Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Estou inadimplente na faculdade: o que fazer agora? Estou inadimplente na faculdade: o que fazer agora?

Estou inadimplente na faculdade: o que fazer agora?

Cursar o ensino superior definitivamente, não é algo barato. E estar inadimplente com faculdade virou algo comum. Além disso, essa é uma situação que demanda muita calma, paciência e estratégia. Você precisará entender a sua vida financeira e buscar soluções.

Pensar nos motivos que levaram a inadimplência não ajuda muito, até porque, eles podem ser diversos, como: perda do emprego, crise familiar, acidentes, doenças, entre muitos outros. Mas agora, a melhor saída é encontrar a alternativa ideal para resolver este problema. Pensando nisso, criamos um conteúdo completo com todas as informações, caso esteja inadimplente na faculdade. Bora lá?

O que é inadimplência na faculdade?

Mas afinal, você sabe o que é a inadimplência na faculdade?

A inadimplência, em resumo, significa dívida. E na faculdade ela acontece quando o aluno não consegue pagar as mensalidades e nem as taxas da universidade em dia, seja na graduação ou na pós-graduação, por algum motivo de crise financeira. Esses débitos podem se arrastar ao longo dos semestres e até após a formatura do estudante.

Como qualquer outra dívida, com o passar do tempo ela se torna mais cara por conta das multas dos juros mora, logo, acarretam consequências graves para a vida do estudante.

O que acontece se eu ficar devendo a faculdade?

Ao contrário do que muitos alunos acham, há sim penalidades para quem ficar devendo a faculdade. Isso porque ao ingressar em uma instituição de ensino superior, o estudante se coloca em uma relação comercial com a universidade, logo, está sujeito às regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), como redigido na Lei n° 8.078/90, que diz “o atraso no pagamento de mensalidade caracteriza-se como descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais”.

Confira alguma das consequências que podem acarretar ao ficar devendo a faculdade:

  • Ser incluído na lista de solicitação de crédito e ficar com o “nome sujo”
  • Ser cobrado por meio de um processo judicial
  • Ter a matrícula do semestre seguinte impedida
  • Ser proibido de entrar na faculdade caso a inadimplência exceda o período de 90 dias

Vale lembrar que, caso o estudante esteja em período de aulas, a instituição não pode impedir que ele tenha acesso ao semestre caso esteja inadimplente. Deverá esperar o encerramento do semestre para fazer o desligamento.

É importante ressaltar que, a regularização de débitos com a faculdade é essencial para que não prejudique a vida acadêmica e financeira.

Passo a passo para regularizar a inadimplência na faculdade

A principal solução para regularizar a inadimplência na faculdade, é comparecer pessoalmente até a instituição de ensino, procurar o setor financeiro e tentar um acordo de renegociação. Na maioria dos casos, eles apresentam boas possibilidades de parcelamento da dívida que cabem no seu bolso.

Mas, antes de fechar o acordo, vale a pena pesquisar antes se essas condições realmente são as melhores, para que futuramente, não aconteça outra quebra de contrato.

Veja a seguir o passo a passo para regularizar a inadimplência na faculdade.

Entenda suas finanças pessoais

A primeira dica e mais importante é: entenda suas finanças pessoais. Uma ótima maneira de fazer isso é listando todos os gastos que você tem ao longo dos meses. Crie também uma planilha de gastos, para que você tenha noção das despesas essenciais e coisas menos necessárias.

Veja também: 8 dicas infalíveis para melhorar suas finanças pessoais!

Você pode separar da seguinte forma: gastos necessários, como água, energia, internet, aluguel, custos com a alimentação na primeira coluna. Já na segunda você pode listar compras no shopping, fast-food, entre outras coisas que você julga desnecessário.

Ao final, some e avalie se o que você ganha é o suficiente para suprir todas as despesas, se a resposta for sim, maravilha. Caso contrário, veja o que dá para ser cortado dos seus gastos, e assim, utilizar esse dinheiro para renegociar sua dívida com a faculdade.

Renegocie suas dívidas

Os estudantes que estão com atraso de 90 dias em suas mensalidades, sem negociação ou pagamento, poderá ter seu nome incluído na lista de restrições nas instituições de crédito.

Para evitar todo esse transtorno, uma ótima alternativa, como já mencionamos anteriormente, é renegociar a sua dívida com o setor financeiro responsável pela sua faculdade, e também explicar a sua situação. Não pense que você é o único a estar passando por problemas financeiros, além disso, a instituição de ensino está acostumada a lidar com casos como este. Então, fique tranquilo.

Vale a pena ressaltar que, é super importante demonstrar o seu interesse de querer continuar com os estudos, isso conta muito para a universidade.

Controle seus gastos e despesas

É primordial que você tenha em mente no que seu dinheiro está sendo gasto. Uma das dicas mais importantes para você controlar suas despesas é: tenha um espaço onde poderá anotar tudo o que gasta durante o mês.

Veja também: 20 dicas sobre a importância da educação financeira para jovens!

Se você ainda é do time do papel e caneta, pode controlar no seu caderno as anotações, ou montar uma planilha em seu computador. Além disso, com todo o avanço tecnológico, você poderá ter esse controle na palma da sua mão e carregar consigo todas as suas despesas por meio de aplicativos de finanças. Demais né?

Agora você não tem mais desculpa!

O aluno inadimplente pode renovar a matrícula?

Previsto no Código de Defesa do Consumidor, a instituição de ensino não pode proibir o aluno inadimplente de assistir às aulas, desde que a matrícula referente ao semestre esteja paga, ou seja, o estudante não poderá ser retirado da sala. Entretanto, ao encerrar o semestre, caso o aluno esteja inadimplente, ele não poderá fazer a rematrícula, além de correr o risco de perder o vínculo com a faculdade.

Como o Pravaler pode te ajudar a pagar a faculdade?

Arcar com os custos de uma graduação ou pós-graduação não é nada fácil. Mas você sabia que o Pravaler pode te ajudar a pagar a faculdade?

Por meio do crédito estudantil oferecido pelo Pravaler, você poderá ter um auxílio financeiro e assim, não vai precisar abandonar seus estudos, e o melhor: este processo é totalmente online e pode ser feito tanto por calouros quanto por veteranos. Demais né?

Caso surja a oportunidade de contratar o financiamento estudantil, já sabe: conte com o Pravaler!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter