Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso técnico em Agronomia – saiba tudo sobre a profissão Curso técnico em Agronomia – saiba tudo sobre a profissão

Curso técnico em Agronomia – saiba tudo sobre a profissão

A agroindústria é um dos setores que mais cresce no Brasil. Em virtude disso, a busca por cursos e formações na área de agronomia tem aumentado consideravelmente.

Entre as alternativas para quem deseja ingressar na carreira é o curso técnico em agronomia, que possui uma duração inferior a uma graduação, por exemplo. Mas esses e outros detalhes sobre essa formação vamos revelar ao longo desse conteúdo.

Continue acompanhando para entender tudo sobre o que faz um técnico em agronomia, áreas de atuação, qual o salário desse profissional e muito mais. Boa leitura!

Quem pode fazer um curso técnico em Agronomia?

Pode fazer um curso técnico em agronomia todo e qualquer estudante que tenha ensino médio completo e que deseja dominar o sistema agrícola e tudo que envolve essa área. O candidato, sobretudo, deve ter interesse e motivação para trabalhar nesse setor, já que boa parte dos cursos técnicos costumam focar em temas relacionados à agricultura, produção de alimentos e manejo de recursos naturais.

Em alguns casos, a instituição de ensino pode exigir idade mínima, normalmente acima dos 16 anos.

Vale destacar que os cursos técnicos em agronomia são voltados para a área prática, tendo poucas aulas teóricas. Por isso, o estudante ter aptidão para atividades pode ser essencial para a desenvoltura de habilidades dentro da carreira profissional.

Tipos de cursos técnicos em Agronomia

São poucas opções, mas há instituições de ensino que oferecem o curso técnico em agronomia nas modalidades presencial e a distância – veremos mais detalhes a seguir.

Mas antes disso, é importante entender que independente da modalidade escolhida, basicamente, o curso técnico em agronomia tem duração máxima de 3 anos. Ele é focado na parte prática, como mencionamos anteriormente, e capacita o aluno a realizar atividades de suporte técnico para produtores agrícolas, auxilia no planejamento e execução de práticas de cultivo, faz controle e manutenção de espécies vegetais e muito mais. As funções dentro desse setor são diversas, o que vai variar são os contextos e as necessidades específicas de cada operação agrícola ou projeto.

Ao longo da formação, o estudante técnico de agronomia tem contato com disciplinas como biologia, gestão de projetos e técnicas agrícolas.

Curso técnico de Agronomia a distância

É fato que a grade curricular do curso técnico de agronomia EAD varia de acordo com a instituição, mas algo que não muda, é o método de ensino. Neste caso, os alunos acompanham as aulas através de uma plataforma digital disponibilizada pela própria faculdade, com materiais didáticos, vídeos, exercícios, suporte e muito mais.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ensino EAD é reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação), e, desse modo, todo estudante que tenha diploma dessa modalidade pode atuar em todo território nacional.

Por se tratar de uma formação que envolve mais atividades práticas, pode ser que a instituição de ensino exige que parte da carga horária seja cumprida presencialmente. Mas isso é planejado com bastante antecedência para que o estudante não seja pego de surpresa.

Curso técnico de Agronomia presencial

O curso presencial segue a mesma didática do ensino EAD, a diferença é que o aluno de agronomia precisa, obrigatoriamente, estar na faculdade presencialmente.

Além disso, outro fato que difere as duas modalidades é a interação entre colegas de classe e com os professores.

LEIA TAMBÉM: Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?  

Quanto tempo dura um curso de técnico em Agronomia?

Como comentamos, o curso técnico em agronomia costuma ter uma duração média de 2 a 3 anos. Esse tempo, inclusive, é bem diferente da graduação, por exemplo, que leva cerca de 5 anos para conclusão.

Áreas de atuação do técnico em Agronomia

Alguns dos setores que costumam empregar técnicos em agronomia incluem cooperativas rurais, empresas agrícolas, consultoria, instituições públicas e privadas nesse setor, parques e reservas naturais, comércio e agronegócio, e muito mais!

Conheça a seguir 3 áreas de atuação do técnico em agronomia:

Monitoramento de Campo

O profissional técnico em agronomia pode exercer atividade de inspeções regulares de plantações e realizar monitoramento do desenvolvimento das culturas, além de identificar problemas de saúde das plantas a fim de implementar medidas para resolver o problema.

Laboratório Agrícola

Nos laboratórios agrícolas, um técnico em agronomia realiza análises de solo, água, plantas e outros materiais para avaliar a qualidade do solo e determinar os níveis de nutrientes.

Produção de sementes e mudas

Nessa área, o técnico participa da produção de sementes e mudas de alta qualidade. Garantem, ainda, que as plantas estejam livres de doenças e pragas.

Essas são só algumas das possibilidades e oportunidades dentro da carreira de agronomia. É possível ir muito além disso investindo em um curso de nível superior, por exemplo. Embora o curso técnico seja uma alternativa viável para quem deseja entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida, a graduação é sempre ainda a melhor opção.

Qual o salário de um técnico em Agronomia?

A remuneração de um técnico em agronomia não costuma ser bastante atrativa, já que o investimento nos estudos é relativamente baixo, o retorno também é. Em média, esse profissional costuma ganhar R$ 2.500.

Mas isso pode aumentar conforme investe nos estudos. Um profissional formado em nível superior, por exemplo, ganha quase que o dobro do valor. Um pós-graduado então…

Qual o valor de um curso técnico em Agronomia?

As mensalidades de um curso técnico de agronomia variam de acordo com a instituição de ensino, pois é levado em consideração alguns fatores, como modalidade (presencial ou a distância), localização e outros.

De modo geral, é possível encontrar a formação em valores que giram em torno de R$ 300. Mas atenção: faça uma pesquisa mais elaborada entre as faculdades que disponibilizam o curso. Assim, você vai conseguir avaliar qual a opção que melhor se encaixa nas suas expectativas.  

Onde fazer um curso técnico em Agronomia?

Podemos te ajudar nessa busca por uma faculdade que ofereça o curso técnico em agronomia. Entre elas, destacamos:

Ambas parceiras do Pravaler, o que possibilita o financiamento estudantil para os seus estudos. Conte com a gente para avançar no futuro como agrônomo!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter