Fies 2023: inscrições começam nesta terça
Candidatos terão até sexta-feira (10) para se inscrever em até três opções de curso em instituições privadas. Lista de pré-selecionados será divulgada dia 14 de março.
Começa nesta terça-feira (7) o prazo de inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2023 do primeiro semestre. Os interessados terão até sexta-feira (10) para se inscrever em até três opções de curso em instituições de ensino privadas.
O Fies é o programa pelo qual o governo federal paga as mensalidades de estudantes de graduação em universidades privadas de ensino superior enquanto eles cursam a faculdade.
Para realizar a inscrição, o estudante deve acessar a aba do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar no link “Inscreva-se”. Para isso é necessário criar ou realizar login com a sua conta gov.br.
Para se inscrever, o candidato precisa:
- Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre as edições de 2010 a 2022;
- Ter tirado pontuação média nas cinco provas igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
- Não ter participado da edição como “treineiro”;
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
O resultado será divulgado no próximo dia 14 de março e poderá ser acessado no mesmo link em que o estudante fez a inscrição. Os candidatos contemplados terão entre os dias 15 e 17 deste mês para realizarem a complementação das informações dadas no momento da inscrição, juntamente à instituição de ensino em que foram selecionados.
Para isso, é importante estar atento aos prazos, reunir todos os documentos necessários e saber os locais e horários disponibilizados pela universidade para confirmar a vaga e realizar a matrícula.
Confira o cronograma:
- Inscrições: 7 a 10 de março
- Resultados (pré-selecionados): 14 de março
- Complementar inscrição: 15 a 17 de março
- Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).
O cronograma completo também pode ser acessado no Portal Único, que é a plataforma criada pelo Ministério da Educação (MEC) para os processos de ingresso no ensino superior por meio do Enem.
As parcelas do Fies começam a ser quitadas somente após a conclusão do curso de graduação. O financiamento estudantil pode variar de acordo com a renda familiar do estudante.