Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Sisutec 2023: saiba quem pode participar e como se inscrever Sisutec 2023: saiba quem pode participar e como se inscrever

Sisutec 2023: saiba quem pode participar e como se inscrever

Voltado para os estudantes que querem fazer cursos técnicos e profissionalizantes, o Sisutec é similar ao Sisu em questão de conceder bolsas de estudos para os candidatos de acordo com a nota tirada no Enem.

Se você deseja saber mais sobre como essa seleção funciona, quando começam as inscrições para o Sisutec e muito mais continue acompanhando o artigo que preparamos para você!

O que é Sisutec e como funciona?

Por ser relativamente recente, este programa pode ser o motivo de dúvidas de muitos jovens que estão escolhendo quais caminhos de carreira seguir. Por isso, vamos esclarecer tais questões ao explicar o que é Sisutec e como funciona.

O Sisutec é o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico, um programa de acesso à educação criado em 2013 pelo governo federal em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) voltado para os cursos profissionalizantes e técnicos. Bastante parecido com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), essa versão também conta com inscrições gratuitas.

O Sisutec proporciona que os jovens estudantes consigam vagas gratuitas nos cursos que escolherem, desde que tais aulas façam parte do programa, sendo opções de instituições tanto privadas quanto públicas.

Assim como o Sisu, o Sisutec também usa a nota tirada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os candidatos que serão aprovados com este benefício governamental. A pontuação obtida na prova de nível nacional é a única exigência para concorrer às vagas e não pode ter zerado a redação.

Dessa forma, o estudante interessado em realizar um curso técnico ou profissionalizante precisa apenas fazer a sua inscrição gratuita e online no site oficial do programa, seguir os prazos e as datas e já estará concorrendo ao benefício.

Quem pode participar do Sisutec?

Para fazer parte da seleção no Sisutec e participar da concorrência, é necessário ter concluído o ensino médio e ter feito o Enem no ano anterior, como dissemos anteriormente.

Com isso, no Sisutec quem pode se inscrever são os alunos que não zeraram nem as partes de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, já que quanto maior a pontuação, maior será a chance de conseguir sua vaga pelo Sisutec.

Também é obrigatório que o ensino médio esteja concluído, seja em escolas públicas ou na condição de bolsista em escolas particulares. E aí, você atende aos requisitos para participar da seleção do Sisutec?

Instituições que participam do Sisutec

É possível encontrar diversas instituições de ensino superior privadas e públicas dentro das participantes do Sisutec, além de instituições de educação profissional e tecnológica. Isso faz com que os inscritos possam encontrar uma variedade de possibilidades e alternativas de onde irão estudar.

Para conferir todas as opções de instituições que participam do Sisutec, o estudante interessado pode checar a página de inscrições do programa e conferir quais ele pode escolher, seja no estado em que mora ou em qualquer parte do país.

Veja também: 9 cursos técnicos que darão dinheiro nos próximos anos!

Afinal, dentre as tantas instituições participantes, o estudante pode encontrar muitas opções de escolha, como escolas do programa em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sisutec Londrina, Sisutec Manaus, Paraíba e muito mais.

Cursos contemplados no Sisutec

Bom, talvez a grande questão deste assunto seja sobre os cursos do Sisutec. A boa notícia é que são muitas possibilidades de áreas para estudar e começar uma carreira profissional. Separamos alguns dos principais para você conferir.

Viu só quantas possibilidades de cursos técnicos e profissionalizantes que você pode optar para iniciar uma carreira de sucesso com o Sisutec?

É possível ver a lista completa dos cursos que fazem parte do programa no momento de preencher a inscrição Sisutec MEC do Governo do Brasil, processo que iremos falar mais sobre logo abaixo.

Como se inscrever no Sisutec?

Ficar por dentro das inscrições do Sisutec não é nada complicado, principalmente por todas as etapas serem 100% online. Uma informação essencial para compreender o principal do funcionamento do Sisutec é saber que tudo acontece em uma única etapa: desde a inscrição até a seleção de cursos escolhidos.

Para se inscrever, é necessário entrar no site oficial do Sisutec e informar os dados utilizados no cadastro do Enem, sendo o número de inscrição e sua senha. Em seguida, aparecerá na tela o comprovante de inscrição do Sisutec. Essas etapas acontecem de forma totalmente gratuita e digital.

É no momento da inscrição em que aparecem os cursos técnicos e profissionalizantes disponíveis dentro do programa, assim como as instituições de ensino públicas e privadas participantes. A partir disso, o candidato pode escolher até duas opções, selecionando as que desejar e informando qual é a modalidade (vagas das cotas ou vagas da concorrência geral).

Durante todo esse processo é possível conferir a nota de corte, isto é, a pontuação mínima para o curso escolhido, e compará-la com a nota obtida no Enem do ano anterior. Assim, você já consegue ter uma noção de se será aprovado ou não. Por isso, o estudante precisa ficar sempre de olho nessas notas: elas mudam uma vez ao dia, normalmente à meia noite, podendo ficar maiores ou menores, o que faz com que a sua aprovação no programa possa acontecer ou não.

Cotas e ações afirmativas no Sisutec

Um dos diferenciais do Sisutec é em relação ao número de vagas disponibilizadas para estudantes que se encaixam nos critérios destinados para as cotas e as vagas voltadas para as chamadas ações afirmativas.

Para quem se encaixar nss vagas do Sisutec reservadas para as políticas afirmativas precisa sinalizar a mesma ao se inscrever. Este programa conta com 85% de suas vagas para alunos e alunas que tenham completado o seu ensino médio em escolas da rede pública ou que tenham estudado com bolsa integral em instituições particulares.

Há também a opção de vagas reservadas para jovens estudantes que se declaram como indígenas, pretos ou pardos, sendo necessário comprovar esta declaração. Para as instituições de ensino federais deste programa, se faz obrigatório que a quantidade de vagas disponibilizadas para tais declarações seja proporcional ao número de indígenas, pretos e pardos que estão registrados no censo demográfico mais recente.

Essas vagas são voltadas para garantir o acesso das minorias a uma educação de qualidade e que possam concorrer com igualdade entre as demais pessoas inscritas nestas categorias. Por fim, os estudantes que não optarem por nenhuma das modalidades acima, irão ser selecionados no que é chamado de ampla concorrência.

Aplicativo Sisutec

Com o objetivo de facilitar as etapas do processo de inscrição, acompanhamento de prazos e outras questões, o Sisutec conta com um aplicativo disponível para aparelhos que tenham os sistemas operacionais Android e iOS.

É por meio do aplicativo Sisutec, o qual pode ser usado diretamente no celular smartphone ou em um tablet, que os estudantes podem conferir suas informações como candidatos do programa, consultar com facilidade e rapidez os avisos mais recentes, as datas essenciais que devem acompanhar e entre outros dados.

Dentro do aplicativo também há como pesquisar as vagas disponibilizadas, suas respectivas quantidades e turnos, além de quais são as instituições de ensino técnico e profissionalizante que participam do Sisutec. Assim, é possível definir quais são os seus cursos favoritos para acompanhar de pertinho e com mais atenção, ficando de olho em qual é a nota de corte no momento, e configurar a criação de lembretes que podem avisar essas principais informações do curso escolhido. Bem moderno e prático, não é?

O link para baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel pode ser encontrado diretamente no site oficial do Sisutec!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter