Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
‘Enem dos concursos’ chega a 1,5 milhão de inscrições na semana final ‘Enem dos concursos’ chega a 1,5 milhão de inscrições na semana final

‘Enem dos concursos’ chega a 1,5 milhão de inscrições na semana final

Candidatos têm até sexta-feira (9) para se inscreverem e concorrerem a uma das 6.640 vagas disponíveis.

Na reta final das inscrições, o Concurso Público Nacional Unificado, apelidado carinhosamente de “Enem dos concursos“, alcançou a impressionante marca de 1,5 milhão de candidatos. Este número reflete o interesse massivo pelo concurso, que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, tornando-se um marco na história dos concursos públicos no país.

Inscrição no Concurso Unificado

Desde o início do período de inscrições, a adesão foi significativa, com um milhão de inscritos já na primeira semana. Atualmente, metade dos inscritos concluiu o processo com o pagamento da taxa de inscrição ou teve sua isenção confirmada, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Os interessados ainda têm chance de se inscrever até esta sexta-feira (9), sendo que o prazo para solicitação de isenção já se encerrou. As taxas foram definidas em R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para nível médio, estabelecendo um acesso democrático aos variados postos de trabalho.

Provas do Concurso Unificado

As provas estão agendadas para o dia 5 de maio, com aplicação prevista em 220 cidades pelo país.

O dia será dividido em dois turnos: pela manhã, os candidatos de nível superior enfrentarão 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma prova discursiva, enquanto os de nível médio terão 20 questões objetivas e uma redação. À tarde, as provas objetivas contam com 50 questões para o nível superior e 40 para o nível médio, testando os conhecimentos específicos dos participantes em diferentes áreas.

Vale ressaltar que para a maior parte das vagas de nível superior, não é preciso ter uma graduação específica, podendo ser qualquer tipo de graduação.

A expectativa é que os resultados finais sejam anunciados no dia 30 de julho, com a convocação dos aprovados para posse programada para o dia 5 de agosto.

Este concurso se destaca não apenas pela quantidade de inscritos, mas pela estrutura organizacional que promete avaliar de forma justa e eficaz as competências dos candidatos a servir o público brasileiro.

Fonte: UOL
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter