Quais as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura?

Diferenca Entre Bacharelado E Licenciatura

Por PRAVALER

Quais as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura?

Entenda as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura e faça a escolha certa para a sua carreira

Você sabia que existem tipos de graduações diferentes para um mesmo curso? Uma pessoa que faz determinada faculdade pode ter outro direcionamento em relação a alguém que estudou na mesma instituição e frequentou o mesmo espaço. Estamos falando dos graus de bacharelado e licenciatura.

É preciso conhecer as principais diferenças entre essas modalidades de modo que, ao escolher o curso, você saiba o que ele pode trazer como benefícios reais para o seu futuro.

Ficou interessado? Então acompanhe o artigo e entenda o que significam bacharelado e licenciatura e quais são as principais diferenças entre eles.

Quais são as diferenças

Primeiro é preciso deixar claro que Bacharelado e Licenciatura são tipos de graduação. E a diferença entre eles está na formação do aluno e posterior atuação enquanto profissional.

Enquanto o bacharel desenvolve competências para atuar de maneira ampla no mercado de trabalho, considerando suas demandas e atualizações, o licenciado é alguém que se qualifica para ensinar, ou seja, ele estuda para se tornar professor e lecionar tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

Na prática, o enquanto o licenciado estuda para dar aulas, o bacharel visa uma formação mais ampla, considerando as exigências do mercado de trabalho.

Como se dão as diferenças

Os cursos de bacharelado e licenciatura apresentam a mesma base curricular. Entretanto, dependendo da faculdade, ela pode dar ao aluno a possibilidade de escolher entre as duas opções ou não. As instituições já definem isso logo no vestibular, ou seja, assim que se inscreve no curso, o aluno tem que escolher se quer o grau de bacharelado ou de licenciatura ou ainda se vai fazer os dois tipos de graduação.

Havendo a separação, o aluno começa o curso seguindo uma base comum entre Bacharelado e Licenciatura e em determinado momento direciona seus estudos de acordo com o que foi escolhido.

Qual é o mercado para o bacharel

O bacharel tem mercado em diferentes áreas. Médicos e engenheiros, por exemplo, conseguem atuar somente com o grau de bacharel.

No caso de uma pessoa que cursou Administração de Empresas como bacharel, ela pode abrir seu próprio negócio, atuar em empresas particulares, públicas ou no terceiro setor, entre outras atividades.

Em comparação com o licenciado, as opções para o bacharel são maiores, mas é importante que o estudante saiba que, havendo o interesse em dar aulas, ele não estará apto, pois não terá cursado as disciplinas exigidas.

De uma maneira geral, o bacharelado é a solução ideal para quem tem o foco no mercado de trabalho e nas oportunidades que ele oferece para a sua área.

Qual é o mercado para o licenciado

A sala de aula é o campo de trabalho de quem fez licenciatura em Pedagogia. Vale lembrar que a demanda para a educação é grande e sempre haverá espaço para quem quer ensinar. Ainda que existam problemas em relação à valorização do professor, existe um consenso de que o progresso do país depende da educação, o que faz com que essa atividade tenha um potencial enorme.

É possível dar aulas em escolas públicas, privadas e ONGs. Além disso, a graduação é somente o primeiro passo para uma formação mais qualificada. Indo além dela, fazendo o mestrado e o doutorado, o aluno se torna apto a dar aulas também no ensino superior, o que garante a ele maiores salários e um aprofundamento maior nos temas das aulas.

Tipos de diploma de Bacharelado e Licenciatura

Muito se pergunta se há diferença em termos de reconhecimento entre o bacharel e o licenciado. Na prática, não há. Tanto o bacharelado quanto a licenciatura são reconhecidos como tipos de graduação, sendo assim, eles conferem o diploma de nível superior aos formados.

Os cursos precisam ser reconhecidos pelo MEC para serem validados. Algo que vale também para os cursos a distância.
Conheça os cursos bacharelado e licenciatura que você pode financiar com o PRAVALER.

Enfim, tanto o bacharelado quanto a licenciatura são alternativas interessantes em termos de graduação. O ideal é que você considere aquilo que pretende fazer enquanto profissional da sua área. Fazendo a escolha certa, aquela que melhor se enquadra no seu perfil, tudo fica mais fácil e os resultados aparecem com naturalidade.

Agora que sabe diferenciar Bacharelado e Licenciatura, saiba mais sobre oportunidades para a sua graduação. Confira “Novo FIES juro zero: tem para todos?”

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.