Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Passo a passo: saiba como consultar o contrato Fies Passo a passo: saiba como consultar o contrato Fies

Passo a passo: saiba como consultar o contrato Fies

Se você já é um estudante de nível superior beneficiado com o Fies ou se ainda está em busca de uma vaga neste programa governamental, você precisa saber como fazer para consultar o seu contrato Fies e ficar de olho nos seus pagamentos.

Para te ajudar a não perder nenhuma informação desse processo, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre como consultar contrato Fies e muito mais. Vem com a gente e fique por dentro!

Tipos de contrato do Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1999 que tem como objetivo facilitar o processo de entrada dos jovens de baixa renda em instituições de ensino superior privadas por meio de auxílio financeiro.

Sendo um financiamento estudantil, também visto como um empréstimo de crédito a longo prazo, atualmente existem diferentes tipos de contrato: o Fies e o novo Fies, o P-Fies. O que faz com que eles sejam distintos é a renda familiar mínima necessária em cada um. Vamos entender mais sobre esse assunto?

Fies I

O Fies I é a nomenclatura como o Fies contrato tradicional também é conhecido. Nessa modalidade o financiamento é feito totalmente pelo governo federal, ou seja, é um dinheiro 100% público e atende estudantes que tenham uma renda mensal familiar de até três salários-mínimos.

Fies II

Já no contrato do Fies II a modalidade em questão passa a ser chamada de Novo Fies ou P-Fies. Aqui os estudantes podem conseguir o financiamento caso tenham uma renda mensal familiar de até cinco salários-mínimos, o que faz com que a faixa de renda aumente entre a primeira modalidade e essa para alcançar mais jovens.

Veja também: Entenda a diferença entre o Fies e o P-Fies!

Além disso, o Fies II é composto por recursos financeiros concedidos em parceria com empresas privadas, sendo uma opção em que as condições de pagamento são acordadas junto com a faculdade, e é voltado para quem está nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Fies III

Por fim, no Fies III, também chamado de P-Fies, atende aos jovens que declararam uma renda familiar igual a do Fies II, sendo de qualquer região do Brasil, e é um empréstimo estudantil que conta com uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Como consultar o contrato Fies?

Após ter entendido os pontos principais que diferem cada modalidade do Fies e do Novo Fies, você deve estar querendo saber sobre como acessar o contrato Fies. Confira o passo a passo a seguir e veja como esse processo não é nada complicado. Uma das maneiras disso é consultar contrato Fies pela Caixa através do Sisfies, já que este financiamento é feito em conjunto com a instituição financeira. Então, vamos lá:

Passo 1 – Acesse o site da Caixa Econômica Federal e faça o seu cadastro (ou login, caso já tenha o cadastro) usando o número do seu CPF;

Passo 2 – Continue preenchendo as informações necessárias para completar o seu cadastro. É bem rapidinho;

Passo 3 – Em seguida, é hora de criar uma senha para você acessar o login nas próximas vezes. É importante lembrar que essa senha é sua e não deve ser passada para mais ninguém por sua segurança, combinado?;

Passo 4 – Depois de preencher os dados você receberá um email para confirmar o seu cadastro. Clique no link enviado pela Caixa e estará tudo certo;

Passo 5 – Vá mais uma vez no site da Caixa e clique em “Contrato FIES”;

Passo 6 – Por fim, clique em “Contrato” e agora você já pode conferir todas as informações sobre o seu acordo com o programa.

A consulta do contrato Fies Caixa pode ser feita quando você quiser e em todos os momentos em que você precisar, estando disponível para ver as suas parcelas, condições de pagamento, prazos e outras informações.

Além desse modo, você também pode contar com o SisFies para consultar o seu contrato Fies. Afinal, esse canal é do próprio programa e onde estão todos os processos do benefício reunidos.

É por meio do SisFies em que tanto o aluno quanto o mantenedor, isto é, as empresas envolvidas neste financiamento estudantil, checam como estão os procedimentos em aberto. Para isso, há o SisFies Aluno e o SisFies Mantenedor.

Aditamento do contrato do Fies

A cada semestre cursando a universidade escolhida é preciso fazer a renovação do financiamento estudantil, ou seja o aditamento do Fies. Com esse processo simples e totalmente online, o estudante indica para o programa que quer seguir tendo um contrato Fies.

Esse procedimento busca comprovar se os dados do aluno continuam certos e atualizados, se a matrícula na faculdade permanece ativa e, assim, evitar casos de trancamento sem aviso.

Para isso, todo estudante deve estar atento aos prazos para fazer o seu aditamento do Fies e não correr o risco de ficar sem o benefício. Então, duas vezes por ano, normalmente junto com o período de rematrícula na instituição de ensino, é preciso seguir o passo a passo de renovação com o programa.

O processo é todo online e através do site oficial do aditamento. Após acessar o portal, será preciso informar o CPF e a senha, conferir as informações que aparecem junto com o cadastro do contrato do Fies consulta e seguir com as confirmações. Tudo muito simples e rápido!

É possível solicitar a 2° via do contrato do Fies?

Mais uma dúvida que diversos alunos beneficiados podem ter está relacionada com a segunda via do contrato do Fies. Será que é possível conseguir? Como solicitar? Vamos te explicar direitinho. Olha só:

Para solicitar a segunda via do seu contrato do Fies existem dois caminhos: um é o de ligar na Central de Atendimento e o outro é mais uma vez acessando o site da Caixa Econômica Federal.

Se você optar pelo primeiro jeito, ligue de forma gratuita para a Central de Atendimento no número 0800 726 8068 e selecione a opção 8. Em seguida, basta aguardar o atendimento e fazer a sua solicitação. Ou então, se preferir fazer esse processo pela internet, é só acessar o mesmo site da Caixa em que você consultou o seu contrato Fies e clicar em “Boletos em aberto”, solicitando a segunda via daquele que for necessário.

Como suspender ou pausar o contrato do Fies?

Muito bem, e então o estudante está com o seu contrato do Fies ativo e com tudo direitinho! Mas de repente surgiu um imprevisto, mudanças na sua vida e outros acontecimentos, que fazem com que seja preciso suspender ou pausar o acordo com o programa. Como fazer isso?

Uma das características principais do Fundo de Financiamento Estudantil é a de começar a ser pago somente depois da formatura do aluno. Então, o pagamento do Fies se torna válido junto com a conclusão do curso que foi financiado. Isso faz com que milhares de jovens recém-formados precisem arcar com os parcelamentos do programa.

E é aí em que podem surgir problemas, como a falta de recursos financeiros para fazer os pagamentos, fazendo com que o estudante precise pedir pela suspensão dos valores que estão para serem pagos no seu contrato.

Suspensão do contrato do Fies

Existe a possibilidade de optar pela suspensão do contrato Fies, de modo que esse pedido deva ser feito no começo de cada semestre para que já passe a valer nos meses seguintes, até o dia 15 do mês em questão.

Além disso, outra informação importante de saber é que o governo federal permitiu que até quatro parcelas do financiamento ainda não pagas sejam suspensas. Isso começou com as mudanças causadas pela pandemia e continuam em vigência. Ou seja, há como pausar o contrato Fies enquanto não for possível custear os valores.

Renegociação do Fies

Outro meio de fazer o pagamento dessa dívida estudantil é escolher a renegociação do Fies, sendo uma alternativa que pode variar de situação para situação, mas que já ajudou muitos estudantes brasileiros. Essa solução vale para quem está com o contrato irregular há mais de 90 dias e não quer ficar inadimplente.

Há alguns critérios que devem ser cumpridos para que o estudante possa renegociar a sua dívida e serão cobrados juros adicionais. Por isso, é essencial entender melhor como seria esse novo acordo em cada caso, entendendo as taxas e as condições definidas pela instituição financeira.

O que você achou de saber sobre o contrato do Fies com a gente? Continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo sobre esse benefício e outras maneiras de ter financiamento estudantil.

Botão para Simular Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter