Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Áreas de estudo: O que é Ciências Exatas? Áreas de estudo: O que é Ciências Exatas?

Áreas de estudo: O que é Ciências Exatas?

Quando se está na fase de escolher qual profissão seguir futuramente, é comum de iniciar essa decisão através de qual área de estudo têm mais afinidade. Por exemplo, se você gostar mais de números e cálculos, as carreiras que pertencem ao grupo das Ciências Exatas é para você.

A seguir, iremos explicar tudo sobre essa importante área de estudos que é reconhecida por suas fórmulas, equações, expressões matemáticas, raciocínio lógico e muito mais. Saiba mais sobre as Ciências Exatas e descubra se tem a ver com os conhecimentos que você tem interesse.

Quais são as Ciências Exatas?

Se você se pergunta “o que é a área de Ciências Exatas?” e quer saber em quais 3 grandes ciências ela se divide, temos a resposta: se refere ao conjunto de campo de estudo que utiliza os números, e elementos relacionados, para compreender o mundo, assim como aquilo que a nossa sociedade utiliza no dia a dia.

Dentre esse campo de estudo estão três grandes ciências, as quais são Matemática, Química e Física. A partir de conhecimentos específicos de cada uma dessas subáreas, elas se complementam e formam o que ficou definido como Ciências Exatas.

Além das três grandes ciências, também se desdobram outros campos de estudo que têm graduação, como Engenharia, Ciência da Computação e Estatística.

O que se estuda em Ciências Exatas?

Seja Matemática, Química ou Física, essas áreas utilizam ferramentas próprias para chegar ao que se está procurando.

Em Matemática, os números, as estruturas, as formas e a ligação entre elas são estudados em diferentes níveis de aprofundamento. Por exemplo, no ensino fundamental e médio, essa disciplina será abordada de forma superficial, mas caso você opte por fazer a graduação, irá aprender conhecimentos ainda mais detalhados.

Já em Química, a matéria é explorada em questão de estudar a sua composição, transformações e propriedades particulares. Dessa forma, esse campo das Ciências Exatas se dedica a conferir as principais informações sobre aquilo que está ao nosso redor.

E em Física, são vistos os fenômenos naturais e como eles acontecem. Alguns deles são: a energia, a luz, o movimento, o som e a matéria. Neste caso, as características da natureza são estudadas por meio do uso de fórmulas, cálculos e números.

O que estuda a Ciências Exatas e da Terra?

Com foco no universo e na natureza, a Ciências Exatas e da Terra estuda tudo aquilo que é natural. Para isso, os profissionais da área contam com o uso da lógica, da matemática e de cálculos como maneiras de chegar ao que desejam saber, assim como colocam em prática a aplicação das leis mensuráveis.

Devido ao fato de essa área de estudo estar mais próxima de situações, e composições, reais do planeta Terra, se trata de conhecimentos essenciais para o avanço da sociedade.

Em Ciências Exatas e da Terra algumas disciplinas além das três grandes ciências se destacam, como Astronomia, Ciência da Computação e Geociências.

Quais são as profissões da área de Ciências Exatas?

Nas Ciências Exatas são abrangidas diversas profissões que necessitam de profissionais empenhados em lidar com números diariamente, tenham raciocínio lógico, curiosidade em testar hipóteses e objetividade.

Veja quais são as principais profissões:

As carreiras na educação também são válidas caso você tenha interesse em se tornar um docente, já que nas Ciências Exatas há a possibilidade de cursar a licenciatura da profissão escolhida para seguir carreira como professor e levar os seus conhecimentos adiante para novos estudantes.

Quais as profissões de Exatas mais bem pagas?

Diversos setores da economia e da sociedade utilizam profissionais das Ciências Exatas, de forma que sejam essenciais para a manutenção dos sistemas por serem técnicos, habilidosos e excelentes em cálculos.

Assim, boa parte das profissões deste campo de estudo são bem pagas, mas existem certas carreiras que estão se destacando atualmente, como é o caso de analistas de sistemas, analistas e engenheiros de dados, engenheiro de petróleo, arquiteto de software e engenheiro de produção.

Mas, de qualquer modo, profissões como economista, farmacêutico, cientista da computação também são carreiras com remunerações interessantes de maneira constante.

Lembre-se: as remunerações são variáveis de acordo com a região, local de trabalho, experiência do profissional e demais características que definem o escopo da vaga, junto com o valor de salário.

Ciências Exatas no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é composto por quatro partes de conhecimento que testam os aprendizados dos estudantes que participam desse importante vestibular, sendo: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

Com isso, a parte de Ciências Exatas é equivalente a por volta de 90 questões (45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática). São abordados diversos assuntos de Matemática, Química e Física, seja com a aplicação de fórmulas para descobrir a resposta correta ou por meio da interpretação de texto do enunciado.

O que mais cai em Ciências Exatas no Enem?

Ao longo dos três anos do Ensino Médio, são vistos muitos conteúdos de Exatas, não é? Então, saber quais deles costumam ser cobrados com mais frequência no Enem é ideal para se preparar da melhor maneira possível para gabaritar essas questões.

Em Matemática, os tópicos que mais caem no Enem são geometria, probabilidade, estatística, álgebra e cálculo. Em Química, química orgânica e inorgânica, geral e analítica. E em Física, eletromagnetismo, física moderna, mecânica, termodinâmica e óptica.

Biologia também faz parte do caderno de Exatas, por ser Ciências da Natureza assim como Química e Física, então saiba que genética, citologia, fisiologia e ecologia são alguns dos temas presentes.

Para quais cursos Ciências Exatas tem o maior peso?

Bom, se você pretende seguir alguma das carreiras citadas neste artigo (Engenharias, Ciência da Computação e Farmácia), saiba que se sair bem nas questões de Ciências Exatas é de grande importância, e o mesmo vale para Medicina por ser um dos cursos mais concorridos e que demanda um maior número de acertos no Enem.

E aí, gostou de saber mais sobre Ciências Exatas? Se você está se preparando para o vestibular dessa área de estudos, conte com a gente para ter uma vida financeira organizada com as menores taxas no crédito universitário. Faça a sua simulação!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter