Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Melhores faculdades de Biomedicina do Brasil  Melhores faculdades de Biomedicina do Brasil 

Melhores faculdades de Biomedicina do Brasil 

Conhecida como Ciências Biológicas, a profissão de Biomedicina é uma área voltada para pesquisa da saúde humana, animal ou plantas. Além disso, a sua graduação tem se tornado um dos mais pesquisados pelos vestibulandos.

Se você deseja fazer o curso de Biomedicina, este artigo foi feito para você! Separamos as melhores faculdades de Biomedicina do Brasil para te ajudar na hora de escolher a universidade ideal, afinal, ter um ensino de qualidade faz toda diferença para seu futuro profissional. Vamos lá? Boa leitura!

Melhores faculdades públicas de Biomedicina

Se você pretende realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), provavelmente seu objetivo é ingressar em uma universidade pública de Biomedicina, certo? Deste modo, conhecer as principais instituições de ensino do país que oferecem o ensino e qualidade para o curso de Biomedicina, fará toda diferença no seu futuro acadêmico.

Listamos a seguir as melhores faculdades públicas de Biomedicina em todo o Brasil, segundo o parâmetro realizado pela Folha de São Paulo, o Ranking Universitário da Folha (RUF), que tem como finalidade avaliar o desempenho dos estudantes e a infraestrutura da universidade.

Faculdades públicas de Biomedicina no Sudeste

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Faculdades públicas de Biomedicina no Sul

  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Faculdades públicas de Biomedicina no Centro-Oeste

  • niversidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Faculdades públicas de Biomedicina no Nordeste

  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Faculdades públicas de Biomedicina no Norte

  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Melhores faculdades privadas de Biomedicina

É sempre bom ressaltar que, embora o desejo de muitos estudantes seja ingressar em faculdades públicas devido ao seu grande destaque no mercado de trabalho, as instituições particulares também oferecem o ensino de qualidade e com a mesma certificação, desde que a universidade seja autorizada e regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação). Diante disso, separamos uma lista com as melhores faculdades privadas de Biomedicina em todo o país.

Faculdades privadas de Biomedicina no Sudeste

Faculdades privadas de Biomedicina no Sul

Faculdades privadas de Biomedicina no Centro-Oeste

Faculdades privadas de Biomedicina no Nordeste

Faculdades privadas de Biomedicina no Norte

600x158 Biomedicina

Como estudar nas melhores faculdades de Biomedicina?

Se Biomedicina é a sua primeira opção de carreira, está na hora de começar a se preparar para o vestibular e ingressar em uma boa universidade, seja ela pública ou privada.

O acesso às faculdades que oferecem o curso de Biomedicina acontece por meio das provas e exames dos vestibulares. Com um bom desempenho, o aluno pode conseguir bolsas de estudos e até financiamento estudantil, a depender de sua necessidade.

Vale ressaltar que o vestibular de qualquer curso que seja, nunca é uma tarefa fácil. É um processo que exige muito foco e determinação por parte do estudante durante os estudos. Normalmente, para o ingresso ao ensino superior, os exames costumam exigir conhecimentos de disciplinas vistas ainda no ensino médio. Além disso, uma boa produção textual para a redação pode te ajudar a complementar a sua nota.

A principal dica é: monte, inicialmente, um cronograma de estudos de acordo com a sua rotina, assim, você consegue se organizar da melhor forma para se dedicar aos estudos. Não deixe de olhar sempre o edital do exame que deseja participar para ficar por dentro de todo o conteúdo que será cobrado.

Bolsa de estudos para Biomedicina

Como mencionamos acima, com um bom desempenho no vestibular, principalmente do Enem, é possível conseguir bolsas de estudos para a faculdade de Biomedicina através do programa do governo federal Prouni (Programa Universidade Para Todos), que tem o intuito de facilitar o ingresso dos estudantes ao ensino superior privado, e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para acesso às universidades públicas de todo o país.

Mas atenção, ambas iniciativas possuem pré-requisitos, e é muito importante que você se encaixe neles para melhor obtenção do benefício, e um dos principais é não ter zerado na redação, e ter atingido a nota mínima exigida pelo MEC de 450 pontos no Enem.

Caso o Prouni Biomedicina e o Sisu não façam sentido, ou até mesmo, não tenha dado certo, não desanime. Outra maneira de conseguir entrar na faculdade de Biomedicina é por meio do Amigo Edu, que concede bolsas de até 80% de desconto em graduação e pós-graduações em mais de 300 instituições privadas.

Financiamento estudantil para Biomedicina

Outra maneira de conseguir ingressar na faculdade de Biomedicina, é com o financiamento estudantil. Ele funciona como uma espécie de empréstimo pessoal, que facilita e ajuda a vida acadêmica de estudantes que por motivos financeiros, não conseguem arcar com os custos das mensalidades. Atualmente, existem duas formas de obtenção desse crédito: o primeiro é por meio do financiamento estudantil privado, oferecido por bancos e instituições. E o segundo é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), uma iniciativa do governo federal.

Veja também: Fies Biomedicina: veja como participar e qual a nota de corte!

Agora que você conhece todas as possibilidades de ingresso ao ensino superior, e além disso, as melhores faculdades de Biomedicina do Brasil, não deixe para decidir de última hora. Estamos ansiosos pela sua escolha. Até a próxima!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter