Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é teste vocacional e por que fazer um? O que é teste vocacional e por que fazer um?

O que é teste vocacional e por que fazer um?

Quando começa a se aproximar a época de decidir em qual curso de graduação se inscrever no vestibular, muitos estudantes recorrem ao teste vocacional como uma forma de encontrarem os melhores caminhos de carreira e tomarem essa decisão tão importante que é a escolha da profissão.

O teste vocacional é uma ferramenta bastante utilizada que auxilia a entender mais a fundo sobre quem você é e quais profissões combinam mais com as suas características pessoais, de forma que esclareça em quais carreiras teria mais compatibilidade.

Se você tem interesse nesse assunto, continue com a gente e descubra muito mais!

O que é teste vocacional?

Por mais que seja algo relativamente conhecido, há quem tenha dúvida sobre o que é teste vocacional, como ele funciona e quais os seus objetivos. Esse questionário começa a aparecer na vida dos jovens estudantes principalmente na época do ensino médio, período em que é preciso começar a pensar mais seriamente nas graduações das faculdades e qual escolher.

O teste vocacional nada mais é do que uma ferramenta que tem como objetivo ajudar o aluno a descobrir qual é a sua vocação profissional, ou seja, o seu dom e quais são as possíveis áreas que podem ter mais a ver com os seus interesses, habilidades e com a sua personalidade.

Cada pessoa tem um conjunto de características e jeitos, além da vontade de estudar determinado assunto, que podem combinar mais com determinada profissão, já que cada área de trabalho exige certas competências para ser executada de forma correta e com bom desempenho. Assim, esse questionário é uma maneira de descobrir a sua orientação vocacional e cruzar as suas capacidades com o que as carreiras requerem.

O teste vocacional e a faculdade estão diretamente relacionados pelo fato de primeiro ser o que irá te levar ao segundo. Vamos explicar melhor: com os resultados disponibilizados ao final do questionário de orientação profissional, você poderá ter mais certezas sobre qual graduação e universidade se decidir.

Assim, há chances maiores de você ter sucesso e realização, tanto profissional quanto pessoal, ao longo da sua trajetória de carreira. O teste vocacional já ajudou milhares de pessoas a encontrarem profissões que realmente as encantam.

Para que serve o teste vocacional?

É comum surgirem dúvidas ao tomar a decisão definitiva de qual profissão seguir no futuro, visto que se trata de uma escolha que pode impactar em todo o restante da sua vida e que precisa ser a mais próxima do que você tem vontade de fazer profissionalmente possível. Dessa forma, usar instrumentos de autoconhecimento, como esse questionário e conversas com profissionais de Psicologia, podem ajudar.

Quem se pergunta “como saber a carreira que quero seguir”, pode contar com o teste vocacional para responder a essa questão fundamental. Podemos dizer que ele serve para apresentar quais são as carreiras mais recomendadas para você, com base nas suas respostas nas mais diversas questões presentes nesta ferramenta.

Veja também: 7 dicas para construir uma carreira profissional.

Ele também funciona como uma espécie de guia que poderá esclarecer quais são as suas qualidades e as suas inclinações para as tantas possibilidades de carreiras que existem atualmente. É importante lembrar que o teste vocacional sugere uma profissão, não sendo algo pela qual o estudante deve optar obrigatoriamente.

Como são feitos os testes vocacionais?

Esses questionários são feitos seguindo uma estrutura com diversas perguntas que são capazes de indicar as suas competências, os traços do seu perfil pessoal e profissional, quais são as atitudes tomadas em determinadas situações e entre outras características que, quando combinadas e comparadas, ficam mais parecidas com o que é exigido em certas carreiras.

Normalmente os testes são construídos por psicólogos, especialistas em carreira e autoconhecimento, assim como instituições focadas em orientação vocacional e profissional. Existe a possibilidade de serem feitas entrevistas individuais, proporcionando um resultado ainda mais preciso.

Eles podem ser estruturados a partir de um determinado número de questões de múltipla escolha, em que é preciso marcar a opção de resposta que mais tem relação com o que você pensa sobre a questão apresentada no enunciado ou que seria uma atitude tomada por você na situação descrita.

Ou ainda, os testes vocacionais podem ser feitos ao longo de um número de sessões com um psicólogo, sendo mais considerado, neste caso, como orientação vocacional. O jovem estudante que está em dúvida sobre qual carreira escolher para a sua primeira faculdade receberá ajuda de um especialista, e receberá indicações de qual profissão é mais recomendada com base no que foi conversado nas sessões.

O ideal é que ambos os modelos sejam combinados: o teste vocacional com as entrevistas psicológicas. Com isso, o resultado apresentado para você será ainda mais completo, detalhado e assertivo, de forma que ajude em diversas questões de toda a sua vida profissional e pessoal.

Veja no vídeo abaixo como funciona o teste vocacional e como escolher a graduação certa pra você:

Como fazer um teste vocacional?

Agora é a hora de entender com mais propriedade sobre como fazer um teste vocacional. Como dissemos anteriormente, hoje em dia estão disponíveis modelos distintos desses questionários e você pode escolher qual faz mais sentido para você, e qual atende às suas necessidades.

Para saber qual utilizar, é importante considerar quanto você pode investir financeiramente nesse serviço, visto que alguns são pagos e outros podem ser feitos de forma gratuita pela internet, e como quer que seja essa experiência, se mais ou menos detalhada e específica sobre as suas características de personalidade.

O melhor teste vocacional é aquele aplicado e interpretado por um psicológico, porque esse profissional é especialista em entender as pessoas, assim como conseguir fazer uma leitura mais assertiva de sua personalidade.
Nesse caso, costumam ocorrer algumas sessões entre psicólogo e paciente, no caso o estudante, a fim de irem conversando até chegar ao final do processo com um diagnóstico de personalidade e sugestões de quais profissões são mais adequadas.

Esse é um procedimento fundamental para quem deseja praticar o autoconhecimento e se conhecer melhor. Pois, ao final das sessões, você saberá não só apenas qual profissão é mais recomendada para o seu perfil, mas com uma série de reflexões sobre a sua personalidade como um todo.

No entanto, também estão disponíveis em variados sites da internet modelos de teste vocacional rápido, sendo questionários às vezes mais simples e diretos, mas que conseguem igualmente indicar as carreiras mais compatíveis com as respostas fornecidas por quem está fazendo o questionário, porém de forma mais superficial.

Eles são encontrados em diferentes sites da internet, desde aqueles das próprias universidades ou outros voltados para a área da educação. Normalmente não levam muitos minutos e apresentam uma primeira visão sobre a sua personalidade, o que é combinado com as características das profissões.

O Pravaler disponibiliza um teste vocacional para te ajudar a encontrar o curso que mais se adequa ao seu perfil. Aproveite!

CTA teste vocacional

Como saber a carreira que quero seguir?

Os estudantes que têm a dúvida de “como saber qual é a minha profissão” podem utilizar as ferramentas listadas abaixo como maneiras de descobrir qual carreira é mais indicada para o seu perfil. Entenda a diferença entre essas alternativas de teste vocacional a seguir.

Teste de aptidão

O teste de aptidão costuma apontar quais são as habilidades e competências da pessoa que o está respondendo, indicando principalmente os pontos fortes e fracos. Também podem ser vistas características a serem melhoradas e desenvolvidas. Ele costuma ser mais rápido e pontual, sem sessões de conversas com profissionais especializados nesse serviço.

Orientação vocacional

O processo de orientação vocacional é considerado como mais longo, aprofundado e explicativo sobre quem você é a partir de reflexões sobre a sua personalidade. Ele é realizado por psicólogos, os quais vão conversar com quem está em busca de orientação para descobrir os interesses, aptidões, preferências e as demais características que compõem a personalidade.

Orientação profissional

Já a orientação profissional é definida por ser após a orientação vocacional. Isto é, a vocacional ajuda o jovem estudante a encontrar uma possível profissão para ir em busca de sua formação, mas a orientação profissional atua de modo que auxilia quem já é formado e já trabalha em determinada área a descobrir como se preparar da melhor maneira para o trabalho que exerce.

Teste vocacional

O teste vocacional tem como característica principal ajudar a encontrar a profissão que está mais relacionada com o perfil pessoal, tendo como base as respostas dadas ao longo do questionário. Ele é mais voltado a encontrar a carreira em que o estudante terá mais sucesso devido à sua personalidade.

Além dos testes vocacionais disponibilizados pelas instituições de ensino e disponíveis na internet, você pode descobrir a profissão que mais te atrai lendo os nossos conteúdos aqui do blog. Afinal, temos muitos artigos sobre cada carreira e com informações ricas que com certeza vão te ajudar nessa grande escolha. Confira!

O que você achou de saber sobre o teste vocacional? Você já utilizou essa ferramenta alguma vez? Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o assunto. Continue acompanhando o nosso blog.

CTA Teste Vocacional

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter