Quais os tipos de bolsas de estudos? Como conseguir?


Saiba quais os tipos de bolsas de estudo e como conseguir

A concorrência para entrar em um curso de graduação é grande e ainda maior nas universidades públicas. Afinal, são poucas as pessoas que têm condições de arcar com uma mensalidade de um curso de graduação. Você não passou em um vestibular para entrar em uma universidade estadual ou federal? Não desanime, pois há outras formas de conseguir bolsas de estudos e concluir o sonhado curso universitário.

Além das bolsas de estudos, é interessante consultar algum programa de financiamento como o FIES ou o Financiamento Estudantil Privado, acesse o PRAVALER para comparar os meios de entrar na universidade dos seus sonhos.

Conheça os tipos de bolsa de estudo

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Mantido pelo Governo Federal, o ProUni pode oferecer bolsa total ou parcial, dependendo da renda familiar do interessado. Os que possuem renda de até um salário mínimo e meio conseguem bolsa de estudo integral nas universidades particulares. Já os que recebem mais do que um salário mínimo e meio por pessoa da família e recebem no máximo três salários de renda familiar conseguem bolsa de estudo parcial.

Para participar da seleção feita pelo Ministério da Educação (MEC), é necessário fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso sobrem vagas de bolsas de estudos, as próprias universidades podem fazer a seleção.

Além disso, há notas mínimas conquistadas no Enem para que a inscrição possa ser feita. No ProUni 2/2015, por exemplo, é preciso ter participado do Enem 2014 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de ter obtido nota acima de zero na redação.

Programa de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies oferece bolsas de estudos de graduação para quem está matriculado em uma instituição particular e não consegue mais pagar as mensalidades. A instituição tem que ter cadastro no programa e ser bem avaliada pelo MEC.

Para facilitar a vida dos que estudam pelo ProUni e só têm bolsa parcial, é possível conseguir bolsas de estudos também pelo Fies, para ajudar a completar o valor da mensalidade. Até o processo seletivo do segundo semestre de 2014, o ProUni já atendeu mais de 1,4 milhão de estudantes. Desses, 70% com bolsa de estudo integral.

Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Há bolsas de estudos também na qual o estudante trabalha dentro da própria universidade, como em bibliotecas ou secretarias, em horários que permitam que ele estude. Outras bolsas dadas pelo CNPq são para trabalhar com pesquisa científica. A CAPES também oferece algumas bolsas para o desenvolvimento científico, porém só podem ser pleiteadas por pós-graduandos.

Bolsas de estudo diversificadas nas universidades particulares

As próprias instituições têm seus sistemas de bolsa de estudo. Algumas oferecem bolsa para pessoas vindas de instituições parceiras, outras fazem uma prova e dão bolsas de estudos para os melhores alunos, entre outros. Se você tiver interesse em participar, deve se informar na instituição pretendida, para ver quais são as regras do processo seletivo.

Algumas possuem um sistema de financiamento próprio, que pode ser uma boa opção para quem não conseguiu nenhuma das oportunidades anteriores.

Viu quanta informação legal e quantas oportunidades diferentes? Então, compartilhe com seusamigos nas redes sociais!

Interessado em saber mais sobre o FIES e o PRAVALER? Assista o vídeo abaixo para tirar suas dúvidas:

Compartilhar
Categoria: Bolsa de estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.