Universidade Fesam Universidade Fesam

Saiba mais sobre o curso de Educação Física

Organizar e supervisionar programas de exercícios físicos. Preparar atletas de diversas modalidades esportivas. Exercer a docência em escolas e universidades ou ser o profissional responsável por academias e ginásios. Existem muitas opções para o profissional egresso do curso de Educação Física.

A formação no curso de Educação Física é um requisito indispensável para atender a uma procura cada maior de pessoas preocupadas com o condicionamento físico e a saúde do corpo. O mercado de trabalho para um formado é promissor, ainda mais com o crescimento constante no número de academias no Brasil – um país que dá grande importância ao condicionamento físico.

Como a amplitude na escolha de carreira é grande, os salários não seguem um padrão. Mas é fato que os profissionais em grandes centros ou atuando em nichos de mercado têm mais alternativas. Da mesma forma, cada vez mais se abrem leques de opções para o empreendedorismo, desde o trabalho como personal trainer até diferentes prestações de serviços, para quem se forma em Educação Física.

Oportunidades
Promover a saúde e aumentar os limites da capacidade física, por meio da prática de atividades do corpo, são necessidades incontestáveis. Um bacharel ou licenciado no curso de Educação Física planeja supervisiona e coordena programas de atividades físicas, esportivas e recreativas. Depois de formado, pode optar ainda pelo trabalho com a reabilitação da saúde em diversas faixas etárias ou mesmo para grupos com necessidades especiais.

Ao evoluir na carreira, um profissional formado no curso de Educação Física pode se tornar docente no Ensino Superior ou assumir cargos importantes de gestão e treinamento de equipes. Tornando-se um empresário, há ainda outras formas de criar modelos nos quais a atividade física seja o cerne.

Curso
O curso de Educação Física abrange uma grande quantidade de disciplinas e atividades relacionadas à área de Ciências Biológicas. São matérias como Anatomia, Fisiologia e Ortopedia. Além de outras disciplinas específicas da área, o aluno também sai preparado para a gestão ao estudar Administração, Economia e Estatística, entre outras.

A partir do terceiro ano da faculdade, o aluno do curso de licenciatura em Educação Física tem disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como Psciologia da Educacão e Práticas Pedagógicas. Também é preciso concluir um estágio obrigatório, bem como – em alguns casos – desenvolver uma monografia de conclusão de curso.

A duração média do curso de Educação Física é de quatro anos, para bacharelado, e de três a quatro anos no caso da licencitura. Na primeira, o futuro profissional se qualifica para intervir acadêmica e profissionalmente sobre as diferentes manifestações da cultura corporal na realidade social, em diversos campos de atuação. Com isso, oportuniza as atividades físicas, recreativas e esportivas.

Já o licenciado no curso de Educação Física qualifica-se para a docência, apreendendo e se apropriando da expressão e do conhecimento da cultura corporal de movimento na escola. Assim, contribui para o alcance das finalidades educacionais para a formação humana, visando saúde, bem estar e qualidade de vida.

Curiosidades
Ao contrário do que costuma ser consenso popular, não é preciso ter tido um histórico de atleta ou de práticas esportivas para entrar no curso de Educação Física. É importante, claro, o gosto pelas atividades corporais, mas não é preciso ser expert em qualquer modalidade. Lidar com o público talvez seja o componente mais importante, pois o formado no curso de Educação Física precisa estar em contato constante com pessoas.

Oportunidades
Escolas, academias, acampamentos, clubes, centros esportivos, clínicas, hospitais e instituições para públicos específicos, como gestantes, idosos, deficientes físicos, entre outros. Todos estes são locais onde a presença de um educador físico se faz necessária. Também em instituições como circos, projetos comunitários, hotéis e condomínios há muitas oportunidades para o profissional.

Descubra qual faculdade e os valores das mensalidades do curso de Educação Física. Clique aqui!

Categoria: Cursos