Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Qual a nota de corte para Engenharia da Computação em 2024? Qual a nota de corte para Engenharia da Computação em 2024?

Qual a nota de corte para Engenharia da Computação em 2024?

Se preparar para as provas de ingresso ao ensino superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também requer pensar na melhor estratégia que te aproxima do curso do seu interesse, como observar as notas de corte para determinada instituição.

Entender a nota de corte para Engenharia da Computação pode ser uma boa base para guiar os seus estudos, assim, você vai saber em que áreas focar mais ou menos, de acordo com as suas habilidades. 

Neste artigo, vamos te apresentar tudo o que você precisa saber para entender sobre a nota de corte para Engenharia da Computação em 2024. Queremos te ajudar a chegar cada vez mais perto do seu sonho!

Vamos lá? Boa leitura!

É difícil passar em Engenharia da Computação?

Afinal, é difícil passar em Engenharia da Computação? Muitos cursos que são associados com notas de corte altas criam essa mesma dúvida, já que os candidatos passam por meses de preparação, e no geral se associa a vaga nas universidades com as dificuldades em passar pela prova do Enem.

Para qualquer que seja a opção de curso, é necessário manter um cronograma de estudos com muita disciplina e foco nas questões objetivas, que vão muito além do simples domínio de uma série de conteúdos, e exigem muita interpretação e raciocínio lógico.

Com enfoque nas questões que você mais domina, sem deixar os seus pontos de maior dificuldade de lado, é possível passar na faculdade de Engenharia da Computação, e em muitas outras! Basta manter a organização e a calma, pois a prova do Enem também exige dos candidatos a resistência.

Veja também: saiba como montar um cronograma de estudos eficiente!

Continue a leitura deste artigo para entender a nota de corte para Engenharia da Computação.

Qual a nota de corte para Engenharia da Computação?

A nota de corte de um curso nada mais é que a menor nota dentre os alunos que se enquadraram nas vagas reservadas para aquele ano, seja na ampla concorrência ou nas modalidades de ações afirmativas.

Isso quer dizer que a nota de corte é determinada pelo candidato que ocupa a última das vagas disponíveis, e a partir daquela nota, todos os outros inscritos para aquelas vagas não são aprovados na primeira chamada.

No decorrer dos anos, observa-se que a nota de corte se mantém em patamares similares, o que ajuda os candidatos das provas de vestibular a estimarem quantos pontos precisam fazer para se enquadrar dentro das vagas.

Nota de corte para Engenharia da Computação no Enem

Os candidatos que realizam a prova do Enem podem aproveitar a nota de corte para Engenharia de Computação de diversas maneiras, nos programas que podem ser acessados a partir dessa nota, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A nota de corte média, considerando os diferentes programas e tipos de vagas, fica em torno dos 705 pontos para Engenharia da Computação, podendo sofrer grandes variações a depender da instituição, da localização e da quantidade de candidatos competindo pela mesma vaga.

Nota de corte para Engenharia da Computação no Sisu

O Sisu é o principal dos programas que utilizam o desempenho do Enem para a classificação, pois oferta vagas diretas para universidades federais de todo o Brasil. Por essa razão, pode também ser o mais disputado.

Em 2024, a nota de corte para Engenharia da Computação no Sisu ficou na média geral de 705. Em algumas instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), a nota de corte foi de mais de 820.

Quer entender quais as suas chances de atingir a nota de corte em Engenharia da Computação no Sisu? Simule já a sua nota!

CTA simulador sisu

Nota de corte para Engenharia da Computação no Prouni

Para quem deseja conseguir uma bolsa em uma instituição de ensino privada, cobrindo 50% ou 100% do valor do curso, é importante se enquadrar nos seguintes quesitos: média maior que 450 na prova do Enem, e nota maior que zero na redação.

A nota de corte para Engenharia da Computação nesta modalidade é um pouco menor, tendo em 2024 sido por volta de 590 para todo o Brasil, com pico máximo de 650 a depender da instituição. 

Nota de corte para Engenharia da Computação no Fies

Para conseguir um financiamento estudantil no Fies, o estudante deve seguir regras similares às de outros programas, alcançando nota média de 450 nas provas do Enem e mais que zero na redação. Neste caso, contrai-se um crédito estudantil a ser pago só depois da formatura.

A média para conseguir um financiamento em 2024 em Engenharia da Computação foi de 570, com amplitude até cerca de 620 em média, em universidades privadas mais disputadas.

Qual faculdade tem menor nota de corte para Engenharia da Computação?

Em algumas faculdades a nota de corte para Engenharia da Computação é mais baixa. Isso não quer dizer que essas instituições são inferiores, e sim que a concorrência pode ser mais baixa, por diversos fatores como a localização geográfica e a concentração de candidatos.

Para 2024, a menor nota de corte registrada para o curso de Engenharia de Computação ficou em torno de 620 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF Catarinense).

Diversas outras instituições possuem notas abaixo ou acima da média. Para entender qual combina mais com o seu perfil, basta pesquisar as listas que contém as notas de corte detalhadas nas instituições de todo o Brasil.

Algumas das melhores faculdades de Engenharia da Computação do Brasil possuem variadas notas de corte para que você ingresse. Não deixe de consultar essa lista e pensar na instituição que é melhor para você.

E aí, conseguiu entender as diferenças entre as notas de corte para o curso de Engenharia da Computação? Agora é a hora de traçar a melhor estratégia para os seus estudos, buscando alcançar a nota de corte que te coloque dentro das vagas na instituição dos seus sonhos na próxima edição da prova do Enem!

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter