ingresso no ensino superior. Olha só e veja como é menos complicado do que parece!

Como fazer matrícula na faculdade?

Sendo uma das situações mais marcantes na vida de um estudante, se matricular na faculdade é o passo inicial para tudo o que virá depois ao longo desta experiência, desde as novas amizades e conexões às avaliações aplicadas pelos professores. Por causa dessa relevância, não deixe de saber como dar sequência corretamente aos próximos.

A matrícula na faculdade precisa ser feita seguindo as instruções ou regras estabelecidas pela própria instituição de ensino. Por exemplo, se a instituição de ensino exigir que seja realizada presencialmente no polo ou no campus principal, ou, por outro lado, se o seu ingresso tem a possibilidade de ser confirmado pelo site oficial da faculdade.

Em conjunto, os estudantes deverão entregar as cópias ou as autenticações dos documentos solicitados.

Matrícula na faculdade em faculdades particulares

Um dos pontos principais quando se trata do ingresso em faculdades particulares é que a matrícula neste caso costuma ser validada a partir do pagamento da primeira mensalidade. As instituições de ensino superior desta modalidade exigem que os estudantes façam esse pagamento desde o início como uma forma de garantirem a sua vaga.

Assim, se acontecer de você ser aprovado em uma primeira faculdade particular, mas estiver aguardando o resultado dos processos seletivos de outra instituição para escolher em qual irá se matricular de fato, confira se há essa condição de pagar o valor mensal do curso ou não a fim de não perder a sua oportunidade.

Matrícula na faculdade em faculdades públicas

Já sobre as faculdades públicas, ter vencido a alta concorrência é um motivo extra de celebração ao alcançar a sua vaga na graduação do seu interesse. Como são instituições de ensino superior gratuitas, não existe a necessidade de fazer nenhum pagamento inicial para consolidar a sua matrícula.

Mas, lembre-se de, assim como nas faculdades particulares, acompanhar quais são os requisitos para fazer a matrícula, principalmente se você utilizou algum programa do Governo Federal em seu ingresso, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Documentos para fazer matrícula na faculdade

Ao ver o seu nome na lista de aprovados do processo seletivo da faculdade pública ou particular, você já deve ficar atento aos próximos passos. Isto é, fique de olho na divulgação das datas de realização da matrícula na instituição de ensino superior que você entrou para saber qual é o período certo de enviar toda a documentação.

Existem certos documentos, como identidade e CPF, que são os mais comuns de serem solicitados nesta etapa de matrícula na faculdade. No entanto, assim como ver quais são os prazos definidos, também é indispensável conferir qual é a relação exata de documentações que devem ser apresentadas com a sua inscrição.

Isso porque essa lista pode variar de uma instituição de ensino para a outra e é ideal garantir que você esteja entregando tudo o que for necessário para não correr o risco de ter problemas nesta fase. Além disso, vai depender ainda de qual foi o formato de ensino, como se foi com o auxílio do Enem, Sisu ou Prouni, por exemplo.

Abaixo, você encontrará alguns exemplos que são os mais presentes nas exigências das faculdades brasileiras:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de eleitor regularizado;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Certificado de reservista (para homens);
  • Comprovante de endereço;
  • Histórico Escolar Completo do Ensino Médio;
  • Comprovante de conclusão do Ensino Médio,

Como falamos acima, é possível acontecer de a sua futura faculdade pública ou particular pedir mais algumas documentações complementares. Outro ponto de atenção é em relação a como devem ser entregues, se de forma online ou presencial, e quantas cópias são obrigatórias, como uma ou duas de um mesmo documento, versão original e demais particularidades.

Qual o prazo para se matricular na faculdade?

Os procedimentos de ingresso no ensino superior são únicos de cada faculdade, apesar de em diversos casos serem semelhantes. Assim como o vestibular se difere e a documentação obrigatória é variável, o prazo para efetuar a sua matrícula também é.

Ou seja, é a própria instituição de ensino superior quem define de quando até quando os seus novos estudantes poderão se matricular no curso de graduação em que foram aprovados.

Por exemplo, algumas convocam os selecionados da primeira lista para enviarem os seus documentos logo após a divulgação do resultado do vestibular. Já outras esperam alguns dias para começar essa etapa. Em relação ao período disponível para esta tarefa pode ser de uma semana, dez dias ou até mais, dependendo das regras da faculdade.

Os prazos das matrículas nas graduações brasileiras são decididos considerando ainda as datas das convocações das demais listas de aprovados, o que igualmente deve ser um ponto de atenção, já que interfere em todo o calendário deste início da nova jornada acadêmica.

Agora que você chegou até aqui, veja um pequeno resumo deste assunto: os documentos básicos a serem apresentados na matrícula da faculdade são semelhantes, como cédulas de identidade e o histórico escolar do ensino médio. Mas, não deixe de conferir nos editais e no site da sua faculdade qual é a documentação certa a ser enviada, e como deve ser enviada.

Dessa forma, entregando os arquivos ideais corretamente, você evita imprevistos e dores de cabeça com essa parte tão importante de sua entrada no ensino superior. E em qualquer caso de dúvida, entre em contato com a secretária da instituição, combinado?

Faça faculdade com o Pravaler e tenha um financiamento estudantil que cabe no seu bolso desde o primeiro semestre. Descubra mais!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter