Fique por dentro do curso de Pedagogia

Por useradmin

Fique por dentro do curso de Pedagogia

Se você gosta de ouvir, ensinar e ajudar as crianças, adolescentes e adultos, o curso de Pedagogia pode ser o mais direcionado ao seu perfil.

O profissional formado em Pedagogia pode ser professor no ensino infantil, de jovens e de adultos, além de conhecer e atuar com toda a estrutura escolar e de ensino de uma instituição, seja ela escola, ONG, instituto cultural ou empresa.

Ficou interessado? Venha ver mais informações sobre o curso de Pedagogia!

O que é a Pedagogia?

É a reunião de métodos, técnicas, princípios e estratégias da educação referentes ao ensino e à administração de escolas e instituições educacionais. Ela estuda os princípios educacionais de acordo com determinados pontos de vistas e quais são os meios mais efetivos para realizá-los, com o intuito de estimular a capacidade de aprendizado das pessoas que são expostas a esses métodos.

Já ouviu falar de Paulo Freire?

Se não ouviu, vai! Quem escolher o curso de Pedagogia conhecerá o grande Paulo Freire, pesquisador, professor e filósofo que desenvolveu o método que você vai conhecer no livro Pedagogia da Autonomia.

Esse método é reconhecido internacionalmente e o livro aborda conhecimentos necessários e relevantes à prática educativa, onde o educador deixa de ser o foco principal, passando a autonomia do aprendizado aos educandos, sem regras e com respeito à liberdade destes.

A obra expõe diversas práticas e metodologias com base na ética e no total respeito à autonomia do educando, instigando sua capacidade crítica e sua criatividade como um todo.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Pedagogia

Há duas principais profissões para aquele que escolhe cursar Pedagogia:

  • Pedagogo: este profissional trabalha como orientador educacional em creches, escolas e universidades, verificando o cumprimento dos currículos educacionais de acordo com as orientações do MEC. Além disso, pode trabalhar na parte administrativa dessas instituições e até mesmo como diretor de qualquer espaço ligado ao ensino.
  • Professor de educação infantil: o formado em Pedagogia também pode atuar como professor de educação infantil, ou seja, no magistério em escolas e creches, trabalhando a alfabetização dos pequenos, por exemplo.

O profissional formado em Pedagogia tem garantia de vaga no ensino formal, seja como orientador ou como professor. O Brasil ainda é muito deficitário quando o assunto é ensino, infelizmente, e há a necessidade de profissionais qualificados para ajudar na consolidação e divulgação da importância do ensino de base de qualidade por aqui.

Esse profissional também pode trabalhar em empresas, ONGs e instituições culturais, desenvolvendo projetos culturais, sociais e educacionais.

Uma área que vem crescendo é a Pedagogia Hospitalar, onde o profissional de Pedagogia atuará na criação de programas e projetos voltados às crianças e aos adolescentes internados para tratamento médico. Aqui, se junta o conhecimento técnico com a parte humanística do profissional.

Outras informações sobre o curso de Pedagogia

  • A duração média do curso é de quatro anos.
  • A licenciatura é o grau acadêmico mais seguido pelos formados em Pedagogia, que permite ao profissional ensinar algo a alguém, ou seja, magistério.
  • A partir do acréscimo do 9º ano ao ensino fundamental, as instituições de ensino que oferecem o curso de Pedagogia viram a necessidade de mudar a matriz curricular, já que o foco principal são os primeiros anos escolares, dedicados à alfabetização.
  • O aluno do curso de Pedagogia estuda matérias da área de Ciências Humanas e Sociais, princípios e metodologias da administração escolar, estrutura e funcionamento de todo o sistema de ensino vigente, fora as novas tecnologias educacionais que têm sido de grande ajuda na reformulação metodológica e didática, pois chama mais a atenção das crianças.
  • Para adquirir o diploma, é necessária a comprovação de estágio obrigatório.
  • Outras áreas que o profissional formado em Pedagogia pode atuar: com Educação Especial, desenvolvendo material didático e aplicação de aulas para crianças, jovens e adultos portadores de deficiência física e/ou intelectual; e pode ser orientador educacional, dando suporte aos jovens na escolha de sua carreira futura.

Gostou do nosso texto sobre o curso de Pedagogia? Compartilhe com a gente seu ponto de vista sobre esta área incrível!

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.