Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Dia Nacional do Livro: 16 executivos indicam obras que mudaram sua carreira

Dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro. E, apesar do Brasil ser conhecido por um país de não-leitores, desde a pandemia o mercado editorial tem registrado crescimento.

Segundo dados do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, em 2021 foi registrado um aumento de quase 30% no volume de livros vendidos no país, quando comparado com o ano anterior.

Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PCM), do IBGE, mostram que, em setembro deste ano, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 2,1% em agosto. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o avanço é de 19%.

Quando surgiu o Dia Nacional do Livro?

A data de 29 de outubro foi escolhida porque, nesse dia, em 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional, a primeira do Brasil e localizada no Rio de Janeiro. Por conta da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, D.João VI e sua corte vieram para o Brasil.

Na época foram trazidas mais de 60 mil peças, como livros, documentos, mapas e manuscritos, para o novo país em sua comitiva. Atualmente, a Biblioteca Nacional é a mais antiga instituição brasileira e, considerada pela UNESCO, uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.

Veja também: Os 5 melhores livros de gestão e liderança para se inspirar!

A leitura é um hábito que ajuda não só a ter boas ideias e se desenvolver, bem como melhora a comunicação e escrita. Pensando nisso, EXAME pediu que executivos de grandes empresas do Brasil abrissem suas bibliotecas e indicassem livros que mudaram sua carreira e os auxiliaram a conquistar novos objetivos. Veja a seguir:

1. Callebe Mendes, CEO da Zapay

Livro: Blitzscaling: o caminho mais rápido para construir negócios extremamente valiosos, dos autores Reid Hoffman, co-fundador do Linkedin e sócio da Greylock Partners, e Chris Yeh, empreendedor e mentor.

O livro traz um conjunto de técnicas para aumentar a escala em um ritmo acelerado, que eliminarão os concorrentes de seu caminho. O objetivo do blitzscaling não é ir de zero a um, mas de um a um bilhão o mais rápido possível. “Ler esse livro me traz sempre um conforto de que estamos no caminho certo e um desconforto de que precisamos fazer mais”, diz Mendes.

2. Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex

Livro: O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um negócio quando não existem respostas prontas do Ben Horowitz, sócio cofundador da Andreessen Horowitz.

“Leitura necessária para os empreendedores que estão abrindo o próprio negócio, uma vez que a obra dá dicas e normas de sabedoria prática para auxiliá-los a resolverem os problemas mais difíceis do mercado corporativo – aqueles que a faculdade não ensina na prática”, destaca Hofstatter.

3. Fabrício Moreno, head comercial da Adyen

Livro: Como Chegar ao Sim: como negociar acordos sem fazer concessões, de William Ury, Roger Fisher e Bruce Patton.

A obra nasceu a partir do Projeto de Negociação de Harvard. O grupo que estuda e atua em negociações, mediações e resoluções de conflitos, escreveu o livro para oferecer um método direto e prático para chegar em acordos que deixem todas as partes envolvidas satisfeitas. Com dicas e técnicas que acompanham exemplos reais podem ser usados em diversas situações e de qualquer área – seja no profissional como na vida pessoal. No livro os autores ensinam a se concentrar nos interesses de todas as partes, não só defender pontos; alcançar objetivos sem estremecer relações; trabalhar em parceria para encontrar soluções criativas e justas; negociar com pessoas mais poderosas; entre outros.

4. Fábio Rodas, CEO da Shopper

Livro: O Jogo Infinito, do Simon Sinek.

O autor explica que nos negócios, assim como na vida, não existem vencedores e perdedores. Para Sinek, líderes que abraçam a mentalidade infinita têm empresas mais fortes, inovadoras e inspiradoras, ou seja, são eles que nos conduzem para o futuro. “A filosofia antiga de que o objetivo de uma companhia deveria ser maximizar o shareholder value está fadada ao fracasso, no longo prazo”, acrescenta.

5. Helson Santos, CEO da Logstore

Livro: Hit Refresh (Aperte F5) de Satya Nadella.

“A obra é importante, pois traz toda transformação que um CEO – não fundador realizou em uma empresa de tecnologia altamente lucrativa por meio da Cultura e não da digitalização. Satya apresenta como o empoderamento das pessoas e a visão de compartilhamento e união com plataformas melhores que da Microsoft era o melhor plano a seguir para se inovar e criar uma presença ainda mais forte no futuro. O resultado trouxe uma empresa não só inovativa e engajada, como a tornou em uma das seletas empresas a atingir a marca de 1 trilhão em valor de mercado”, diz.

6 – Karim Hardane, country manager da Nowports

Gestão de Alta Performance (High Output Management) do Andrew Grove, ex-CEO da Intel.

“Leitura atemporal e indispensável para a gestão de uma empresa conectada com o universo da inovação. O autor simplifica conceitos técnicos para auxiliar os líderes a encontrarem soluções nos momentos desafiadores dos negócios. Grove, ex-presidente da Intel, maior fabricante de chips de computador dos Estados Unidos, traz insights fundamentais sobre as responsabilidades do líder na conquista dos resultados e como transformar os colegas de trabalho em membros de uma equipe altamente produtiva”, pontua Karim.

7. Maria Colli, co-fundadora da Pampili

Livro: Humanismo extremo: O novo padrão de excelência no mundo e nos negócios, do autor Tom Peters.

“Livro necessário para quem quer ter sucesso nos negócios, empreender e cultivar uma cultura de confiança, equidade, crescimento pessoal, dentre outras sugestões que o livro traz”, explica Maria Colli.

8. Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy

Livro: Os 5 desafios das equipes, de Patrick Lencioni.

“A obra transmite uma forte mensagem de liderança, sobre construir cultura de liderança, e um modelo de trabalho baseado em 5 grandes pilares. Que são: tirar a falta de confiança, não ter medo de conflitos, falta de comprometimento, evitar responsabilizar os outros e falta de atenção aos resultados. Todos eles são gerados por invulnerabilidade no time, manutenção de uma harmonia artificial, ambiguidade nos objetivos e metas, baixos padrões de qualidade e uma cultura voltada para status e ego. Esse livro ajudou a transformar a Gama Academy em um grande exemplo de cultura e geração de resultados por meio das pessoas que estão engajadas em um propósito comum”, diz.

9. Marcelo Malcher, CTO (Chief Technology Officer) do Pravaler

Livro: Empatia Assertiva: Como Ser Um Líder Incisivo Sem Perder a Humanidade, de Kim Scott.

“Gosto muito desse livro porque fala sobre como ser um gestor que exerce empatia de forma assertiva, confrontando as pessoas nas situações necessárias, mas sempre se importando com elas. Para os tempos atuais, é um livro importante para líderes de organizações mais horizontais e humanas”, comenta o CTO do Pravaler.

10. Ivan Barboza, sócio e gestor do Ártica Long Term FIA.

Livro: O Investidor Inteligente, do autor Benjamin Graham.

“Publicado há mais de 70 anos, o livro traz princípios de investimento que resistiram ao teste do tempo. Sem exigir muito conhecimento técnico prévio, a leitura ajudará a construir uma excelente base para quem quiser começar a estudar sobre investimentos com seriedade” comenta Ivan.

11. Georgia Sanches, head de Business Development da LoopiPay

DeFi and the Future of Finance 1st Edition

“Quando eu entrei no mundo de web3, sendo uma profissional com background de e-commerce e pouco técnico, entendi que o primeiro passo seria estudar. Foi aí que eu conheci o Cam Harvey. Esse livro dele é super completo, vai desde a parte super conceitual de DeFi até explicações bem didáticas sobre a parte mais técnica como funcionalidade de uma blockchain, o que é um nounce etc. Gostei tanto do livro que acabei fazendo um curso na Duke University com esse professor canadense. Também indiquei dentro da LoopiPay e foi um sucesso, todo mundo adorou. Eu acredito que só exista em inglês, mas é ótimo. O curso dele é possível de fazer online de forma assíncrona e remota. Super recomendo”, afirma.

12. Daniel Gava, CEO da Rooftop

Livro: Vá Feliz!, dos autores Neder Izaac e Astromar Braga.

“Buscar grandes feitos profissionais, requer também manter o equilíbrio e realização pessoal. Ganhar saúde física, mental e meditar são igualmente importantes para a busca desses propósitos”, explica Gava.

13. Rodrigo Alencar, Partner & Community Manager da Revelo

Livro: Princípios de Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates,

Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, Ray está listado pela Time como uma das cem pessoas mais influentes de 2012.”Nessa obra, ele relata algumas das estratégias que utilizou para alcançar o sucesso em quarenta anos de mercado financeiro nos EUA. De modo geral, é um autor que admiro sua trajetória profissional e conquistas. Esses insights são muito valiosos em vários aspectos da vida. Ele tende muito para o profissional, mas acredito que hoje em dia pessoal e profissional estão muito ligados e algumas técnicas trazidas aqui podem ser utilizadas também no campo pessoal”, comenta Rodrigo.

14. Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk

Livro: O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar, com autoria do Disney Institute.

Título mais vendido na categoria de Atendimento ao Cliente pela Amazon, a obra nos leva aos bastidores da Disney, através da demonstração de suas melhores práticas e filosofias. “Durante a leitura, é possível entender os princípios do atendimento de qualidade e ver exemplos por meio de diferentes áreas da empresa, que é referência de como oferecer uma experiência incrível para os clientes. O livro mostra um resumo de como a inteligência, a paixão e a energia criativa conseguem ser os grandes diferenciais competitivos para as organizações”, explica Ricco.

15. Tiago Serrano, CEO da SoluCX

Livro: Vencendo com Propósito de Fred Reichheld,

“Quando Fred Reichheld, no início dos anos 2000, mostrou ao mercado o poder da métrica NPS, tudo mudou. Depois de quase 20 anos, o autor apresenta a mais importante atualização da métrica que revolucionou a forma como as empresas olham para a experiência dos clientes. “Vencendo com Propósito” é fundamental para quem deseja encantar seus clientes e ter uma empresa vencedora na era das experiências”, pontua Serrano.

16. Luciano Carvalho, CRMO da Provu

Livro: Organizações Exponenciais, de Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest.

“A transformação digital tem mudado radicalmente os processos e mercados tradicionais em que as organizações atuam, principalmente em mercados financeiros. Neste ambiente de forte influência de tecnologia surgem as organizações exponenciais, que têm seus diferenciais baseados em processos flexíveis, equipes autônomas, espírito inovador, experimentação e forte visão orientada à resiliência e à adaptabilidade. Consequentemente, são marcadas pela constituição de equipes sob demanda de cada trabalho e por experimentação. Indico este livro que mostra muito bem este contexto e que foi muito bem ilustrado por seus autores”, comenta Carvalho.

Fonte: Exame
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter