Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Governo lança app para estimular estudantes a escolherem curso técnico de acordo com o perfil de interesse

O SouTec, que já está disponível de forma gratuita, possui questões que avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou o aplicativo SouTec, que auxiliará estudantes na escolha do futuro profissional, com foco no ensino tecnológico e profissional. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em parceria com redes de ensino.

O aplicativo foi criado para auxiliar os estudantes e demais cidadãos na escolha de cursos técnicos.

Veja também: Qual a diferença entre Curso Técnico e tecnólogo?

O SouTec já pode ser baixado de forma gratuita nas lojas de aplicativos e auxiliará os estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio na escolha do futuro profissional. O app possui questões que avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho e, após a análise desses dados, apresenta um resumo e um relatório completo explicando qual é o perfil profissional do estudante.

Na ferramenta, ainda é possível personalizar as buscas utilizando critérios como a localização em que o curso é ofertado, de acordo com a distância do local informado pelo usuário. Durante o acesso, que pode ser realizado mesmo sem conexão com a internet, é possível “favoritar” as opções e as instituições prediletas.

Neste artigo você vai encontrar:

SouTec

O aplicativo foi criado para auxiliar os estudantes e demais cidadãos na escolha de cursos técnicos.

Ao realizar o teste no SouTec, o estudante responderá 72 questões que avaliam suas preferências. Não é necessário responder todas as perguntas de uma vez. O estudante pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o seu perfil profissional.

Teste vocacional

Além do SouTec que auxilia na escolha do curso técnico, você também pode fazer um teste vocacional para descobrir qual a graduação tem mais a sua cara!

Escolher a profissão pode ser o primeiro grande desafio que precisamos enfrentar na carreira. E para te ajudar nessa missão, o Pravaler disponibiliza um teste vocacional  para tornar essa escolha um pouquinho mais fácil, trazendo pra você as carreiras que mais combinam com a sua personalidade.

Fonte: site do Governo do Brasil
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter