Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba as diferenças entre Universidade, Faculdade e Centro Universitário Saiba as diferenças entre Universidade, Faculdade e Centro Universitário

Saiba as diferenças entre Universidade, Faculdade e Centro Universitário

Você já deve ter passado por diversas experiências envolvendo instituições conhecidas como Universidades, Faculdades e Centros Universitários, e com certeza já se perguntou qual é a diferença entre essas classificações.

Pensando em explicar essas diferenças, preparamos este artigo que traz detalhes sobre os diferentes espaços de ensino superior. Assim, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema e entender melhor qual instituição é mais indicada para os seus planos futuros.

Vem com a gente?

Principais diferenças entre Universidade, Faculdade e Centro Universitário

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996 e do decreto do Ministério da Educação (MEC) nº 5.773/06, três diferentes tipos de instituições de ensino superior são conhecidas no Brasil. São Universidade, Faculdade e Centro Universitário.

Em muitas situações cotidianas, textos e eventos, se observa que essas três classificações são consideradas sinônimos, e mesmo quem possui bastante experiência no campo pode acabar misturando os tipos de instituição.

Ainda que algumas características possam aproximar a Universidade, Faculdade e Centro Universitário, como o fato de todas essas instituições poderem oferecer cursos de graduação e pós-graduação, as atribuições de cada uma podem ser muito diferentes, além das metodologias de ensino.

Essas diferenças podem parecer simples ou sem qualquer importância, mas devem ter uma atenção especial para quem tem diferentes objetivos ao se matricular no ensino superior, como seguir na carreira da pesquisa ou embarcar no mercado de trabalho.

Continue a leitura deste artigo para informações mais detalhadas sobre os campos de atuação das instituições de ensino superior.

Universidade

Uma Universidade reconhecida como instituição de ensino que abarca os três pilares do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão. Por trabalhar com a ampla gama dos três projetos, as áreas de conhecimento abarcadas pelos cursos universitários é também muito ampla.

Como instituições já reconhecidas, as Universidades possuem autonomia para ofertar cursos nas ciências exatas, humanas e biológicas, além da atribuição de criar ou excluir cursos sem o aval do MEC.

Sendo assim, em termos técnicos, essas instituições são pluridisciplinares que tem por característica:

  1. Produção intelectual do ponto de vista científico e cultural, de acordo com as características regionais e nacionais;
  2. Pelo menos ⅓ do corpo docente com titulação de mestrado ou doutorado;
  3. Pelo menos ⅓ do corpo docente com dedicação integral.

Para que uma nova Universidade Federal seja criada, é necessária uma ação do poder executivo, por meio de um projeto que será encaminhado e votado pelo Congresso Nacional. Segundo esse rito, muitas novas instituições surgiram.

No caso de uma Universidade Privada, se trata de uma transformação de uma instituição de ensino superior já existente, abarcados dentro das próximas temáticas deste artigo. Vamos conferir?

Faculdade

O primeiro cadastro de uma instituição de ensino superior é como Faculdade. Nesse caso, instituições que geralmente evoluíram até chegar a esse patamar.

A principal diferença entre uma Faculdade e uma Universidade está na oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que geralmente é voltada para uma área específica. Ou seja, é comum observar uma faculdade de Letras, ou de Saúde, e não em diversas áreas do conhecimento.

As atividades de uma Faculdade são observadas e avaliadas sob o critério do funcionamento e do padrão de qualidade, para que estas instituições possam progredir com o tempo. Isso significa considerar que pode ou não ser um estágio de desenvolvimento.

Para o corpo docente, é necessário que os professores tenham no mínimo uma formação em pós-graduação. As Faculdades estão, ainda, sujeitas a autorização do MEC para criar um novo curso, sem qualquer autonomia em novos programas de ensino.

Centro Universitário

O Centro Universitário fica no meio do caminho entre uma Faculdade e uma Universidade, como um tipo de estágio necessário.

Essas instituições de ensino superior são pluricurriculares, e podem abranger uma ou mais áreas do conhecimento. Geralmente, um Centro Universitário é formado após uma história de qualidade de ensino, excelência e uma certa tradição em um ou mais cursos oferecidos por uma Faculdade.

Com um grau a mais de autonomia, esses espaços de ensino superior podem credenciar, criar, extinguir, organizar cursos e programas de ensino superior, com uma autonomia similar a das Universidades.

Como um Centro Universitário se torna Universidade?

A transformação de um Centro Universitário em Universidade passa pelo investimento em programas que superam o foco da educação, abraçando também os projetos de pesquisa e extensão.

Além de cursos e aulas, a instituição de ensino superior deve realizar investigações científicas e criar projetos que se conectem com a comunidade local, na prestação de serviços e atividades dentro do contexto regional.

Outras regras são necessárias para essa validação:

  1. Oferecer pelo menos 60% dos cursos de graduação reconhecidos pelo MEC;
  2. Criar pelo menos quatro programas de mestrado;
  3. Criar pelo pelos dois programas de doutorado.

Essas transições são contínuas durante alguns anos, a depender dos investimentos e dos processos burocráticos de reconhecimento pelo MEC, que avalia questões qualitativas em suas avaliações.

O que muda de Faculdade para Universidade?

Como já expomos acima, a expansão de Faculdade para Universidade traz diversos benefícios para o corpo docente e para os alunos.

A transição transforma as Faculdades em grandes centros especializados, com autonomia para decidir currículos e realizar pesquisas que podem impactar em escala regional, nacional ou global.

Além disso, a trajetória de se tornar uma Universidade traz mais investimentos que podem se concretizar em estruturas físicas e digitais, num movimento que favorece o aumento da qualidade do ensino oferecido a todos os alunos, com mais condições de contratar docentes qualificados.

Por fim, esse processo é benéfico para as comunidades locais, que se beneficiam dos serviços oferecidos pelas Universidades e também tem a oportunidade de contribuir para a construção do conhecimento que é feita nesses espaços, num processo de ganhos.

E você? Já sabia tudo sobre as diferenças entre Universidade, Faculdade e Centro Universitário? Não deixe de compartilhar esse artigo para todos que precisam entender essas e outras diferenças junto com você!

Se você está pensando em ingressar em uma dessas instituições, não deixe de financiar seus estudos num programa que tem juros mais baixos Pravaler! Confira nossas opções de financiamento.

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter