Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é e como funciona o crédito universitário? O que é e como funciona o crédito universitário?

O que é e como funciona o crédito universitário?

Além do vestibular, uma preocupação costuma ocupar a mente dos jovens estudantes brasileiros é como pagar as mensalidades da faculdade. A boa notícia é que existem algumas possibilidades de se conseguir crédito universitário – empréstimos estudantil solicitados ao governo ou em empresas privadas, que devem ser pagos no prazo estipulado.

Sem dúvidas, é um bom negócio para o estudante, que tem tempo para organizar as suas finanças e não precisa perder a oportunidade de fortalecer o currículo para aproveitar melhores vagas no mercado de trabalho. Mas quais são os tipos de créditos existentes para estudantes? Qual é a melhor opção? Contamos neste post. Confira!

O que é crédito universitário?

No momento das escolhas sobre o ensino superior, as decisões vão além do curso desejado e da cidade onde se pretende estudar. Outra questão muito importante que entra em jogo é o fato da universidade ser pública ou privada.

Muitos estudantes têm o desejo de cursar carreiras oferecidas por faculdades privadas, mas não têm condições de arcar com todas as despesas de mensalidade e material durante o curso. O crédito universitário entra exatamente aqui, para ajudar estes jovens a alcançar seus objetivos acadêmicos sem que o financeiro seja um empecilho.

Como funciona o crédito universitário?

Optando pelo crédito universitário, o estudante pode financiar o pagamento da faculdade em pelo menos o dobro do tempo normal, o que facilita muito a vida de quem ainda não tem condições de pagar a mensalidade inteira do curso de sua escolha. Deste modo não é preciso abandonar o curso, trancá-lo ou até mesmo adiar o seu início.

Além da possibilidade de parcelar as mensalidades em sua totalidade, existe também a chance de financiar uma parte do curso quando se tem bolsa de estudo ou desconto por parte da faculdade, basta verificar com a instituição de ensino as alternativas. Alunos já matriculados, ou veteranos, também podem se beneficiar do crédito estudantil.

Quem tem direito ao crédito universitário?

A depender do tipo de crédito universitário, qualquer estudante tem direito a solicitar. No caso do crédito estudantil oferecido por instituições financeiras privadas, qualquer aluno poderá ser elegível, desde que tenha um bom histórico de pagamento. Já no caso do crédito estudantil público, como o Fies, o aluno só poderá solicitar se tiver alcançado uma pontuação mínima no Enem. Veremos abaixo com mais detalhes.

Como escolher o melhor crédito universitário?

O primeiro passo é conhecer as opções de crédito universitário disponíveis no mercado e entender as regras que as diferenciam.

Crédito com o Fies

Vamos começar falando do programa desenvolvido pelo governo, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Embora as condições de pagamento e os juros costumem ser melhores do que algumas instituições privadas, existem duas exigências básicas para que o estudante possa contar com este empréstimo estudantil:

  • Pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem, sem ter zerado a redação;
  • Renda familiar bruta per capita mínima de até três salários mínimos;

Além disso, vale destacar que este programa só financia cursos presenciais. Mas se por algum motivo você não se enquadrar no Fies, existem possibilidades privadas de crédito universitário.

Crédito com bancos privados

Uma alternativa é checar o crédito universitário oferecido pelos bancos privados. Veja quais são as condições oferecidas por instituições como o Itaú e o Banco BV antes de tomar a decisão.

De forma geral, os bancos oferecem financiamento para pagar um semestre da faculdade e a dívida pode ser parcelada em 12 vezes. É muito importante que o estudante avalie as taxas e o vencimento das parcelas antes de contratar este tipo de serviço.

Crédito com o Pravaler

O Pravaler é o Crédito Universitário mais conhecido no país, ao qual milhares de universitários recorrem para realizar sua graduação ou pós-graduação com total confiança. As opções de financiamento são inúmeras, existindo uma que se encaixe melhor para cada acadêmico. Com essa facilidade, a única preocupação será decidir o quê e onde estudar!

Duas vantagens desta opção são as taxas de juros baixas e a possibilidade de conseguir crédito universitário para cursos a distância. Além disso, o Pravaler pode ser utilizado em conjunto com outros benefícios, como uma bolsa de estudos ou o próprio Fies.

Botão - Simule seu Financiamento Estudantil

Agora que você já conhece as principais modalidades de financiamento, é hora de comparar as taxas e condições de pagamento envolvidas em cada uma delas. Também é importante checar quais são as exigências de cada programa, para saber se você está apto a ter o seu crédito universitário aprovado. De forma geral, é preciso comprovar uma renda pré-determinada e não ter restrição de crédito no seu CPF.

Também é importante analisar os valores e as datas de vencimento das parcelas do seu financiamento. Assim, você garante que não terá dificuldades para realizar os pagamentos. Vale dizer que o crédito universitário também pode ser solicitado quando o curso já está em andamento, caso o estudante, por algum motivo, encontre dificuldade em pagar o próximo semestre.

Comparar taxas e condições de pagamento é um ponto essencial na hora de decidir qual é o melhor programa de crédito universitário para você!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter