

Boleto do Fies: como gerar e fazer o pagamento?
Se você já é estudante ou pretende fazer um financiamento estudantil pelo Fies, é muito importante que você saiba como realizar o pagamento do seu boleto e evitar atrasos.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre seu boleto do Fies. Vem com a gente!
Neste artigo você vai encontrar:
O que é o boleto do Fies?
O boleto do Fies é o documento que possibilita o pagamento do financiamento concedido pelo governo federal para que estudantes possam cursar a graduação em instituições de privadas de ensino superior.
Todos os pagamentos do boleto do Fies são feitos diretamente para a instituição de ensino escolhida. O boleto chega mensalmente na casa do aluno via correios após o término do curso, caso não chegue, é possível solicitar a segunda via pela internet, através do site da Caixa Econômica Federal.
Quando será pago o primeiro boleto do Fies?
O aluno só começa a pagar o financiamento após o término da graduação, com o prazo máximo de 14 anos para quitação da dívida. Dessa forma, o Fies funciona como um empréstimo. A vantagem é que a dívida do financiamento só começará a ser efetivamente cobrada quando o aluno estiver atuando no mercado de trabalho após a formatura.
Ou seja, durante o curso de graduação o fundo universitário realizará o pagamento à instituição de ensino. Somente quando estiver empregado o formado devolverá à instituição financeira através do boleto Fies o valor das mensalidades do curso.
Veja também: Quem tem Fies também pode ter o Prouni?
No entanto, o estudante realizará esse pagamento em um maior número de parcelas. Sendo assim, o valor do boleto Fies é mais baixo do que uma mensalidade em uma faculdade de ensino superior privada. É um custo que vai se encaixar bem no orçamento do graduado com emprego.
Ah, mas vale lembrar que a cada semestre, o funcionamento do programa sofre ajustes, então, é sempre bom conferir antes as regras da edição que irá participar, combinado?
Quais são os boletos que devo pagar no Fies?
Existem dois tipos de boletos do Fies. Um deles é relativo ao pagamento dos juros e deve ser quitado ainda durante o curso. A cobrança é trimestral e tem um teto – você fica sabendo desse valor máximo quando assinar o contrato. Essa taxa pode se estender até depois da formatura, no chamado período de carência, ou até que o profissional já formado comece a trabalhar (o prazo vai depender da época em que o estudante conseguiu o Fies).
O outro boleto é o das parcelas do saldo devedor. Essa cobrança é mensal e começa a ser aplicada quando se acaba o período de carência. O valor das prestações vai depender das características do contrato assinado com o Fies.
Quanto tempo o Fies demora para pagar a faculdade?
O tempo que o Fies demora para pagar a faculdade pode variar de acordo com o período de utilização do financiamento. Durante o período de utilização do financiamento, que geralmente corresponde à duração do curso, o Fies cobre os custos da mensalidade e o estudante não precisa realizar pagamentos nesse período.
Veja também: Por que a mensalidade da faculdade aumenta?
Após a conclusão do curso, há um período de carência de 18 meses, no qual o estudante não precisa fazer nenhum pagamento ao Fies. Esse período é destinado para que o estudante possa se estabilizar profissionalmente antes de iniciar o pagamento das parcelas do financiamento.
Após a carência, o estudante tem um prazo máximo para quitar o saldo devedor do financiamento. Esse prazo varia de acordo com o tempo de duração do curso. Para cursos com duração de até cinco anos, o prazo máximo é de 14 anos. Para cursos com duração superior a cinco anos, como medicina, por exemplo, o prazo máximo é de 20 anos.
Como gerar a segunda via do boleto Fies?
Preparamos um passo a passo para você não se perder na hora de solicitar a 2ª via do seu boleto Fies de forma rápida e segura. Se o banco financiador for a Caixa Econômica Federal, você deverá fazer desta forma:
- Acesse o site do Fies Caixa;
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Preencha o campo “Código Verificador” e depois clique em “Iniciar operação”;
- Clique em “boletos em aberto”, e prontinho, só imprimir o boleto Fies;
Mas não se esqueça, o horário para emissão do boleto online é das 9 às 19 horas em dias úteis. Em caso de atraso, é preciso solicitar um novo boleto com os valores de juros reajustados e pagar diretamente no banco.
Como imprimir o boleto do Fies?
No caso de segunda via do boleto do Fies, uma das opções é comparecer pessoalmente à agência bancária, mas também dá para fazer isso pela internet e imprimir o boleto em casa. Veja como fazer:
No site da Caixa Econômica Federal
Basta clicar no menu “Benefícios e Programas” e, em “Programas sociais”, escolher a opção “Fies”. Em seguida, em “Serviços Online”, é só dar o clique em “Emitir 2ª via” e preencher os dados solicitados pelo sistema.
No site do Banco do Brasil
Acessar “Produtos e Serviços” e, no menu “Pessoa Física”, clicar em “Você”. Depois, basta escolher a opção “2ª via de boleto ou atualizar vencido” e completar as informações. O Banco do Brasil coloca também à disposição dos clientes o telefone 0800-729-5353 para a regularização de contas atrasadas.
Quanto aos outros bancos que podem vir a entrar no programa, a recomendação é verificar no site da instituição financeira como pedir e imprimir a segunda via do boleto.
Como realizar pagamento do boleto do Fies?
Caso seu boleto do Fies esteja dentro do prazo de vencimento poderá ser pago em:
- Bancos e lotéricas
- No seu aplicativo através do Internet Banking
- Caixas eletrônicos
Você também consegue realizar o pagamento do seu boleto com o cartão de crédito:
- Acesse o aplicativo do seu banco;
- Clique em “pagamentos”, escaneie ou digite o código de barras;
- Selecione a opção “pagar com cartão de crédito”, e confirme.
Atualmente, tanto pela Caixa Econômica Federal quanto pelo Banco do Brasil é possível realizar o pagamento do Fies através do débito automático, basta deixar o dinheiro na conta.
Não paguei o boleto do Fies, e agora?
Uma dúvida muito comum entre os beneficiários do programa é sobre o que acontece caso não pague o Fies. Então saiba que o não pagamento da dívida não é capaz de interferir na colação de grau após a finalização do curso ou ao exercício da profissão. Mas, vale salientar que é muito importante se atentar aos prazos de vencimento dos seus boletos.
No entanto, caso a quitação do financiamento não seja cumprida, o nome do aluno será incluído na lista de inadimplentes do Serasa, por conta das pendências com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Se o estudante em algum momento estiver com dificuldades financeiras e perceber que não conseguirá manter o pagamento das mensalidades, ele deve procurar os bancos citados acima para solicitar a renegociação do Fies.
Agora que você sabe tudo sobre o boleto do Fies, veja também sobre:
Texto escrito por: PRAVALER