Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
PUC: Saiba tudo sobre as instituições PUC: Saiba tudo sobre as instituições

PUC: Saiba tudo sobre as instituições

Tenho certeza de que você já deve ter ouvido falar da PUC, a famosa Pontifícia Universidade Católica, acertei?

A Pontifícia se destaca como uma das principais instituições do país, configurada como uma das melhores e com vestibular extremamente concorrido. Originada em São Paulo, sua influência se estende por diversos estados brasileiros, inclusive fora dele com a PUC Chile, solidificadas como padrão de excelência e ensino de qualidade.

Quer conhecer mais sobre essas renomadas instituições? Continue acompanhando esse conteúdo para descobrir tudo sobre a PUC, além de entender o processo de ingresso. Vamos nessa? Boa leitura!

Qual o significado da sigla PUC?

PUC é abreviação de Pontifícia Universidade Católica. Pontifícia é o título conferido às instituições de ensino católica, bem como às instituições de ensino superior eclesiásticas. A atribuição desse título é exclusiva da Santa Fé.

Enquadradas como integrantes da Igreja Católicas, as PUCs recebem o reconhecimento conforme o Código de Direito Canônico (CDC), que configura o direito de estabelecer e administrar instituições educacionais, incluindo as universidades.

A trajetória da PUC no Brasil se desenrola desde 1930, quando surgiu a fundação da Associação dos Universitário Católicos, depois, em 1932, o Instituto de Estudos Superiores e da Confederação Católica Brasileira de Educação no ano seguinte.

Depois de uma década, mais precisamente no ano de 1941, foram inaugurados cursos nas chamadas Faculdades Católicas, em áreas como Direito, História, Ciências Sociais, Letras, Pedagogia e Geografia.

Em 46, as Faculdades ascenderam à condição de universidade, tornando-se a primeira instituição particular a alcançar o título.

O que são as universidades pontifícias?

As PUCs têm a missão de combinar educação superior de alta qualidade com valores cristãos e a promoção do desenvolvimento humano. No Brasil, é comum encontrar disciplinas de Estudo Religioso nos currículos de todos os cursos ministrados na Pontifícia Universidade Católica.

Muitas PUCs são reconhecidas pela qualidade de ensino, pesquisa e extensão ministrado em suas universidades. Elas frequentemente incentivam a participação dos estudantes em projetos e atividades.

No geral, as PUCs contam com uma boa infraestrutura, incluindo bibliotecas equipadas, laboratórios, salas de aula modernas e outros recursos que apoiam o aprendizado. Algumas delas, inclusive, têm programas de intercâmbio e parcerias com universidades estrangeiras, que promovem a internacionalização de ensino e pesquisa.

Além disso, você encontra muitas opções de cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, incluindo ciências humanas, sociais, exatas, saúde e tecnologia.

Quais são as PUC no Brasil?

Atualmente, existem sete PUCs no Brasil, mas cada uma delas possui mais de uma unidade, como por exemplo a de Minas, que tem campi em Belo Horizonte, Betim, Contagem e em mais seis municípios. Além disso, tem a PUC Campinas, em São Paulo, que é altamente reconhecida e bastante procurada, e a PUC Rio Grande do Sul.

PUC SP

A PUC de São Paulo é uma das mais reconhecidas em território nacional. Atualmente é composta por cinco campi, o Monte Alegre (sede), Consolação, Santana, Ipiranga e Sorocaba, além de duas unidades: Cogeae-Consolação e Derdic.

A avaliação do Ministério da Educação (MEC) é um dos processos importantes que fiscaliza a qualidade de ensino superior prestados nas universidades do país, sejam elas privadas e públicas. A PUC-SP recebeu nota 5, em uma escala de 1 a 5, evidenciando a sua excelência em educação.

PUC RJ

A PUC-RJ foi fundada em 1940, e se destaca, até hoje, pela sua forte tradição na área de ciências humanas, sociais e de direito. Conta com infraestrutura moderna e bem equipada, com espaços atualizados prontos para oferecer um conjunto de atividades que amplia o acesso à prática profissional.

Alinhado ao seu compromisso, a PUC RJ já recebeu diversos prêmios e certificações, incluindo internacionais. Pelo MEC, a instituição recebeu nota 4 no indicador Índice Geral de Cursos (IGC).

PUC MG

A PUC Minas está presente em Belo Horizonte, com as unidades Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel, além disso, também tem campi em Betim, Contagem, Poços de Caldas (na região Sul), Arcos (na região Centro-Oeste), Serro e Guanhães (Alto Jequitinhonha) e Uberlândia (Triângulo).

Sua estrutura multicampi é composta por uma centena de prédios que abrigam laboratórios, bibliotecas, museus, oficinas de teatro, auditórios, clínicas e muito mais. Oferece mais de 100 cursos de graduação, pós-graduação e cursos de especialização em diferentes modalidades. Recebeu nota máxima (5) no processo de recredenciamento institucional promovido pelo MEC.

PUC Goiás

A PUC Goiás é referência em ensino há mais de 60 anos. Além da sua sede em Goiânia, capital do estado, também está presente com 5 unidades acadêmicas administrativas denominadas como Escolas em diferentes regiões de Goiás.

Na última avaliação do Ministério da Educação, a PUC Goiás recebeu nota 4, o que a posiciona como uma instituição de ensino superior privado de destaque em todo o país.

PUC PR

Fundada em 1959, a PUC PR é uma das instituições privadas mais tradicionais do estado do Paraná. Sua sede está localizada em Curitiba, capital. Tem também mais outros três campi, sendo eles o Campus Londrina, Maringá e o Toledo. Cada um deles com estrutura própria.

A instituição é avaliada com nota 4 na avaliação do MEC, no quesito IGC.

Qual o valor da mensalidade da PUC?

Por serem instituições bem-conceituadas no país, a PUC costuma oferecer mensalidades mais caras, que podem variar de acordo com alguns fatores, incluindo a unidade, curso escolhido, modalidade de ensino, entre muitos outros.

É possível encontrar graduações na PUC a partir de R$ 400. Mas, você sabia que, apesar de apresentar valores salgados, você consegue ingressar em uma Pontifícia Universidade Católica pagando pouco? Hoje existem diversos processos seletivos que simplificam o seu ingresso na instituição, além de oferecer descontos nas mensalidades.

Além disso, você também consegue financiar os seus estudos de forma que não aperte o seu capital financeiro durante a graduação. E o Pravaler é uma das opções de crédito universitário que facilita o seu ingresso na PUC.

CTA Estude O Que Quiser Com O Pravaler

Como estudar na PUC?

O vestibular da PUC é o meio mais tradicional para estudar nesta renomada instituição. É fato que cada uma das Universidades têm autonomia para aplicar a prova, entretanto, a maioria delas trabalha com questões objetivas em uma única data.

Vale destacar que cada PUC pode ter seus critérios particulares, apresentando diferentes formas de conseguir uma vaga. Essa variação pode acontecer em função das demandas de um curso para outro. É interessante acompanhar as divulgações e editais da sua unidade de interesse.

Tem como entrar na PUC sem fazer vestibular?

Há outros métodos de ingresso que tira a obrigatoriedade do vestibular da PUC, como por exemplo, a utilização da nota do Enem. Há alguns requisitos para participação deste processo seletivo, como por exemplo, na PUC Goiás é necessário que o candidato tenha obtido nota superior a 400 pontos e nota mínima de 300 pontos na redação.

Você também pode ingressar em uma PUC com as modalidades de transferência de faculdade ou para realizar a sua segunda graduação. Vale destacar a importância dos critérios para cada um desses processos seletivos, que podem ser consultados no site da unidade de interesse.

Sabia que é possível financiar a sua faculdade com o Pravaler? Nós somos o principal programa de crédito universitário privado do país. Financie agora mesmo os seus estudos e não perca a chance de conquistar o seu diploma de nível superior!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: Prasaber
x

Faça o curso que você sempre sonhou com na PUC Goiás.

Aproveite os benefícios do financiamento estudantil do Pravaler e pague menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter