Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Serasa: saiba tudo sobre esta empresa de crédito Serasa: saiba tudo sobre esta empresa de crédito

Serasa: saiba tudo sobre esta empresa de crédito

Seja quem está na época da vida universitária ou quem já está formado, saber como ter um bom equilíbrio das finanças é essencial. Ao fazer isso, você terá mais chances de conseguir evitar que o seu nome caia no Serasa.

Provavelmente você já ouviu essa expressão, não é? Ficar com o nome limpo, Serasa e SPC são temas que têm tudo a ver e iremos te mostrar isso logo abaixo. Continue acompanhando o artigo que preparamos e saiba mais sobre esta empresa de análise de crédito. Vem com a gente!

O que é Serasa?

A Serasa, que há alguns anos alterou o seu nome para Serasa Experian, é uma empresa privada que reúne uma série de informações sobre os hábitos das pessoas em relação ao dinheiro, assim como o histórico financeiro, para que instituições financeiras tenham referências para aprovar o crédito solicitado ou não.

A empresa foi criada em 1968 pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e comprada pelo grupo Experian em 2007, o que a transformou em uma organização de nível global, sendo uma das maiores na categoria de análise de crédito.

Qual é a função do Serasa?

Um dos objetivos do Serasa é auxiliar o sistema financeiro: por terem as informações sobre os comportamentos de consumo da população, conseguem atuar com outras empresas ao decidirem fornecer crédito para o consumidor ou não dependendo de seu histórico com pagamentos, dívidas e outros fatores relacionados com o uso do dinheiro.

Mais uma função desta empresa privada de análise de crédito é possibilitar a consulta ao CPF, uma funcionalidade que ajuda os consumidores a acompanharem possíveis pendências de pagamentos ligados ao seu nome, como uma negociação de dívida em aberto.

Como consultar nome ou CPF no Serasa?

Acompanhar a situação do seu CPF é essencial para saber se está tudo certo com o seu nome. Isso pode ser feito de forma totalmente online, gratuita, e em alguns poucos cliques. Olha só o passo a passo e faça a sua consulta agora mesmo:

    Passo 1 – Acesse o portal da Serasa pelo site ou pelo aplicativo;

    Passo 2 – Faça login com o número do seu CPF e senha, ou realize o seu cadastro;

    Passo 3 – Vá em “Monitoramento de CPF ativo” se for no aplicativo ou em “Serasa Score 2.0” no site, e pronto!

Agora você tem as principais informações sobre seu histórico financeiro e muito mais para consultar quando quiser e quando precisar. Bem simples, não é?

Qual é a diferença entre o SPC e Serasa?

Após ler os tópicos acima, o Serasa você conhece, mas e o SPC? O Serviço de Proteção ao Crédito também é um banco de dados sobre hábitos de consumo e relacionados, mas as informações são coletadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Ou seja, enquanto no Serasa as informações de crédito vêm de instituições financeiras, como de bancos, no SPC essas mesmas informações são coletadas através de lojistas cadastrados e espalhados por todo o país. Assim, se uma loja tem um cliente que não pagou uma dívida, ela poderá informar ao órgão que o consumidor está inadimplente por não ser um bom pagador.

Apesar dessa simples diferença, ambas as empresas trabalham como protetoras e monitores ao crédito, de forma que seja sempre interessante manter o seu nome limpo tanto no Serasa quanto no SPC.

Dicas para aumentar score no Serasa

O score do Serasa é um fator de grande relevância para quem pretende solicitar créditos, como empréstimos e financiamentos, em algum momento. Ele é uma pontuação, que vai de 0 a 1000, e que é consultada pelas instituições financeiras. Se for muito baixo, dificilmente o consumidor conseguirá a quantia que pediu, mas se for da metade para cima, se tornará mais fácil.

Dessa forma, saber como manter o seu score alto e aumentá-lo caso esteja baixo, pode fazer a diferença em um futuro breve. Veja algumas dicas:

Mantenha os seus dados atualizados

O que faz com que o seu score diminua ou aumente é um conjunto de vários fatores. Mas ter sempre as suas informações de cadastro atualizadas pode ajudar a subir a pontuação. Com isso, as empresas que consultarem a sua pontuação poderão conferir os seus dados mais recentes e decidir entre aprovar o crédito ou não.

Tenha o pagamento das contas em dia

Além de ser uma atitude fundamental para ter uma boa saúde financeira, essa dica pode impactar de forma positiva no seu score, já que não perder as datas de vencimentos das suas contas ao pagá-las em dia não irá prejudicar o seu CPF nem o seu nome.

Pague dívidas pendentes

Ter dívidas negativadas vinculadas à você é um fator que poderá atrapalhar a conquista do crédito. Por isso, aproveite as oportunidades de negociação que a Serasa disponibiliza, como o Feirão Limpa Nome e ofertas que aparecem na área logada, para quitar as pendências financeiras o quanto antes.

Assim, você mostrará para o mercado que busca manter a vida financeira em dia e que está comprometido em não ter o nome sujo, além de fazer com que a pontuação aumente.

Confira o seu Serasa Score frequentemente

Segundo a própria empresa, consultar o Serasa Score com frequência também é algo que traz vantagens para o consumidor. Apesar de não impactar diretamente no número de pontos, esse hábito ajuda a verificar fraudes e a acompanhar como está a pontuação no momento em questão, além de outras informações que aparecem junto com o score.

Ter esse hábito é uma maneira de estar sempre atento ao que precisa ser feito para aumentar a pontuação, visto que a plataforma em si dá algumas dicas essenciais para que você consiga subir uns pontinhos. Ficar de olho no score é estar frente a frente com essas ideias!

Você já sabia anteriormente sobre essas características da empresa Serasa? De preferência mantenha os seus pagamentos feitos e, se possível, evite dívidas. Sabemos que na vida universitária isso costuma ser complicado por conta das mensalidades. Mas aqui no Pravaler você encontra as melhores soluções de financiamento estudantil.

Que tal fazer uma simulação gratuita agora mesmo e descobrir quanto pagará na menor parcela possível?

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter