Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Descubra quais são as melhores faculdades de Optometria do Brasil

Investem em um curso superior aqueles que desejam mudar de vida e ter uma carreira consolidada, que ofereça bons salários e frutos financeiros. Mas sabemos que definir qual profissão seguir não é uma tarefa fácil. Comece listando por áreas do conhecimento e destaque aquelas que têm mais aptidão e goste. Se a área da saúde é uma delas e te interessa, temos uma boa opção de carreira: Optometria. Você sabe o que é?

O curso de optometria é voltado para aqueles que querem trabalhar com a saúde ocular dos pacientes. Sua principal função é identificar problemas de visão através de exames e testes. Essa graduação é oferecida em grau de bacharelado (com duração de 4 anos) e também tecnólogo, com conclusão média de 3 anos.

Nesse conteúdo além de conferir quais são as melhores faculdades de Optometria do Brasil, você também descobre como ingressar em uma delas, seja através de programas governamentais ou por meio de iniciativas privadas. Vamos nessa? Boa leitura!

Melhores faculdades públicas de Optometria

Se o seu sonho é ingressar em uma faculdade pública, já deve saber que para conquistar uma vaga é preciso participar das provas de vestibular ou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas não só isso, como garantir uma boa pontuação.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o principal programa do governo federal que abre portas para estudantes de todo o país no ensino público. Para o curso de Optometria, já adiantamos que não há tantas opções como para um curso tradicional, por exemplo. Isso porque trata-se de uma área pouco explorada e consequentemente com pouca procura.

Em contrapartida, o curso de Oftalmologista (também voltado para área da saúde ocular) possui maior procura e oferta nas instituições públicas do país. Mas é importante lembrar que apesar de terem carreiras similares, as duas profissões possuem formações e funções diferentes na prática.

Melhores faculdades privadas de Optometria

O curso de Optometria é oferecido, principalmente, em instituições de ensino privadas no Brasil. Todas as faculdades estão comprometidas em oferecer uma educação de qualidade assegurada pela avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

A seguir você confere nossa lista separada por regiões do país com as melhores faculdades privadas de Optometria. É importante lembrar que em algumas delas você encontra a graduação nomeada como Óptica e Optometria. Além disso, as modalidades também podem ser diferenciadas, com ofertas no formato presencial, semipresencial ou EAD (ensino a distância). Desse modo, a nossa recomendação é que consulte o site oficial para mais informações. 

CTA Faca O Curso Que Sempre Sonhou Sem Pesar No Bolso Pravaler

Faculdades privadas de Optometria no Sudeste       

Faculdades privadas de Optometria no Sul    

  • Fundação Universidade do Contestado   

Faculdades privadas de Optometria no Centro-Oeste       

Faculdades privadas de Optometria no Nordeste       

Faculdades privadas de Optometria no Norte       

Na região norte do Brasil não há faculdades privadas que oferecem o curso de Optometria na modalidade presencial, mas existem instituições em outros estados do Brasil com ensino EAD, possibilitando que o estudante nortista consiga se formar como optometrista.

Como estudar nas melhores faculdades de Optometria?       

Agora é hora de descobrir como estudar em uma das melhores faculdades de Optometria. 

Fato é que arcar com os custos de um curso de graduação nem sempre é fácil. Afinal, para um estudante de baixa renda, além dos custos com a mensalidade, há também gastos com transporte, alimentação e entre outras coisas.

Pensando nisso, destacamos alguns mecanismos que podem te auxiliar a conseguir descontos através de bolsas ou até mesmo financiar os seus estudos. Acompanhe!

Bolsa de estudos para Optometria

A bolsa de estudos para a faculdade costuma cobrir o valor da mensalidade de maneira parcial ou integral. É possível conseguir esse benefício através de vestibulares oferecidos pelas próprias instituições de ensino. Nesse caso, o estudante arca com parte do valor.

O Prouni (Programa Universidade para todos) é outro meio de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos para Optometria. Trata-se de um programa do governo federal, cujo candidato, para conseguir o benefício, deve alcançar pelo menos 450 pontos na prova do Enem, além de não ter zerado na redação.

Vale destacar que os programas governamentais possuem uma série de requisitos, inclusive socioeconômicos, em que o candidato deve se encaixar.

Se nem uma das opções acima deram certo para você, não desista, você ainda pode contar o Amigo Edu, plataforma que oferece bolsas de até 80% de desconto no valor do curso em diversas faculdades privadas do Brasil.

Financiamento estudantil para Optometria

Uma das formas tradicionais de entrar na faculdade de Optometria é por meio do financiamento estudantil, que consiste em um crédito estudantil onde, em alguns casos, o estudante só começa a pagar depois que terminar o curso.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), por exemplo, é uma iniciativa do governo federal que disponibiliza esse benefício. Entretanto, como mencionamos, os programas governamentais costumam ter algumas condições para contratação, e para esse em questão, é necessário que o candidato tenha realizado o Enem, tenha obtido nota superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação. A classificação e seleção para as vagas disponíveis são com base nos critérios de renda.

Entre as alternativas está também o financiamento estudantil privado, modalidade que garante a participação de qualquer candidato sem restrições. O Pravaler se destaca como um dos principais programas de crédito estudantil do Brasil, pois não exige participação no Enem, pode ser contratado em qualquer época do ano e possui taxa de juros mais baixa em comparação aos modelos de empréstimos convencionais.

Que tal investir na sua carreira como optometrista com o Pravaler? Faça agora mesmo a simulação do seu financiamento estudantil!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude Optometria pagando menos por mês com o Pravaler.

Aproveite as vantagens do financiamento estudantil e faça o curso que você sempre sonhou.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter