Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Mercado de trabalho em Biomedicina: veja onde o Biomédico pode trabalhar Mercado de trabalho em Biomedicina: veja onde o Biomédico pode trabalhar

Mercado de trabalho em Biomedicina: veja onde o Biomédico pode trabalhar

A área da saúde vem ganhando ainda mais espaço nos últimos anos dado os acontecimentos recentes, a busca da população por uma qualidade de vida melhor e por novas pesquisas significativas sobre doenças diversas. Com isso, o mercado de trabalho em Biomedicina passou a receber uma importância maior e uma quantidade superior de vagas foram abertas nas universidades.

O biomédico é quem estuda as doenças, vírus e outros microrganismos com o objetivo de compreendê-las, encontrar outros medicamentos ou até mesmo as respectivas curas. Se você já está nesta carreira ou ainda não, mas quer entender sobre como está o atual mercado de trabalho da área, este artigo será eficaz para você. Continue acompanhando e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

Como é o mercado de trabalho para Biomedicina?

A carreira em Biomedicina está em crescimento e os especialistas dizem que, devido à sua importância na busca por cura de doenças, essa profissão continuará crescendo e se destacando ao longo dos próximos anos.

Com isso, os profissionais da área conseguem encontrar oportunidades de trabalho em diferentes instituições, laboratórios, centros de pesquisas, clínicas e em outros locais nos quais podem se realizar profissionalmente. Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, um biomédico pode atuar em mais de 30 habilitações, como análises clínicas, reprodução humana, genética, banco de sangue, biologia molecular, entre outras.

Assim, os profissionais que têm a graduação concluída estão aptos para escolher dentre todas essas diversas opções do mercado de trabalho de Biomedicina em qual preferem trabalhar. Além disso, também há como escolher o tipo de local de trabalho no sentido de ser entre laboratórios, hospitais, na sala de aula de universidades e outras possibilidades.

O mercado de trabalho para Biomedicina também é visto como um dos mais modernos atualmente, visto as inovações que essa profissão está acrescentando no setor da saúde e na revolução dos medicamentos para as principais doenças da sociedade. Com isso, os biomédicos podem encontrar diversos campos de atuação que sejam atualizados em questão de infraestrutura e dos equipamentos utilizados no dia a dia.

Onde o biomédico pode trabalhar?

São diversos os locais de trabalho em que um biomédico pode atuar. Isso faz com que a rotina da profissão seja diversa, já que vai de acordo com as principais funções da área de atuação em questão. Veja a seguir um pouco mais sobre os principais campos de atuação em Biomedicina.

Laboratórios de análises clínicas e por imagem

Os laboratórios de todo o país precisam de bons biomédicos, os quais estejam prontos para atuar junto com diferentes análises, como as clínicas e as de imagem, e que tenham as habilidades certeiras para essa função. Assim, é possível apresentar diagnósticos em uma variedade de exames, como os de sangue, a fim de detectar alterações e promover o bem-estar do paciente.

Clínicas médicas e de estética

Outro local de trabalho para os profissionais de Biomedicina são as clínicas, principalmente as de estética, um segmento altamente procurado. Nesses casos as responsabilidades são de atuar junto com outros membros da área da saúde, como médicos, cirurgiões plásticos e dermatologistas, a fim de realizar procedimentos estéticos e outros tratamentos em pacientes.

Hospitais

Os hospitais, tanto os públicos quanto os privados, também são ótimos campos de trabalho para os biomédicos que desejam realizar análises clínicas, trabalhar em bancos de sangue e auxiliar na captação de imagem dos diagnósticos de exames visuais. O trabalho é feito em parceria com médicos e enfermeiros a fim de identificar doenças e problemas de saúde nos pacientes a partir de laudos das análises clínicas, por exemplo.

Universidades

Seja para seguir na carreira acadêmica ou nos centros de pesquisa das instituições de ensino de todo o país, as universidades oferecem diversas oportunidades de trabalho para os profissionais formados em Biomedicina. Nas salas de aula podem passar o seu conhecimento na área para a frente e ensinar os novos estudantes desta profissão.

Já nos centros de pesquisa das universidades públicas ou privadas, eles trabalham na busca das curas e tratamentos para uma série de doenças que causam males à população. Assim, o dia a dia dessa atuação é com base em testes clínicos, pesquisas, estudos, desenvolvimento de medicamentos e outras responsabilidades de grande importância.

Indústrias biológicas ou de alimentos

Sendo mais uma forma de trabalhar com Biomedicina e uma das mais procuradas e normalmente relacionada com o setor privado, a atuação em indústrias tem a ver com a área de Biotecnologia, a carreira que busca manipular microrganismos para a fabricação de alimentos industrializados, cosméticos, medicamentos diversos e outros produtos. É um segmento bastante interessante e com diversidade de funções.

É difícil arrumar emprego na área de Biomedicina?

Por ser uma área relativamente recente, visto que a Biomedicina foi reconhecida apenas em 1996, há dúvidas sobre o nível de dificuldade em alcançar uma posição boa e estável nesse mercado. Para entender como conseguir emprego na área de Biomedicina, saiba que existem alguns fatores que impactam na contratação, como trabalhos anteriores e o desempenho na entrevista.

Os profissionais que realizaram estágio na época da graduação no ensino superior têm mais experiências de trabalho no currículo, o que é visto como um ponto de destaque e pode ser um diferencial em relação aos demais candidatos para uma mesma vaga.

O estágio é um momento muito importante da época da faculdade e faz com que o biomédico tenha uma maior vivência de práticas anteriores, as quais são ideais para conseguir melhores oportunidades de emprego, visto o conhecimento já adquirido.

Além disso, outro ponto que ajuda a alcançar um novo trabalho nessa área da saúde é ter um bom desempenho na entrevista de emprego. Para isso, o ideal é ir para o encontro com quem está contratando preparado com conhecimentos prévios sobre a empresa em questão, ter calma e tranquilidade para contar sobre você, saber como apresentar os próprios pontos fortes, assim como agir com honestidade e simpatia.

Apresentar um bom currículo é outro ponto que difere o seu perfil entre os concorrentes da vaga. Isso é válido tanto pelas experiências prévias e cursos que preenchem esse documento quanto por sua estrutura, pela escrita correta e descrição do profissional. Dessa forma, não trate o seu currículo como um papel qualquer, mas como um importante cartão de visitas.

Vagas de Biomedicina no setor privado

São diversas as vagas de Biomedicina. Como você já viu acima, existem alguns locais de trabalho que fazem parte do setor privado, como laboratórios, indústrias e determinados hospitais. As vagas nessas empresas apresentam características que são mais atrativas para os profissionais, como os benefícios, uma estrutura de emprego mais consolidada e demais fatores que costumam impactar positivamente na carreira do biomédico.

Vagas de Biomedicina no setor público

Já quando se trata das vagas de Biomedicina no setor público, o ingresso é feito por concurso público. Sendo normalmente mais disputado visto as maiores garantias de estabilidade dessa posição, esse conjunto de oportunidades de emprego são em universidades públicas, em centros de pesquisas institucionais, em hospitais públicos e outros locais.

Quanto é o salário de um profissional de Biomedicina?

Em relação ao salário de Biomedicina, o piso salarial médio do Brasil para essa carreira é de R$ 2.500. No entanto, com o acúmulo de mais anos de experiência de trabalho, de especializações no currículo e dependendo do porte da empresa, o valor fica superior. O local de trabalho, isto é, o estado em que o profissional está, interfere igualmente no salário.

O que costuma ser um fator que varia no valor da remuneração também é o tipo de trabalho, já que existem certas áreas da Biomedicina que ganham mais, como Biomedicina Estética, Embriologia e Reprodução, Hematologia Clínica e algumas demais alternativas.

Vantagens e desvantagens da Biomedicina

Por fim, é comum ter dúvidas sobre se Biomedicina vale a pena. Afinal, assim como as demais carreiras, essa profissão apresenta pontos fortes e fracos, o que é necessário saber para tomar a decisão de seguir na área ou não.

Entre as vantagens e desvantagens da Biomedicina está a importância dessa carreira como um dos seus principais benefícios, assim como as diversas oportunidades de trabalho e o seu respectivo crescimento. As formas de atuação são amplas e há bastante espaço para os profissionais que desejam ser pesquisadores, atuando em prol da área da saúde e do bem-estar da população.

Já os pontos contrários costumam ser a concorrência e competitividade do mercado, o que é frequente em qualquer carreira, assim como a oferta relativamente pequena de cursos de graduação, principalmente quando se trata de modalidade de ensino à distância.

Gostou de saber sobre o mercado de trabalho em Biomedicina? Caso você ainda esteja considerando cursar essa renomada carreira em uma instituição de ensino superior privada, encontre as melhores graduações do país com parcelas que cabem no seu bolso em nosso site.

Faça a sua faculdade com o financiamento estudantil privado do Pravaler e pague até a metade da mensalidade do curso dos seus sonhos. Diferente de outros programas de financiamento, como o Fies, o Pravaler não exige nota do Enem para você conseguir contratar o financiamento.

O financiamento do Pravaler pode ser renovado semestre a semestre, conforme a necessidade do estudante, sem a necessidade de passar por todo o processo de aprovação novamente. Ficou interessado? Então faça sua simulação!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude Biomedicina com mensalidade reduzida.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter