Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Dia Internacional dos Direitos Humanos: data é comemorada dia 10 de dezembro Dia Internacional dos Direitos Humanos: data é comemorada dia 10 de dezembro

Dia Internacional dos Direitos Humanos: data é comemorada dia 10 de dezembro

Em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral da ONU instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, é uma data de extrema importância no calendário global. Esta data não apenas ressalta a necessidade de proteger e promover os direitos fundamentais de todos os seres humanos, mas é também um marco histórico na luta por justiça e igualdade em todo o mundo.

Nesse dia, em 1948, a Assembleia Geral da ONU proclamou a Declaração Universal de Direitos Humanos. Este foi o primeiro documento de caráter universal pensado na proteção dos direitos de todas as pessoas. A declaração foi um esforço conjunto de países de todo o mundo para prevenir que se repetissem os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Dois anos após a adoção da declaração, em 1950, foi estabelecido o Dia Internacional dos Direitos Humanos para celebrar essa conquista e para que todos relembrem a importância da proteção dos direitos humanos dos cidadãos de todo o mundo.

O que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

São 30 artigos que compõe a declaração e o documento busca estabelecer os direitos fundamentais que todos os seres humanos devem desfrutar, independentemente de sua origem, raça, religião ou classe social.

Os artigos abrangem uma ampla gama de direitos, entre eles inclui a igualdade perante a lei, liberdade e segurança pessoal, proteção contra tortura e escravidão, direito a um julgamento justo, privacidade, liberdade de pensamento, de expressão e de religião. Além disso, os artigos também reconhecem que todas as pessoas devem ter o direito de ter acesso à educação, trabalho digno, padrão de vida adequado e participação no governo.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos serve como um guia essencial para promover a dignidade, a justiça e a igualdade em todo o mundo e diversos Estados democráticos utilizam o documento como modelo para criação de suas constituições.

A importância do Dia Internacional dos Direitos Humanos

A data continua sendo extremamente importante para refletir sobre os desafios que enfrentamos em relação aos direitos humanos e para renovar nosso compromisso com os princípios estabelecidos na declaração. É uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre questões críticas, como a igualdade de gênero, a justiça social, a liberdade de expressão e a luta contra a discriminação em todas as suas formas.

Além disso, este dia também nos lembra que a proteção dos direitos humanos não é uma tarefa que pertence apenas aos governos, mas é uma responsabilidade compartilhada por todos. Cada indivíduo tem um papel a desempenhar na promoção de um mundo mais justo e igualitário.

Fonte: Pravaler
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter