Curso de Marketing – veja se essa carreira é ideal pra você Curso de Marketing – veja se essa carreira é ideal pra você

Curso de Marketing – veja se essa carreira é ideal pra você

Com a evolução do mercado de trabalho e a busca dos consumidores por experiências com a marca, a área de marketing é hoje uma das mais valorizadas pelas empresas e, além de garantir um amplo campo de atuação, se renova constantemente, utilizando as novas tecnologias e processos a seu favor.

Por essa razão, o curso de marketing é cada vez mais procurado para quem quer iniciar o ensino superior com a confiança de que fez uma boa escolha. Mas você sabe quais são as competências do profissional de marketing e as características do curso?

Nós te ajudamos a entender tudo sobre a área e suas vertentes de atuação!

O que é Marketing?

O marketing é responsável pelo relacionamento entre marca e consumidor. E para que isso aconteça da melhor maneira, é preciso que o profissional de marketing seja um verdadeiro administrador do negócio, sendo da sua competência as seguintes tarefas:

  • análise de números e oscilações do mercado;
  • entendimento do comportamento do consumidor e dos concorrentes;
  • planejamento baseado no diagnóstico;
  • execução de ações em pontos de vendas ou no ambiente on-line;
  • lançamento de produtos;
  • mensuração de resultados.

De maneira simplificada, o marketing é um conjunto de estratégias, processos e posições que visam aumentar os lucros da empresa e, ao mesmo tempo, garantir uma boa visibilidade de marca por meio de ações promocionais que vendam o produto ou serviço para seu público-alvo.

O curso de Marketing

Os cursos podem estar disponíveis em modalidades de 2 (tecnólogo) ou 4 anos (bacharel), tempo que prepara o estudante para se tornar um profissional pronto para detectar oportunidades e traçar estratégias que otimizem o negócio.

Em cursos tecnólogos, o marketing é apresentado de maneira prática. Os estudantes que decidirem pelo formato encontrarão uma grade mais enxuta e direcionada, com temas que abordem o comportamento do consumidor, como executar estratégias de marketing, branding e pesquisa de mercado. Além disso, também existem tecnólogos mais específicos, como em marketing digital, por exemplo.

Já no bacharelado, além de se depararem com matérias práticas, os estudantes também conhecerão aspectos socioeconômicos para traçarem estratégias mais assertivas e, para isso, passam por matérias referentes à gestão do negócio, análise de preços e custos, compreensão da jornada do consumidor etc.

A modalidade – tecnólogo ou bacharel – vai depender da instituição de ensino escolhida. Vale destacar que, em ambas, o estudante terá que realizar o trabalho de conclusão de curso, que vai intensificar a sua visão analítica e sensitiva, incentivando a criação de estratégias para a resolução de problemas reais, a fim de entender e acompanhar as transformações e as necessidades do mercado e da sociedade.

Perfil do estudante

Apesar de ser uma área que alcance diversos campos e qualquer estudante possa ser apto a ingressar no curso de marketing, por ser fundamentado em relacionamento, alguns perfis atuam com mais facilidade na área. É interessante que o aluno:

  • Seja comunicativo;
  • Tenha facilidade em realizar planejamentos;
  • Seja conhecedor de diferentes culturas;
  • Tenha capacidade analítica apurada;
  • Entenda de novas tecnologias;
  • Esteja atualizado em relação às mudanças do mercado.

Áreas de atuação

Ao final do curso – ou até mesmo durante – o estudante conta com um amplo mercado de atuação e pode trabalhar em companhias privadas, institutos de pesquisa ou órgãos públicos. Os ambientes mais buscados e concorridos são em agências de publicidade, setores de marketing em empresas, consultorias de imagem e no terceiro setor.

A essência do marketing é estar onde as pessoas estão, por esse motivo, dentre as áreas que o profissional pode atuar, o que está mais em alta é o marketing digital. Uma vez que os consumidores passam a maior parte da vida conectados, as oportunidades de estar presente e visível aumenta consideravelmente.

As especialidades em ascensão são a do comércio eletrônico, mídias sociais, marketing de conteúdo e UX, um formato que une estratégias para potencializar a experiência do usuário no ambiente digital.

Além de cuidar das áreas on-line, para que a experiência do consumidor seja completa, o profissional de marketing é quem contempla a comunicação off-line, com ações de merchandising, trabalhos voltados para o marketing promocional e de trade, indo a campo e destacando o seu produto diante do mercado.

A análise de informação também está em alta entre as companhias, o setor de Business Intelligence é valorizado por coletar, analisar e encontrar dados que gerem oportunidades de impulsionar o negócio.

Nenhuma estratégia desenvolvida será eficiente sem que o profissional entenda o seu consumidor ou potencial consumidor. E é por isso que a área de pesquisa de mercado é também uma das mais buscadas pelos profissionais.

É a partir dela que se identifica quem são as pessoas que a empresa deve e quer atingir, quais são os pontos a serem melhorados na comunicação, quais são as fortalezas e fraquezas do negócio, do que o mercado precisa etc. A partir das informações coletadas em pesquisas, estrutura-se um diagnóstico assertivo e completo, que será capaz de direcionar ações de marketing precisas e estratégicas.

De modo geral, o marketing atua em quatro pilares essenciais para o mercado: no desenvolvimento do produto ou serviço; na análise e definição de custo e preço; na demarcação de locais estratégicos para a presença da marca; e na criação de ofertas e promoções para estar à frente da concorrência.

Listamos abaixo as áreas mais buscadas dentro da profissão de marketing:

  • Marketing digital;
  • Merchandising;
  • Business Intelligence;
  • Trade marketing;
  • Pesquisa de mercado;
  • Terceiro setor;
  • Marketing esportivo;
  • Planejamento de mídia;
  • Big Data;
  • Gestão de vendas;

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