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Entenda a função da Contabilidade de Custos Entenda a função da Contabilidade de Custos

Entenda a função da Contabilidade de Custos

Seja para organizar uma empresa ou para socorrer situações que parecem sem solução, a Contabilidade de Custos é extremamente relevante para a gestão de um negócio.

Por isso, preparamos um artigo para te ajudar a entender a função da Contabilidade de Custos. Assim, você vai entender melhor os termos associados a esse tema, sendo um estudante de Ciências Contábeis, um profissional da contabilidade ou gerente de empresas.

Vamos lá? Boa leitura!

Qual é o conceito de Contabilidade de Custos?

A Contabilidade de Custos é um conceito que se aplica aos gestores de uma empresa e/ou aos escritórios de contabilidade.

Imagine que um grande influenciador digital solicita materiais de uma empresa em troca de uma divulgação em seus canais. Qual será a possibilidade de garantir o lucro de uma empresa? Qual o máximo de materiais que podem ser disponibilizados para esse tipo de ação de marketing? Todos os custos contábeis associados a movimentos desse tipo devem ser considerados.

A Contabilidade de Custos é, neste sentido, uma parte da Contabilidade que cuida do gerenciamento de custos para serviços, produtos e soluções oferecidas por uma empresa. Neste ramo, deve-se realizar o estudo dos preços de venda mais atrativos, margens de lucro e possibilidades de investimento.

A principal diferença entre essa área e a Contabilidade geral reside no fato de que a área mais geral é responsável pelos cálculos e informações, enquanto a Contabilidade de Custos tem foco num papel mais estratégico para lidar com essas informações, ao passo que visa garantir a saúde financeira das empresas.

Mas, afinal, qual a função da Contabilidade de Custos?

Qual é a função da Contabilidade de Custos?

A função da Contabilidade de Custos é principalmente garantir que uma empresa possa monitorar a variação dos produtos e serviços, consolidando objetivos, custos para um período do ano, e desenvolvendo planejamentos estratégicos para lidar com as condições de mercado apresentadas.

Para uma boa gestão financeira, é essencial levar em conta a Contabilidade de Custos, e estas decisões podem ser o diferencial entre uma empresa que continua as operações normalmente e outra que vai à falência.

É importante ressaltar que a Contabilidade de Custos não se volta somente para a área do preço dos produtos e serviços, mas também se preocupa com os gastos de operação e funcionamento dos negócios, que muitas vezes podem pressionar as margens de lucro de uma empresa.

Essa tomada de decisão pode ser um momento muito delicado, visto que há uma grande competitividade de mercado, e os produtos devem ter o custo adequado para garantir a existência de uma clientela fiel que leve a empresa a um futuro crescimento.

Continue a leitura deste artigo para entender quais são os tipos de custos.

Tipos de custos

Os tipos de custos são subdivisões para grupos de conceitos que fazem parte da Contabilidade de Custos.

É importante entender as diferenças entre esses custos.

Direto

O Custo Direto é todo aquele que tem uma relação direta com os produtos. Assim, ele diz respeito ao grupo de matérias-primas, embalagens, mão de obra e depreciação. Esses custos são facilmente identificados, pois têm a ver com as necessidades mais básicas em toda uma rotina de produção. Eles não devem nunca ser subestimados, e nem tampouco superestimados, como se correspondessem a todo o custo de um processo.

Indireto

O Custo Indireto diz respeito ao que se relaciona com o produto de maneira indireta, como o aluguel de espaços, os gastos com energia elétrica nas etapas de produção, os gastos com água, os pagamentos relativos às legislações que protegem espaços e trabalhadores.

Entram ainda na conta dos custos indiretos o pagamento dos funcionários que participam das etapas dos processos de produção, além de demais taxas e cobranças que possam surgir de acordo com as realidades locais e as condições em que são efetuadas as ações de produção.

Fixos

Os Custos Fixos são aqueles que se relacionam de maneira próxima com os Custos Indiretos, e, como o nome sugere, pouco sofrem alterações.

São fixos os custos que tem a ver com valores que se mantém de acordo com diferentes volumes de produção, sejam eles mais baixos ou mais altos.

Sendo assim, independente do que é produzido, a empresa deve arcar com despesas como aluguéis e pagamento de base para os funcionários, desde que também se mantenha uma base de trabalhadores em um largo período de tempo.

Não entra nessa conta, por exemplo, o fornecimento de comissões de acordo com as metas empresariais ou o pagamento de horas extra para os trabalhadores, pois estas despesas podem variar de acordo com as condições locais e com o contexto de cada produção.

Variáveis

Por fim, o último tipo de custo é o variável. Neste caso, os Custos Variáveis são aqueles que se relacionam diretamente com o volume de produção.

Sendo assim, um custo variável pode ser considerado da seguinte maneira: quanto mais se produz, mais se gasta com matérias-primas, embalagens e distribuição. O contrário também é verdadeiro: uma menor escala de produção também necessariamente acarreta numa diminuição desse tipo de custo.

Por conta da relação próxima a custos como o de matéria-prima e embalagem, os custos variáveis também são considerados um tipo de custo direto, mas com a particularidade de neste caso serem consideradas as suas variações.

Agora que você já conhece o conceito da Contabilidade de Custos, tá na hora da gente falar um pouco sobre como é feito esse processo. Não deixe de ler as próximas seções deste artigo!

Como é feita a Contabilidade de Custos?

Para realizar a Contabilidade de Custos de um negócio, deve-se escolher um método de divisão para considerar as operações.

Isso se dá pois os tipos de produtos são muito diversos, bem como as suas etapas de produção. Um sistema organizado ajuda a garantir uma gestão consciente e coerente dos recursos, sem engasgos ou perdas passíveis de investigação geral.

Os métodos mais utilizados para essa contabilidade são:

  1. Rateio de custos diretos ou variáveis: dessa maneira, só se consideram os custos variáveis, separando todos os custos fixos. Assim, se direciona a visão para as necessidades específicas de um dado momento da linha de produção.
  2. Rateio de custos por absorção. dessa maneira, os custos ligados ao produto, como a obtenção de matérias-primas e sua fabricação, são considerados, além da prestação de serviços de maneira direta ou indireta.

Como as empresas desempenham atividades, e essas atividades geram custos, é mais comum observar a escolha do método de raio dos custos por absorção, pois ele permite que o processo seja realizado de maneira mais intuitiva, considerando pontos-chave para as abordagens de orçamento.

Os gestores podem contar, ainda, com sistemas de gestão integrados para auxiliar na contabilização de todos os cursos, com dados atualizados periodicamente numa velocidade que garanta a rápida reação caso algum custo escape muito do planejado, ou esteja abaixo do necessário para fazer o dinheiro em caixa se multiplicar.

Qual é a diferença entre Custo e Despesa?

Começamos esse artigo te explicando o que são custos e sobre o que diz respeito o conceito de “Contabilidade de Custos”.

Você deve estar se perguntando se Custo e Despesa são a mesma coisa. Desde já, te avisamos que não! O Custo se refere ao dinheiro utilizado na produção de um produto ou serviço que é ofertado.

As despesas, por sua vez, são todos os gastos que as empresas assumem fora da linha de produção. Assim como os custos, elas podem ser classificadas em fixas e variáveis.

Alguns exemplos de despesas são:

  • Energia elétrica consumida no escritório ou filial
  • Honorários dos escritórios de contabilidade
  • Preços de combustível e alimentação
  • Folha de pagamento de setores da empresa como o administrativo

Assim, apesar de os dois envolverem o caixa das empresas, são gastos de diferentes naturezas. Não se deve confundir a despesa de um negócio com todo o gasto associado ao processo produtivo, pois essas confusões dificultam os cálculos necessários para a gestão de uma empresa.

Agora que também te apresentamos as diferenças entre Custo e Despesa, te convidamos para uma reflexão: como a Contabilidade de Custos pode ajudar o seu negócio ou ser um objetivo dos seus estudos?

Recomendamos que você busque informações sobre diferentes tipos de empresa e suas necessidades operacionais. Assim, você poderá fixar as principais diferenças entre os Custos e as Despesas. Além disso, vai adquirir conhecimento sobre variadas formas de negócio, um diferencial dentro de mercados competitivos.

Outra boa dica é a de, caso você seja gestor de um negócio, começar a fazer um levantamento sobre todos os gastos operacionais para a sua empresa, e então prosseguir para organizar toda a operação de sua empresa em planilhas inteligentes, que contenham subdivisões para cada gasto, e também um balanço geral de entradas e saídas.

Realizar a Contabilidade de Custos pode tomar tempo e apresentar alguns desafios, mas é essencial para a gerência de empresas que querem atingir longevidade no mercado.

Não deixe de compartilhar este artigo com quem também precisa aprender um pouco mais sobre a função da Contabilidade de Custo!

Agora que você sabe tudo sobre Contabilidade de custos, leia também sobre:

Texto escrito por: PRASABER
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