Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Fies segunda graduação: é possível financiar outra faculdade? Fies segunda graduação: é possível financiar outra faculdade?

Fies segunda graduação: é possível financiar outra faculdade?

Com o objetivo de ajudar você a cursar sua tão sonhada graduação, o Fies foi criado em 1999 pelo governo federal, através do Ministério da Educação.

O financiamento para estudantes a longo prazo tem o objetivo de facilitar o ingresso no ensino superior, com o benefício de começar a pagar as mensalidades do curso somente depois da formatura, o que o diferencia de outros programas de financiamento estudantil.

Depois de alguns anos após seu lançamento, o Fies passou por algumas mudanças, inclusive no seu nome. O Novo Fies passou a ter novas regras. Inclusive uma dúvida que passou a ser muito frequente é se existe Fies para segunda graduação.

Vamos juntos descobrir se é possível voltar para a sala de aula e tirar o seu segundo curso superior do papel com o Fundo de Financiamento Estudantil do governo? Leia o texto e partiu engajar nessa jornada de conhecimento!

Como funciona a segunda graduação?

Fazer uma segunda graduação talvez seja um objetivo seu – ou não –, mas é muito importante salientar que uma segunda graduação no seu currículo te abrirá algumas outras portas que talvez uma única graduação não abriria.

É preciso pensar que o vasto conhecimento sobre sua área de atuação ou até mesmo alguma outra área correlacionada pode ser o seu diferencial no mercado de trabalho. Então, se você tem o objetivo de apresentar o diferencial na hora de um processo seletivo, esse pode ser um dos caminhos a ser trilhado.

Afinal, o que é preciso ter para começar uma segunda graduação? Relacionamos algumas particularidades que vão te dar um empurrãozinho para você correr agora mesmo à uma faculdade e tirar esse desejo do papel. Continue a leitura e descubra:

  • É necessário que você tenha o seu diploma da primeira graduação, ou seja, você não pode estar com o curso trancado ou com matrícula cancelada. Por mais que você mude de curso, essa é a sua primeira graduação;
  • É preciso que você apresente seu histórico escolar da primeira graduação;
  • É fundamental que seus documentos originais com foto sejam apresentados no ato da matrícula, são eles: RG e CPF;
  • Caso você deseje solicitar aproveitamento de alguma disciplina, é essencial que a emenda das disciplinas já cursadas seja apresentada na secretaria da instituição de ensino.

Com esses documentos entregues, digamos que você já está com ‘meio caminho andado’. Mas calma! Um dos pontos mais importantes precisa ser pensado: se você vai dar início a mais uma graduação é importante lembrar da parte financeira.

Talvez, mesmo com a bolsa de estudos oferecida pela sua universidade, o valor da mensalidade da sua segunda graduação ainda seja um grande peso no seu orçamento mensal, e é sobre isso que vamos conversar daqui para frente. Continue com a gente por aqui e vamos descobrir como resolver essa situação.

O Fies financia segunda graduação?

A dúvida que não quer calar: “É possível contratar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para cursar minha segunda graduação?” Vamos juntos descobrir!

Sim! O financiamento estudantil do governo federal é pensado para a primeira e segunda graduação. Por isso, é possível tentar o Fies para financiar sua segunda graduação. Mas, é muito importante frisar que como existe uma preferência pelo preenchimento das vagas por quem está tentando o financiamento para cursar sua primeira graduação, a possibilidade de você conseguir um retorno positivo é mais baixa.

Precisamos destacar também que existem algumas regras que precisam ser seguidas para poder concorrer a uma dessas vagas. Você precisa ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em uma das edições posteriores a 2010 e ter conseguido uma média acima de 450 pontos e maior que zero na redação.

Já em relação a comprovação financeira, é necessário comprovar renda familiar de até três salários mínimos, se você for concorrer a uma vaga na modalidade Fies, e até cinco salários mínimos se você for concorrer a uma vaga na modalidade P-Fies.

Além disso, a universidade e o curso escolhido precisam ter conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do Fies. Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC (Ministério da Educação), poderão participar do programa.

Quem já está na faculdade pode se inscrever no Fies?

Uma outra dúvida muito comum para quem já está cursando sua segunda graduação é se é possível contratar o Fies depois do primeiro semestre. É muito importante entender, antes de tudo, quem não pode participar do Novo Fies.

Segundo o MEC, o crédito estudantil para você tirar sua segunda graduação do papel não será concedido caso você se encaixe em alguma das situações a seguir:

  • Matrícula na universidade trancada no momento da inscrição;
  • Já ter sido beneficiado pelo Fies em algum outro momento;
  • Esteja em dívida com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Seja beneficiado de bolsa integral do Prouni (Programa Universidade para Todos);
  • Tenha renda bruta total mensal familiar inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado. Essa restrição não se aplica aos bolsistas parciais de 50% do Prouni e aos bolsistas complementares de 25%, pois esse grupo não passa por processo seletivo para obter o Fies – já tem assegurado o financiamento desde que observadas algumas condições.

A gente percebe, então, que é sim possível tentar o financiamento estudantil do governo federal em qualquer momento da sua graduação, mas lembre-se que a prioridade será sempre para os calouros dos cursos.

Quem tem Fies pode fazer outro financiamento?

O financiamento estudantil ofertado pelo governo federal desde 2001 é voltado para o estudante que sonha em fazer sua graduação, porém enfrenta a barreira financeira para tirar esse objetivo do papel. Pensando no que diz respeito as regras do Novo Fies, não encontramos nada que o impeça de contratar um outro financiamento – que não seja oferecido pelo governo.

Imagine que você tenha sido contemplado pelo Fies com apenas 50% do valor da sua mensalidade. Nada o impede de buscar uma outra maneira de pagar a outra metade da sua mensalidade. É importante colocar que existem termos e condições que são postos e analisados pela universidade que você escolheu.

Como conseguir financiamento para segunda graduação?

Digamos que você chegou até aqui porque não conseguiu o Fies e que as condições oferecidas por outros financiamentos privados não tenham te agradado tanto. Calma! Não desista de tirar a segunda graduação do papel. Veja a seguir quais são as outras opções para você estudar pagando menos.

Crédito universitário com bancos privados

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a possibilidade de contratar um financiamento estudantil com um banco privado. Mas saiba que no mercado, existem diversos produtos que te oferecem essa possibilidade. Cada um com suas particularidades, o que exige entender como cada um funciona.

Basicamente, o crédito universitário é oferecido por bancos ou até mesmo pelas próprias universidades. Quando o financiamento é oferecido por bancos, como Itaú e Banco BV, você precisa saber se a sua faculdade tem convênio com a instituição financeira que está oferecendo o financiamento.

Já quando o financiamento é oferecido pela própria instituição de ensino, o que ainda não é muito comum, o estudante paga uma pequena mensalidade durante o curso e o restante somente depois de concluir o curso.

Financiamento estudantil do Pravaler

O Pravaler é o maior programa de financiamento estudantil privado do Brasil. Já realizamos o sonho da primeira ou segunda graduação de mais de 200 mil estudantes pelo país a fora, com mais de 500 universidades parceiras nos ajudando a realizar sonhos!

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

É possível contratar o Pravaler a qualquer momento da sua graduação e você terá um prazo bem maior para pagar seu curso e tirar o sonho da segunda graduação do papel. Além disso, todo o processo de contratação é seguro e online!

Comece agora mesmo seus estudos e tenha a oportunidade de estar bem colocado no mercado de trabalho, e ainda conta com um super prazo para pagar seu curso superior! Simule gratuitamente o seu financiamento estudantil privado com a gente e vamos juntos conquistar o sonho da segunda graduação!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: FiesPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos na mensalidade.

Contrate o seu financiamento estudantil sem precisar da nota do Enem.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter