Como escolher a melhor pós-graduação para a sua carreira Como escolher a melhor pós-graduação para a sua carreira

Como escolher a melhor pós-graduação para a sua carreira

Com tantas opções de cursos e a competitividade no mercado de trabalho, é comum entre profissionais de diversas áreas a dúvida com relação à escolha de uma pós-graduação. Também não é raro encontrar pessoas frustradas com o curso: a dificuldade de se orientar em meio à variedade faz com que muitas vezes o caminho escolhido seja uma perda de tempo ou afaste o profissional da área em que deseja atuar.

Porém, quando bem escolhido, um curso de pós-graduação é uma excelente oportunidade para o profissional que deseja ampliar seus conhecimentos e sua rede de contatos, abrindo novos horizontes para sua carreira. Confira algumas dicas para escolher a melhor pós-graduação para a sua carreira:

Como escolher a melhor pós-graduação

Determine os seus objetivos profissionais

Saber aonde se deseja chegar é fundamental para a escolha do caminho a se tomar. Assim, é importante que o profissional entenda a pós-graduação como uma etapa para atingir uma meta pré-definida. Isso porque cada curso apresenta objetivos e metodologias específicas, de forma que esta escolha deve ser ponderada levando em consideração as metas e os sonhos que o profissional deseja atingir em sua carreira.

O mestrado e o doutorado costumam ser opções mais indicadas para quem deseja trabalhar no meio acadêmico, enquanto as especializações e MBAs apresentam objetivos profissionalizantes, que permitem ao profissional aprofundar seus conhecimentos e competências práticas em sua área de formação. Mas nada impede que um profissional que deseja trabalhar em uma empresa opte pelo mestrado, por exemplo, principalmente se a temática da pesquisa estiver relacionada ao seu dia a dia no trabalho.

O mais importante aqui é ter foco: o que você deseja atingir com a pós-graduação? Que atividade deseja realizar após sua conclusão?

Escolha o momento certo

Não somente seus objetivos profissionais devem ser avaliados para a escolha de um curso de pós-graduação, mas também o momento da sua carreira. É importante considerar que estes cursos demandam tempo, investimentos financeiros e dedicação do profissional. Questione-se, portanto, com relação à sua rotina: o seu dia a dia no trabalho permite realizar uma pós-graduação com o empenho e a concentração necessários?

O momento da carreira em que o profissional se encontra também é fundamental. Não é recomendado, por exemplo, dar início a um mestrado ou MBA logo após a conclusão da graduação. Na pressa de se desenvolver e conquistar melhores posições no mercado de trabalho, muitos jovens profissionais acabam por cometer este erro sem avaliar todas as questões relacionadas a esta escolha. Para o profissional recém-formado, é interessante investir em cursos e especializações como forma de avaliar seu real interesse pela área.

Pesquise sobre o mercado e o curso

Antes de se inscrever em um curso de pós-graduação, é importante que o profissional dedique tempo para pesquisar sobre as diferentes opções disponíveis e instituições. Para tal, converse com outros profissionais sobre seus objetivos, analise as grades horárias e disciplinas abordadas em cada curso, ouça o que outros alunos destes têm a dizer.

A pós-graduação deve ser entendida não como uma forma de mudar de área de atuação, mas de se aprofundar, sendo o chamado “perfil T” cada vez mais valorizado no mercado de trabalho. O termo faz referência ao profissional que apresenta uma base “horizontal” de conhecimentos em sua área de atuação, mas é especialista em uma competência “vertical”. A pós-graduação pode também atuar no sentido contrário, complementando a visão generalista do profissional e seus conhecimentos técnicos.

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.