Como complementar a renda durante a faculdade?

Universidade Fama

Por useradmin

Como complementar a renda durante a faculdade?

A vida de um estudante universitário apresenta várias dificuldades comuns, e uma delas é enfrentar constantes problemas financeiros. Muitos estudantes não tem como trabalhar por causa dos horários das aulas ou não tem como conciliar um emprego de turno integral com a faculdade. Aqueles que podem trabalhar acabam em empregos ou estágios que não pagam muito, e precisam complementar a renda mensal. Para esses estudantes que precisam de um dinheiro extra no fim do mês, separamos algumas dicas que podem ajudar!

Comece se organizando

Essa é uma dica muito importante para quem quer complementar a renda: organização é fundamental! Planeje-se para ver o quanto precisa a mais e o que pode fazer para conseguir isso. Fazer um orçamento também é essencial, já que você precisa saber o quanto gasta e quanto ganha por mês para estabelecer suas metas. Não se esqueça de anotar todos os seus ganhos, suas compras e suas contas básicas. Corte, também, o que for necessário. Encontrar uma forma de complementar sua renda vai exigir tempo e, talvez, algum dinheiro, dependendo do que você vai fazer.

Veja o que pode fazer

Papel e caneta na mão? Veja algumas formas simples de conseguir um pouco mais de dinheiro em sua conta!

Pense, primeiro, naquilo que sabe fazer. Mesmo que você seja jovem, deve ter alguns talentos e habilidades que possam ajudá-lo a ganhar esse dinheiro extra. Pense, também, no tempo que você disponibiliza e no material que vai ter que usar. Não se limite e use a imaginação! Mesmo os trabalhos mais simples podem ser pagos. Esses são alguns exemplos:

  • Fazer e vender: você sabe tricotar, fazer crochê, pintar em tecidos, desenhar ou fazer esculturas em cerâmica? Encontre um bom público e mãos à obra! Você pode vender seus objetos de decoração na faculdade ou em seu estágio. Até mesmo pela internet, fazendo uma página em alguma rede social e anunciando! Claro, é possível fazer o mesmo com comida. Pães, bolos e doces sempre fazem o maior sucesso! Não desperdice seu talento cozinhando só para a família.
  • Cuidados: cuidar de crianças, por exemplo, quando os pais precisam sair, é uma ótima forma de complementar sua renda. Seus vizinhos têm um filho pequeno, mas passam o dia todo no trabalho? Ofereça ajuda! Você pode fazer o mesmo pelos idosos. Muitos precisam de companhia para ir ao médico ou ao banco, mas os familiares ficam o dia todo fora. Acompanhe-os no dia-a-dia! Assim, você ganha uma boa companhia e ainda tem um dinheiro a mais no fim do mês. Se você gostar de animais de estimação, pode também levar cachorros para passear.
  • Ensinar: sabe falar uma língua estrangeira? Toca um instrumento musical? Tem um dom artístico? Então você pode pensar em passar seu conhecimento adiante enquanto complementa sua renda! Dê aulas particulares em suas horas vagas. Você vai praticar o que sabe, se divertir e ganhar mais dinheiro.
  • Empregos temporários e de meio período: se você precisa de dinheiro de uma forma mais imediata, pode procurar empregos de meio período que não comprometam seus estudos. Se for a época de fim de ano ou de algum feriado que movimente o comércio, como a páscoa, você pode conseguir também um emprego temporário!

Existem muitas formas de complementar sua renda. Você deve se apoiar em conhecimentos e estruturas que já tem, além de levar em conta o tempo necessário para conciliar seus novos afazeres com a faculdade. Com isso, pode se planejar para fazer uma pós-graduação, um intercâmbio ou mesmo para tirar boas férias no fim do ano. Bom trabalho e bons estudos!

Compartilhar
Categoria: Economia

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.