Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Qual a importância de fazer um Simulado do Enem? Qual a importância de fazer um Simulado do Enem?

Qual a importância de fazer um Simulado do Enem?

A importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na vida de qualquer estudante que deseja ingressar no ensino superior é indiscutível. Além de testar o desempenho dos alunos em relação às matérias que aprendeu durante a vida escolar, o resultado do exame pode ser a chave de ingresso na faculdade que deseja.

Porém, para conseguir uma boa performance no dia do exame, não jeito: você precisa praticar. E muito! Por isso, além do estudo focado nas áreas de conhecimento que a prova exige, o simulado do Enem é essencial para se acostumar com esse tipo de avaliação e entender onde estão as suas maiores dificuldades.

Ficou interessado no assunto? Continue acompanhando para saber mais sobre esse tema!

O que é o simulado do Enem?

Simulado vem de simular, que quer dizer “fazer parecer real”. Portanto, uma prova simulada é um conjunto de questões organizadas no mesmo formato de um determinado exame, seja a prova do Enem ou os vestibulares como a Fuvest, Vunesp, ITA, entre outros. Normalmente, são utilizadas as mesmas questões que estiveram presentes nos vestibulares anteriores.

O simulado do Enem corresponde a um compilado de exercícios dispostos da mesma forma que o exame original, permitindo que o candidato treine noções importantes, as quais o ajudarão a ter um melhor desempenho durante a realização da prova. Por isso, é muito interessante realizá-lo de forma cronometrada, criando um cenário realista.

Qual a importância de estudar com o simulado do Enem?

Ao fazer o simulado do Enem, você vai se submeter a uma prova muito parecida com aquela que irá fazer no dia do exame real. Dessa forma, já é possível se habituar com as características da prova e com o estilo das questões – que, ao contrário daquelas que estamos acostumados nas avaliações do ensino médio, são mais interpretativas e exigem do estudante uma percepção maior para relacionar os conteúdos das matérias e, assim, elaborar as respostas.

Veja também: 5 dicas para se sair bem em uma prova.

Por esse motivo, o aluno precisa desenvolver a habilidade para ter um bom desempenho em provas como essa, que além de uma abordagem do conhecimento completamente nova, é muito mais longa e cansativa do que as provas escolares. É fundamental que o estudante se familiarize com esse formato para que tenha mais segurança no momento de fazer a prova real.

Os simulados também podem ser um bom termômetro para entender onde está a sua maior dificuldade e possa se dedicar a estudar mais determinadas matérias em detrimento de outras que tem mais facilidade, otimizando o seu tempo de estudo.

Como funciona o simulado do Enem?

Como falamos anteriormente, o simulado do Enem é formado por questões que já caíram nas edições anteriores do exame. É a forma mais eficiente de treino para o dia da prova do Enem, já que apresenta a mesma estrutura e o mesmo estilo de questões, que costumam relacionar os conhecimentos adquiridos no ensino médio com assuntos da atualidade.

Os simulados podem aparecer em dois formatos: mesclando questões de anos anteriores ou com a estrutura de uma prova inteira de um mesmo ano. Você pode encontrar as provas na internet, em sites que disponibilizam o teste para fazer online ou em formato PDF, que pode ser impresso para realizar à mão.

Quais matérias compõem o simulado?

Você já deve saber que, assim como na prova de verdade, os simulados do Enem não são divididos em disciplinas, mas sim em quatro grandes áreas do conhecimento que se relacionam entre si. Vamos explicar cada uma delas a seguir.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias


Essa prova abrange o conteúdo de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol), além de artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. Para esse conteúdo, serão exigidas as seguintes competências, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira):

  • Competência de área 1 – aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
  • Competência de área 2 – conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) (LEM) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
  • Competência de área 3 – compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
  • Competência de área 4 – compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significado e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
  • Competência de área 5 – analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com os seus contextos, mediante à natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
  • Competência de área 6 – compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

Ciências Humanas e suas Tecnologias


Essa prova engloba os conteúdos de geografia, história e filosofia e sociologia e exige que o aluno tenha adquirido, durante o ensino médio, as seguintes competências:

  • Competência de área 1 – compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
  • Competência de área 2 – compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
  • Competência de área 3 – compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
  • Competência de área 4 – entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
  • Competência de área 5 – utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias


A prova abrange o conteúdo de física, química e biologia. Nela, são exigidas as seguintes competências:

  • Competência de área 1 – compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo os seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
  • Competência de área 2 – identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
  • Competência de área 3 – associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
  • Competência de área 4 – compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
  • Competência de área 5 – entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
  • Competência de área 6 – apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
  • Competência de área 7 – apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
  • Competência de área 8 – apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Matemática e suas Tecnologias


A prova de Matemática e suas Tecnologias aborda as seguintes competências:

  • Competência de área 1 – construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
  • Competência de área 2 – utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
  • Competência de área 3 – construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
  • Competência de área 4 – construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
  • Competência de área 5 – modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
  • Competência de área 6 – interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
  • Competência de área 7 – compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

Por que fazer um simulado do Enem?

Existem inúmeras vantagens de fazer um simulado alinhado ao exame oficial, mas quando pensamos no que estudar para o exame, sem sombra de dúvidas o simulado do Enem é a melhor opção para saber em quais assuntos você está craque e em quais precisa se desenvolver.

A preparação para uma prova é um momento bastante delicado – ainda mais quando a nota dessa prova pode ser a sua porta de entrada para ingressar na tão sonhada graduação. O Enem, por exemplo, exige muita dedicação e foco por parte dos candidatos, já que é extenso e abrange disciplinas diversas.

Montar um cronograma de estudos e segui-lo à risca é o primeiro passo rumo à aprovação. No entanto, apenas ler e reler os conteúdos, fazendo revisões, mas sem colocá-los em prática, elimina a possibilidade de absorver a informação com mais eficácia. Por isso, reunimos os principais motivos pelos quais você deve fazer simulados ao estudar. Confira!

Auxílio no direcionamento dos estudos

Já parou para pensar que todos nós temos facilidades em alguns assuntos e resistência a outros? Nada mais normal, já que a tendência é que o interesse seja maior quando nos identificamos ou gostamos da informação estudada.

Utilizar o material de estudo e fazer as atividades propostas no simulado é parte fundamental de uma preparação para o Enem, mas frente a um exame como esse, é também necessário traçar estratégias que direcionam o entendimento completo de cada matéria. Por isso os simulados são ferramentas tão importantes: a partir dos seus erros e acertos, fica mais fácil perceber quais pontos é necessário focar durante os estudos.

Controle do tempo durante a prova

Na hora da prova o tempo é bem delimitado. Tendo como base o exame de anos anteriores, os candidatos contaram com 5 horas e 30 minutos no primeiro dia para resolver 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de Ciências Humanas. Já no segundo dia, foram 5 horas dedicadas as 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Sendo assim, saber fazer uma boa gestão de tempo é, sem dúvidas, fundamental. Os simulados entram mais uma vez como grandes aliados aqui, pois, a medida em que o aluno se familiariza com eles, adquire uma noção precisa de quantos minutos gasta para resolver cada questão e, a depender do caso, consegue trabalhar para reduzir essa média.

Preparação física e mental

Por conta da extensa preparação e pela duração total do exame, o Enem é encarado por muitos como uma verdadeira prova de resistência. Isso não é por menos, afinal, além de conseguir gerir bem o tempo para resolver todas as questões, o candidato precisa se livrar de nervosismos, ansiedade antes da prova, medo e pressões para conseguir atingir o objetivo proposto.

Treinar por meio de exercícios ajuda bastante nessa questão. O próprio termo simulado já nos dá uma ideia clara de seu propósito: por meio dele, o candidato pode (e deve) imaginar que está fazendo de fato o Enem, ou seja, é uma simulação do que pode acontecer no dia da prova.

Veja também: Treineiro do Enem – o que é e como se tornar um.

Vale sempre lembrar que os bons hábitos de saúde, como alimentação equilibrada, noites bem dormidas e prática de exercícios físicos, devem ser aplicados no dia a dia junto ao simulado do Enem. Essa dupla estratégica contribui com a preparação física, —afinal, são muitas horas para ficar sentado e sob tensão —, e mental, já que tendo uma noção realista de tempo e pontos fortes e fracos, fecham-se as portas para a ansiedade.

Noção mais realista da prova

Quando você pratica com o simulado Enem, conhece mais o estilo da prova e suas particularidades. Esse é mais um fator que ajuda a diminuir o nervosismo e o estresse. O medo do desconhecido desencadeia naturalmente no cérebro humano reações como essas. Por outro lado, sabendo como exame funciona, o candidato não pisará em território desconhecido, mas, sim, em um ambiente familiar.

Essa noção mais realista da prova é extremamente benéfica em vários sentidos. Por meio dos simulados, é possível:

  • Se adaptar ao que o Enem exige;
  • Aprender a ficar de olho e identificar prontamente as famosas “pegadinhas” — questões que acabam pegando muitos pelo enunciado ou por respostas de sentido ambíguo;
  • Melhorar a sua capacidade de interpretação de texto;
  • Ganhar em agilidade na resolução das perguntas.

Tudo isso ao mesmo tempo em que absorve melhor a informação e evita que elas caiam na curva do esquecimento, já que o cérebro tende a descartar com o tempo informações que não são colocadas em uso com frequência. Assim, no dia oficial do exame, você já saberá exatamente o que o espera e tem tudo para dominar o formato da prova.

Onde fazer simulados do Enem?

Se você acompanhou até aqui, já deve ter se convencido da importância do simulado para um excelente desempenho no Enem deste ano. Para ajudar nessa jornada rumo à universidade, montamos um simulado do Enem online com as questões de edições anteriores. Você pode fazer a prova no próprio site e conferir a sua performance.

ENAE – Exame Nacional Amigo Edu

Já pensou em uma prova única que te oferece bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil? Essa prova já existe e se chama ENAE!

Além dos simulados disponibilizados pelo Pravaler, você também pode contar com o Exame Nacional Amigo Edu, que pode ser utilizado como processo seletivo para várias faculdades pelo país e também oferece um simulado do Enem para você testar suas habilidades.

O exame é gratuito, online e vem com o gabarito comentado. Além disso, quem estiver inscrito para o ENAE vai ter acesso ao Preparaê, um aplicativo de estudo com os melhores conteúdos de cada matéria, para focar no que cai na prova.

O ENAE conta com:

  • Entrada nas melhores faculdades privadas do Brasil: você pode usar anota do ENAE para entrar na faculdade privada de sua escolha. Os alunos podem usar essa nota como forma de seleção em uma das instituições parceiras do exame ou como simulado para o Enem e, consequentemente, para o Sisu.
  • Simulado do Enem: como a prova é um pouco antes do Enem, você pode fazer dela um simulado para testar seus conhecimentos e ver como vai se sair.
  • Resultado em três dias: a prova segue os mesmos critérios de avaliação e correção do Enem, mas os resultados saem em apenas três dias úteis.
  • Gabarito comentado de todas as questões: receba as respostas com explicação sobre cada pergunta e entenda o raciocínio lógico de cada questão.
  • Lista com os assuntos que você mais precisa estudar: com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias que precisam daquele reforço.
  • Conteúdos exclusivos: você recebe dicas e plano de estudos antes da prova, para você ficar em dia com a matéria.
  • Avaliação TRI: a avaliação da prova é feita por Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, a mesma metodologia de avaliação usada pelo Ministério da Educação no Enem.

E o Preparaê conta com:

  • Questões do Enem: responda questões das últimas provas e veja como você se sairia numa prova de verdade.
  • Conteúdos para cada matéria: as melhores vídeo aulas da internet em um só lugar. Não precisa mais ficar horas buscando por conteúdo de qualidade.
  • Acompanhe seu desempenho: saiba quais questões errou e acertou e veja o gráfico dos seus pontos fortes e fracos. Depois é só focar no que você mais precisa estudar.
  • Redação: todo mês um tema diferente para você treinar. E se você indicar seus amigos pode ganhar correção comentada.
  • Redação Nota 1000: e para se inspirar, veja as redações que tiraram nota máxima nas últimas edições do Enem.
  • Bolsas de estudo: os melhores colocados no ENAE podem ganhar bolsas de estudo em diversas instituições.

O aplicativo do Preparaê já está disponível para baixar em Android e iOS e os acessos estão sendo liberados com convite.

Testes e simulados online

Simulados online oferecem comodidade para quem deseja entender melhor como funciona a prova. Eles são indicados pois oferecem diversas versões do exame, o que pode complementar com muita eficiência a preparação do aluno.

Essa é a opção ideal para quem pretende simular não somente as questões da prova, mas também os demais fatores que compreendem o dia do exame, tais como a inscrição, os horários e o comportamento em sala. Veja abaixo simulados para a todas as áreas do conhecimento do Enem:

É importante inserir esse tipo de atividade na sua rotina de estudos para ter parâmetros em relação ao seu desempenho. O ideal é fazer um simulado por mês desde o início do ano, pois, assim, além de avaliar a sua evolução ao longo do período, você também tem como estimar a sua progressão entre um simulado e outro.

Lembre-se: o foco deve estar no resultado final, ou seja, na prova do Enem. Não deixe que eventuais resultados bons ou ruins tirem você da direção certa. A vantagem de fazer simulados é usá-los como referência para você saber se está em condições ou não de conseguir a sua aprovação, além de ter como modificar a sua estratégia a tempo de melhorar o seu desempenho. Para tanto, considere a nota de corte da última edição do concurso do qual você pretende participar. O simulado é uma referência excelente para você tentar atingi-la ou superá-la.

Se você precisar de uma mãozinha financeira para dar o pontapé inicial, conte com o financiamento estudantil privado do Pravaler, e vamos juntos!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: EnemPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter