Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Prouni Odontologia: qual a nota de corte e como se inscrever? Prouni Odontologia: qual a nota de corte e como se inscrever?

Prouni Odontologia: qual a nota de corte e como se inscrever?

Para se tornar um bom dentista são necessários muitos anos de estudo, dedicação e foco nas aulas. A primeira etapa, no entanto, é ingressar em uma boa faculdade que te dê a base ideal durante toda a graduação. Se esse é o seu sonho profissional, conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni para Odontologia pode ser uma boa solução para você se livrar das altas mensalidades.

Aqui, você vai ficar por dentro de tudo sobre a nota de corte de Odontologia do Prouni, como se inscrever no programa de acesso à educação em instituições de ensino privadas e muito mais. Continue lendo e descubra as informações desse assunto.

Sobre o Prouni

Fazendo parte das medidas implementadas pelo governo federal que têm como objetivo abrir caminhos para que os jovens de baixa renda estudem nas melhores universidades privadas, o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas de estudo para a primeira graduação e já ajudou milhares de estudantes brasileiros na conquista de seus respectivos diplomas universitários.

Para conseguir o apoio do Prouni, seja da bolsa integral (100%) ou da bolsa parcial (50%), é preciso estar dentro e de acordo de uma lista de critérios, de forma que não seja tão simples conseguir a vaga e receber o auxílio, mas também não é impossível.

Assim como para os demais cursos de ensino superior, a formação em Odontologia pelo Prouni exige que o estudante siga alguns requisitos de renda e de nota de corte na prova mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Olha só quais são estes critérios:

  • Além de ter participado da prova do Enem, o estudante deve ter tirado uma nota mínima, ou maior, de 450 pontos como média das avaliações de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. E não pode ter zerado a redação;
  • Em relação à renda familiar mensal, é necessário comprovar um valor de até um salário-mínimo e meio para aqueles que quiserem a bolsa integral, e de até três salários-mínimos por pessoa para a bolsa parcial;
  • Também é necessário ter cursado o ensino médio em uma escola pública ou que tenha sido bolsista na rede particular.

E aí, você se encaixa nessas regras? Confira todas as informações sobre quais são os demais requisitos para ganhar a bolsa do Prouni em nosso artigo.

Como funciona o Prouni para Odontologia

Fazer o curso de Odontologia em uma faculdade de alto nível pode ser algo inviável para milhares de brasileiros. Afinal, as mensalidades das instituições de ensino superior privadas não são baratas e podem pesar no orçamento de muitas famílias. E é aí em que o Prouni entra: como um benefício financeiro para que você não desista dos seus planos.

Ao entender como funciona o Prouni para Odontologia, você poderá ficar mais tranquilo em relação aos processos para conseguir a bolsa de estudos deste programa do governo federal. O começo de tudo é ter feito o Enem e ter tirado a nota que comentamos acima, igual ou maior de 450 pontos na média geral.

Em seguida, desde que você faça parte da renda familiar mensal para as duas modalidades de bolsa, é preciso ter ficado dentro da nota de corte do Prouni para Odontologia. Assim, será possível seguir com o processo de inscrição e concorrência do benefício.

Nota de corte para Odontologia

Reconhecida como a pontuação mínima a ser tirada, a nota de corte do Enem é o que vai dizer se o estudante ficou dentro dos candidatos escolhidos ou não. Ela funciona como se fosse uma régua para medir a concorrência: quem ficou acima, beleza, está dentro. Mas quem ficou abaixo, infelizmente não conseguiu a vaga no Prouni.

E é por isso que é tão importante acompanhar quais são as notas de corte dos cursos de Odontologia disponíveis e ficar de olho na sua pontuação. Elas podem mudar e variar de uma universidade para outra, assim como subirem ou diminuírem a cada ano.

Por exemplo, a mais alta nota de corte para Odontologia no Prouni é de 731.2, enquanto a menor pontuação necessária é de 450.4, segundo o portal Hora da Facul.

Vagas remanescentes de Odontologia

Sendo um dos cursos de graduação mais concorridos atualmente, pode acontecer de você não ser chamado de primeira, mas existem as vagas remanescentes para tentar alcançar esse auxílio financeiro mais uma vez. Após o encerramento do processo seletivo do Prouni, o programa abre as suas inscrições para quem não conseguiu a bolsa de estudos na chamada regular.

Isso acontece porque alguns estudantes que foram aprovados na primeira chamada podem não efetivar o seu benefício, criando novas vagas e espaço para quem estava em lista de espera do Prouni para Odontologia.

Essa etapa da seleção envolve as chamadas vagas remanescentes, de forma que para concorrer também é preciso passar por um novo processo seletivo. Um detalhe importante é que mesmo se o aluno ou a aluna já estiver inscrito na chamada regular, continua sendo necessário se inscrever outra vez, como se fosse do zero.

No caso das vagas remanescentes de Odontologia no Prouni os escolhidos permanecem sendo aqueles que tiveram as maiores notas no Enem. Para fazer parte dessa etapa, é muito importante ficar atento aos prazos tanto dessa nova seleção quanto da época de fazer matrícula nas faculdades.

Resultado do Prouni Odontologia

O momento tão esperado por milhares de estudantes que concorrem às bolsas de estudo é o de conferir o resultado do Prouni. Para saber se você passou ou não, o certo é acompanhar o site do programa, já que é onde os resultados são divulgados oficialmente.

Então, fique esperto com as datas de divulgação dos candidatos aprovados, os prazos para se inscrever e outras informações que são fundamentais nesta etapa final do processo seletivo do Prouni.

Faculdades privadas de Odontologia que aceitam Prouni

Não são todas as faculdades privadas do nosso Brasil que são aceitas no Prouni, visto que o Ministério da Educação (MEC) prioriza e seleciona as com melhores reputações, assim como se atendem certas características que indicam oferecerem uma educação de alto nível.

Dessa forma, o estudante que está concorrendo pela bolsa de estudos do programa deve ter total conhecimento de quais são as instituições de ensino superior privado de Odontologia que estão inscritas no Prouni. Para te ajudar, separamos algumas delas:

Como se inscrever para o Prouni Odontologia?

Se você estiver dentro dos critérios obrigatórios e a pontuação também estiver de acordo com a nota de corte de Odontologia do Prouni, você vai ver que fazer a sua inscrição no programa para este curso não é nem um pouco complicado.

Todas as etapas são feitas pela internet diretamente no site do Prouni e basta seguir um passo a passo de cadastro para validar que você está inscrito. Confira como se inscrever:

    1. Enquanto o período de inscrição estiver aberto, acesse o site do Prouni para informar o seu número de inscrição e a sua senha do Enem;

    2. Em seguida, informe um número de telefone e um endereço de e-mail;

    3. Continue preenchendo as informações que forem pedidas para completar o seu cadastro;

    4. Faça a sua seleção de faculdades de Odontologia, escolhendo o turno, se é bolsa integral ou parcial e outros dados do curso;

    5. Por fim, confirme a sua inscrição com o que mais for solicitado.

Seguindo esse passo a passo, você estará concorrendo a uma vaga em Odontologia pelo Prouni. E após um curto período de tempo, será possível saber se você conseguiu de acordo com a sua nota no Enem.

Financiamento estudantil para Odontologia no Pravaler

Caso não tenha dado certo ter uma bolsa de estudos com o Prouni, você não precisa abrir mão do seu desejo de cursar Odontologia em uma boa faculdade privada. Existem outros meios de estudar com bolsa de estudos ou descontos, como com o financiamento estudantil do Pravaler.

Com a gente, você pode fazer o seu contrato para ter o crédito estudantil que mais combina com o seu orçamento a cada semestre da universidade e na instituição de ensino superior que você escolher, desde que seja uma de nossas mais de 500 parceiras. Desse modo, os pagamentos não pesam no seu bolso e você começa a sua jornada em busca do diploma universitário.

E sabia que no Pravaler nem precisa ter feito o Enem? É tudo muito simples: você preenche um formulário com algumas informações básicas (como curso, turno, faculdade), faz a sua simulação do financiamento, encontra diferentes propostas e nos envia os documentos necessários para analisarmos o seu perfil.

Assim, você estuda a graduação que você quer sem pagar valores altos por isso, sem parcelas que se acumulam e com taxas menores. Do início ao fim é 100% online! Ficou interessado? Então, não deixe de saber mais sobre quem pode contratar o Pravaler e entenda direitinho como o nosso programa funciona. Estamos com você!

CTA Simulador Sisu

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter