Gabaritos do Encceja 2023 já estão disponíveis para consulta
Os gabaritos do Encceja foram publicados nesta sexta-feira, 8 de setembro, e estão organizados por área de conhecimento. O participante terá acesso aos seus resultados individuais no dia 22 de dezembro.
Os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também foi disponibilizado o gabarito dos participantes que usaram o recurso de ledor.
Para o ensino fundamental, os participantes realizaram as provas das seguintes áreas: ciências naturais; matemática; língua portuguesa; língua estrangeira moderna; artes; educação física; história e geografia. A temática da redação para esse nível de certificação foi “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas”.
Já no caso do ensino médio, os participantes foram avaliados em ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; bem como em ciências humanas e suas tecnologias. A redação teve como tema “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”. As provas do Encceja 2023 foram aplicadas no dia 27 de agosto, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Encceja
O Encceja foi criado no ano de 2002 e é uma prova de certificação para o ensino fundamental e ensino médio. Ela é aberta a brasileiros de ao menos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para ensino médio, que não tenham concluído seus estudos.
Mais do que um exame, o Encceja é uma oportunidade. Devido às suas exigências mínimas, ele se apresenta como uma solução democrática, pois facilita que mesmo aquele estudante sem condições para frequentar cursos regulares tenha como comprovar sua formação.
Além disso, o Encceja permite ainda que conhecimentos obtidos de maneira informal, como por meio de tradições familiares e convívio social, sejam usados para resolver as questões da prova. Para o estudante, isso permite que se sinta digno, além de abrir portas. Com o diploma, já é possível prestar concursos públicos para diferentes atividades profissionais, além de dar sequência nos estudos no ensino superior.
Fonte: Inep