Saiba tudo sobre o Curso de Administração

Por useradmin

Saiba tudo sobre o Curso de Administração

Conheça tudo sobre o curso de administração e as oportunidades de carreira que um profissional desta área encontrará no mercado de trabalho

O curso de Administração é sempre muito procurado nos vestibulares de todo o país. O principal motivo para isso é a busca constante das empresas por bons profissionais desta área.

É um cargo estratégico para as organizações, responsável por questões gerenciais, lançamento de novos produtos no mercado, liderança de equipes, além de outras atividades.

Para capacitar um profissional com responsabilidades tão diversificadas, o curso de Administração oferece uma formação que combina conteúdos das áreas de Humanas e Exatas.

Portanto, quem pensa em ingressar nessa graduação precisa se interessar por disciplinas como Matemática, Economia e Direito.

Se você se interessou em prestar vestibular para o curso de Administração, nesse artigo nós falamos sobre o que esperar da faculdade, das atividades profissionais e do mercado de trabalho. Confira!

Conheça o curso de Administração

Existem diferentes formações para o curso de Administração, oferecidas pelas instituições de ensino:

  • Bacharelado: é a principal e mais completa, com duração média de quatro anos.O curso oferece uma grade de disciplinas bem generalista, podendo o profissional se especializar, posteriormente, em diferentes áreas. Para se formar, o aluno deve entregar um Trabalho de Conclusão de Curso sobre algum tema relevante;
  • Tecnólogo: possui duração média de dois anos e meio, sendo um curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é preparar o aluno para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Por isso, os currículos têm maior concentração de disciplinas práticas e técnicas;
  • Curso Técnico: esta formação é de nível médio, possuindo duração aproximada de dois anos. Seu objetivo é preparar o aluno para trabalhar em atividades mais operacionais na rotina diária de uma empresa. Será um profissional de apoio em áreas como Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing e Finanças.

Habilidades desenvolvidas no curso de Administração

Independente da formação, o administrador deve possuir algumas habilidades, essenciais para se tornar um bom profissional. Vamos ver quais são elas.

Comunicação

Uma das principais matérias da grade curricular do curso de Administração é a Comunicação. Durante essa disciplina, o aluno irá desenvolver a habilidade da comunicação verbal e escrita.

Essa habilidade é essencial, pois, grande parte dos problemas dentro de uma corporação iniciam por falhas de comunicação ou má interpretação do que foi falado.

Liderança

Outra competência desenvolvida na faculdade de Administração é a capacidade de liderança, ou seja, a habilidade de motivar e influenciar os membros da sua equipe a colaborar, de forma voluntária, com os objetivos do grupo ou da empresa.

É importante saber que ser um líder é diferente de ser um chefe. Enquanto um chefe impõe suas ordens, um líder conduz a sua equipe em direção às metas da empresa.

Durante o curso de Administração, o aluno será apresentado a vários perfis de liderança e a métodos de motivação. Depois, basta escolher o que for mais compatível com a sua personalidade e colocá-lo em prática!

Visão de negócio

Essa é outra das principais competências desenvolvidas durante o curso de Administração, possibilitando ao aluno enxergar todas as áreas da empresa como um todo, analisar causas e efeitos do que ocorre dentro da organização e, principalmente, saber como usar essas informações para fazer com que a sua empresa se destaque no mercado.

Essa capacidade de analisar cenários e prever resultados ajudarão o profissional a tomar decisões bem embasadas para o negócio, bem como a lidar com imprevistos.

Organização

A capacidade de organização para os administradores de empresas abrange diversas coisas como saber planejar as suas atividades e as de seus colaboradores de modo a otimizar a produtividade, organizar os processos da empresa para evitar desperdícios e desenvolver um plano de ações para a empresa.

O desenvolvimento desta habilidade é um dos focos principais durante a grade curricular.

As atividades de um administrador

O administrador é o profissional responsável por tornar o negócio lucrativo. Por isso, sua formação generalista o torna um profissional versátil e com um leque de atividades muito amplo.

Assim, ele consegue gerenciar diferentes setores como Marketing, Produção, Serviços, Recursos Humanos e Finanças. De modo geral, as atividades administrativas executadas no dia a dia desse profissional podem ser classificadas em 3 níveis:

Nível estratégico

É quando o administrador atua diretamente na gestão da empresa, sendo um dos executivos responsáveis pelo direcionamento da organização.

Ele atuará no planejamento estratégico, definindo as ações de médio e longo prazo, como desenvolver um novo produto, enfrentar a concorrência, expandir a empresa para outros mercados e abrir filiais.

Nível tático

Aqui o administrador atua a nível gerencial ou departamental, colocando em prática o planejamento da diretoria.

É responsável pelo alcance das metas do seu setor, bem como pela gerência dos colaboradores envolvidos.

Nível operacional

É o nível das ações de curto prazo, englobando a execução das tarefas anteriormente planejadas.

Nesse nível, tudo é colocado em prática, com os administradores atuando nas funções de controle das tarefas e liderança dos colaboradores.

Mercado de Trabalho: 8 oportunidades de carreira

A rotina do profissional, depois de formado no curso de Administração, envolve estatísticas, números, planejamentos e relacionamentos.

Além disso, também exige a constante atualização sobre tendências de mercado, situação da concorrência, legislações relacionadas ao setor, público alvo, economia nacional e mundial, além de muitos outros assuntos que fazem parte do mundo da administração.

Devido a esta versatilidade, o administrador pode atuar em diversos segmentos de empresas privadas, públicas ou em organizações não governamentais (ONGs). Confira as oportunidades de carreira que o curso de administração oferece.

  1. Administração de Empresas

O profissional fica responsável por coordenar todos os aspectos de uma empresa em específico, desde a folha organizacional dos funcionários até como se dá o desenvolvimento das mais diversas estratégias de mercado para a companhia.

  1. Administração Financeira

Outra carreira muito comum entre os profissionais formados no curso de Administração ocorre no setor financeiro. Nesse campo, o profissional cuida das mais diversas atividades monetárias de um estabelecimento, como lucros, fluxo de caixa e capital de giro.

  1. Administração de Recursos Humanos

Um dos setores que mais abarca e emprega profissionais oriundos do curso de Administração. Nele, o profissional cuidará de todas as questões que envolvem a relação do funcionário com a empresa, como a realização de entrevistas, contratações, desenvolvimento de planos de salários e carreiras, além de sessões de treinamento.

  1. Empreendedorismo

O administrador sai da faculdade com conhecimento suficiente para gerir o próprio negócio. Nesta área, ele criará e dirigirá o negócio como um todo, identificando as oportunidades de tornar sua empresa rentável.

  1. Auditoria

Nesse campo, o profissional de Administração será responsável por acompanhar as mais diversas análises e exames nos mais diferentes tipos de documentos e informações que existem num determinado setor de uma empresa.

  1. Gestão Ambiental

Quem se forma em Administração, mas gosta de questões ambientais, pode escolher essa carreira. O maior desafio dessa profissão é a luta pela preservação de todas as formas de vida no meio ambiente.

Para isso, você deverá executar e desenvolver projetos relacionados à área e estudar as leis e particularidades desse campo.

  1. Gestão de Qualidade

O administrador que optar por seguir carreira em Gestão de Qualidade precisa lidar com os mais diversos processos industriais relacionados à venda e compra de serviços variados.

Além de otimizar processos produtivos e de administração, esse profissional também deve estar sempre atento ao bem-estar dos funcionários.

  1. Administração Esportiva

Uma carreira indicada para quem é apaixonado por esportes. O profissional atua em todos os setores de times e equipes, além de definir políticas especiais e variadas para a modalidade em questão.

Concluindo, o curso de Administração forma profissionais que encontrarão um mercado de trabalho bem amplo e promissor. É um profissional solicitado por empresas de diversos portes e de diferentes setores da economia, principalmente, em momentos de crise.

Em quais faculdades você pode cursar Administração de Empresa:

Administração de empresas é o curso de graduação com o maior número de faculdades que o oferecem . Aqui no PRAVALER você além de encontrar as melhores instituições de ensino para realizar seu sonho de ter um diploma, você ainda conta com uma linha de crédito facilitada e sem burocracia.

Confira uma lista de faculdades que oferecem o curso de administração autorizados pelo MEC:

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.